importancia-tecnologia-educacao-distancia

Importância da tecnologia na educação a distância: reflexões sobre a EAD do presente e do futuro

Entender a importância da tecnologia na educação a distância tornou-se imperativo para professores e tutores. Isso porque, ao longo dos anos, a EAD foi crescendo e ganhando espaço, até se tornar a alternativa de ensino que possibilitou ao mundo driblar uma crise de saúde de grandes proporções, como a recente pandemia do novo coronavírus. 

Diante de fatos como estes, o apoio a modalidades de ensino a distância, baseadas em tecnologias, vem se popularizando nas escolas entre os professores.

Para você ter uma ideia, em 2019, 39% dos professores indicaram que apoiavam o aumento do uso de tecnologia na educação, em comparação com 29% em 2017. Imagine o quão maiores serão estes índices ao longo dos anos? 

Neste artigo, vamos debater e refletir sobre 9 questões que atestam a importância da tecnologia na educação a distância. Além disso, vamos pontuar 3 desafios que precisam ser superados para que o modelo se consolide como uma opção para cursos livres, graduações, pós-graduações e até mesmo o ensino escolar. 

Importância da tecnologia na educação a distância: 9 aspectos para refletir

1. O novo perfil do estudante

É inegável que estamos diante de uma população muito mais conectada e disposta a utilizar a tecnologia como aliada do aprendizado. 

De acordo com o IBGE, o Brasil ultrapassou a marca de 134 milhões de usuários de internet. Isso significa que três em cada quatro brasileiros acessam a rede mundial de dados e consomem informações de diferentes fontes. 

Outro dado interessante sobre o novo perfil do estudante é sua predisposição natural a buscar conteúdos e formas de aprender na rede. De acordo com a pesquisa Video Viewers, do Think with Google, o principal motivo pelo qual internautas acessam o YouTube é para aprender coisas novas (9 em cada 10 usuários da plataforma a utilizam para estudar). 

Entende como o perfil do estudante contribui para uma conscientização maior sobre a importância da tecnologia na educação a distância? 

2. Tecnologia como parte da rotina de professores e tutores

Além disso, um movimento interessante e digno de nota começou a se fortalecer por parte dos professores e tutores. 

Tutores EAD já entendem e usufruem da importância da tecnologia para a EAD. Entretanto, para professores do ensino presencial, a novidade precisou de tempo para ser incorporada. 

Entretanto, os resultados dessa assimilação já podem ser percebidos. De acordo com a pesquisa TIC Educação, de 2019, publicada pela EBC Brasil, 92% dos professores de escolas públicas e 86% de escolas particulares buscam, por conta própria, se informar sobre novos recursos que podem usar no ensino e sobre inovações tecnológicas.

A incorporação de tecnologias à sala de aula é um passo notável rumo a um desenho de ensino mais flexível, pautado em modalidades como o b-learning e o ensino híbrido, que ajudam a entender a importância da tecnologia na educação a distância sem deixar de lado os valores do ensino presencial. 

3. Autonomia no aprendizado

Além de evidenciar mudanças no comportamento dos tutores e alunos, avaliar a importância da tecnologia na educação a distância também passa por um senso de autonomia. Afinal, recursos digitais e tecnológicos contribuem em grande escala para um ensino mais autônomo e individual. 

E isso traz benefícios ao aluno EAD, que em razão de seu perfil natural, deseja aprender em seu próprio ritmo, utilizando recursos multimídia para fortalecer o percurso educacional e demandando do tutor apenas dúvidas e direcionamentos pontuais. 

4. Fim das limitações da sala de aula 


Embora seja o modelo de educação com o qual a maioria dos brasileiros se formou, o ensino presencial oferece algumas limitações. Em especial, falamos sobre a dificuldade de personalizar a tutoria, atendendo a necessidades individuais. 

Conhecendo a importância da tecnologia na educação a distância, este é um dos desafios superados. Com o apoio de ferramentas de interação na EAD, tutores atendem dúvidas e questionamentos de forma individual, e conseguem acompanhar o aproveitamento dos alunos de acordo com suas características e níveis de disponibilidade. 

5. Melhor relacionamento entre tutores e alunos 

Por falar em ferramentas de interação… a melhora no relacionamento entre tutores e alunos é mais uma evidência da importância da tecnologia na educação a distância. 

Afinal, recursos digitais e tecnológicos, tais como redes sociais, e-mail, fóruns de discussão e chats quebram barreiras muitas vezes impostas pela tradicional hierarquia do ensino presencial e contribuem para a aproximação entre atores. 

6. Processo de avaliação dinamizado 

Aplicar testes avaliações online é o caminho do futuro, especialmente em razão de suas (muitas) vantagens. Além de permitir ver as pontuações dos testes em tempo real, os professores podem rastrear e compreender melhor o entendimento dos alunos sobre o assunto, criando relatórios completos sobre o aproveitamento das turmas. 

7. Mais recursos disponíveis 

Quando falamos da importância da tecnologia na educação a distância, não podemos deixar de mencionar os benefícios de utilizar vários tipos de conteúdos digitais na rotina de aprendizado. 

Além de dinamizar a rotina, ter mais recursos educacionais ajuda a democratizar o acesso à informação. Pense, por exemplo, em um aluno EAD que trabalha durante todo o dia. 

Possivelmente, este aluno não terá tempo nem disposição para ler longos materiais didáticos. Se o microlearning for um dos recursos educacionais utilizados, este aluno pode consumir conteúdo diretamente em seu smartphone, em formato de pílulas curtas e diretas. 

8. Mais engajamento 


Estudantes das gerações Y e Z são considerados aprendizes e nativos em tecnologia. Eles aprendem melhor sendo mais interativos, e a tecnologia é o que os ajuda a fazer isso. No ensino convencional, os alunos muitas vezes lutam para permanecer na tarefa ou manter a atenção no conteúdo. 

Com recursos de tecnologia e educação a distância, fica mais fácil manter o foco e aprender mais rápido.

Antes de seguir em frente, recomendamos este webinar sobre “Educação, tecnologia e afeto: interagindo com a geração Z”, que traz desafios e oportunidades relacionados ao tema.

9. Tecnologia ajudou a consolidar a EAD como solução para tempos de crise 

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da tecnologia na educação a distância em situações de crise, como a pandemia da covid-19, vivida em escala global desde março de 2020. 

Com o suporte da tecnologia, escolas de todo o mundo puderam manter suas rotinas de ensino na modalidade EAD. 

Apesar disso, a necessidade de adoção da educação a distância em caráter emergencial abriu os olhos de todos os profissionais do setor para alguns desafios que ainda precisam ser superados. 

Por isso, falaremos brevemente sobre eles no próximo tópico. 

Desafios a superar para os próximos anos

Entender a importância da tecnologia na EAD nos leva a abrir os olhos para alguns desafios que precisam ser superados nos próximos anos. 

Dessa forma, será possível alcançar níveis mais altos de inclusão social na educação, garantindo que a modalidade se consolide cada vez mais como uma tendência para o futuro. 

  • Democratização do acesso à internet (no Brasil, quase 40% dos estudantes de escolas públicas não têm computadores ou tablets em casa); 
  • Continuidade dos esforços por interfaces com usabilidade cada vez melhor;
  • Estímulos à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias e recursos, como plataformas LMS mais completas e didáticas. 

Ao entender a importância da tecnologia na educação a distância, você terá tudo o que precisa para acompanhar de perto futuro do processo de aprendizagem. Lembre-se de que ele deve estar sempre pautado na autonomia, no aperfeiçoamento contínuo e no uso de ferramentas digitais para maior aproveitamento. 

Que tal conhecer uma solução tecnológica essencial para o bom funcionamento da EAD? Estamos falando da plataforma LMS da EAD Plataforma!

Preencha o formulário e conheça todas as funcionalidades desenvolvidas cuidadosamente para atender necessidades de tutores e alunos. O período de teste é gratuito e tem duração de 7 dias! 

Fabio Godoy