qual-perfil-aluno-ead

Qual o perfil do aluno EAD? Conheça suas 5 principais características

Já não é novidade que a EAD no Brasil não para de crescer. Para captar novos alunos e produzir conteúdos adequados às necessidades do seu público-alvo, é preciso saber qual o perfil do aluno EAD.  

Isso porque, de acordo com o último Censo Abed, são mais de 9.374.647 alunos matriculados na EAD no Brasil. O que será que todos eles têm em comum? Afinal, qual é o perfil do aluno EAD?

Para descobrir a resposta dessas perguntas, continue a leitura! 

Qual o perfil do aluno EAD?

Em geral, é comum associarmos a educação a distância a adultos em idade profissional. Isso porque, inicialmente, a modalidade despontou como opção para aqueles que precisavam conciliar trabalho e estudos. 

A afirmação não deixa de ser verdadeira, afinal, de acordo com o Censo Abed, 39,3% dos alunos matriculados em cursos totalmente a distância têm idades entre 26 e 30 anos, e 37%, entre 31 e 40 anos

Porém, uma tendência que vem se confirmando é a do EAD como ferramenta de inclusão social na educação: já há parcelas da população menor de 20 anos e maior de 41 que se tornaram adeptas da metodologia de ensino, o que mostra que, para o aprendizado, não há essa história de “melhor idade”.  

A seguir, você confere todas as estatísticas relativas à faixa etária do alunos EAD de acordo com as principais modalidades: totalmente a distância, semipresencial, presencial, cursos livres não corporativos e cursos livres corporativos. 

5 características do aluno EAD

Agora você já sabe qual o perfil do aluno EAD baseado em faixa etária. Mas será que, independentemente da idade, os estudantes da modalidade EAD têm características em comum? 

É claro que não há um padrão comportamental para alunos do ensino a distância. No entanto, há algumas qualidades que ajudam a potencializar o aproveitamento na modalidade de ensino e conduzir com tranquilidade a rotina de estudos. 

Veja algumas dessas características na lista abaixo para entender ainda mais profundamente qual o perfil do aluno EAD. 

1. Independência

Ser independente é uma das características que ajuda a definir qual o perfil do aluno EAD. Isso porque, embora até os cursos inteiramente a distância contem com o suporte de tutores EAD, é necessário ter autonomia para conduzir uma parte dos estudos de forma independente.

Além disso, é fundamental que o aluno do ensino a distância seja capaz de identificar seus principais desafios e dificuldades e consiga usar as ferramentas de interação da EAD para propor debates, tirar dúvidas e trocar informações com os colegas de curso e o tutor. 

2. Organização

A organização também é uma das qualidades fundamentais para um bom aproveitamento na EAD. Embora o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem forneça uma estrutura e um roteiro de aprendizagem para o aluno, é preciso que ele se organize para cumprir as atividades e estudar os diferentes tipos de conteúdo fornecidos na plataforma. 

3. Flexibilidade

Uma das grandes vantagens do ensino a distância é a flexibilidade do processo de aprendizagem. Por isso, alunos que têm essa característica conseguem tornar o percurso educacional ainda mais fluido.

Para a geração Y, ou Milllenial (nascida nos anos 90), por exemplo, a flexibilidade faz parte da rotina e é uma das prioridades buscadas em todo o tipo de atividade, seja trabalho, lazer ou estudo. 

Por contar com uma plataforma LMS que disponibiliza e armazena conteúdos e atividades, é possível criar horários de estudo compatíveis com a rotina e fazer adaptações no cronograma de acordo com as demandas e compromissos do dia a dia. 

4. Motivação

Autonomia e independência são grandes qualidades do ensino a distância. Porém, para aproveitar essas funcionalidades de forma positiva, é importante que o aluno EAD esteja constantemente motivado. 

Sem motivação, as obrigações rotineiras e o cansaço podem acabar se tornando empecilhos para o cumprimento do cronograma educacional e do plano de aula proposto.

5. Familiaridade com a tecnologia

Que a tecnologia na educação pode trazer resultados incríveis para o processo de aprendizagem você já sabe, não é mesmo? 

Entretanto, para entender qual o perfil do aluno EAD, também é necessário considerar, como característica-chave, que ele saiba utilizar os recursos tecnológicos oferecidos. 

Afinal, a base do e-learning é a internet, e, além da plataforma EAD, a tendência é de que tutores e professores utilizem cada vez mais ferramentas para apoiar seus cursos, como as vídeo aulas no YouTube e as redes sociais (como Instagram e Facebook) para divulgar materiais complementares.

Além disso, a internet e a tecnologia estão se tornando, cada vez mais, parte da vida de todos. A pesquisa TIC Domicílios mostrou que 74% da população brasileira já está conectada à internet, o que representa mais de 134 milhões de pessoas. 

Como adequar um curso online ao perfil do aluno EAD?

Agora que você já sabe qual o perfil do aluno EAD, é importante saber o que pode ser feito para tornar um curso online perfeito para as características e necessidades do estudante. 

Separamos algumas dicas para te ajudar e inspirar:

Saber qual o perfil do aluno EAD ajuda a orientar as estratégias desde a captação até a fidelização. Lembre-se de considerar as características trazidas neste artigo ao elaborar planos de ação e atividades educacionais para garantir que estejam adequadas às necessidades do seu público-alvo. 

Que tal começar a pensar na adequação do seu curso às características dos alunos escolhendo a melhor plataforma EAD? 

A EAD Plataforma, que já alcançou a marca de 2 milhões de usuários, disponibiliza um período de 14 dias para testar gratuitamente a ferramenta e conhecer todas as funcionalidades que vão te ajudar a criar cursos online de qualidade! Clique aqui e comece já a experimentar nossa solução!

Fabio Godoy