como-escrever-roteiro-youtube

Como escrever um roteiro para YouTube e encantar seus seguidores

Dois bilhões. Esse foi recorde de usuários mensais batido pelo YouTube em setembro de 2019. Diante de uma plataforma tão popular, saber como escrever um roteiro para YouTube torna-se uma necessidade para qualquer empreendedor e produtor de conteúdo. 

Afinal, assim como a ferramenta está repleta de usuários, ela também acumula um número grandioso de canais que divulgam seu material em busca de popularidade e fãs. De acordo a Omnicore Agency, até 2018, a rede social já havia superado os 5 bilhões de vídeos compartilhados, e passava dos 50 milhões de criadores de conteúdo cadastrados

Quer saber de uma vez por todas como escrever um roteiro para YouTube e produzir um conteúdo capaz de engajar e encantar seus seguidores? Então continue a leitura para conhecer as 7 dicas da EAD Plataforma para você: 

  1. Defina seu nicho de atuação
  2. Estude o assunto
  3. Coloque as ideias no papel
  4. Formate um roteiro
  5. Deixe espaço para improvisar
  6. Estimule a interação do público
  7. Use ferramentas multimídia

Como escrever um roteiro para YouTube? 

Antes de começarmos a falar sobre como escrever um roteiro para YouTube, temos algumas dicas de leituras preliminares que podem te ajudar a entender melhor como divulgar conteúdo no canal de forma efetiva. 

A primeira leitura é nosso artigo sobre como ser um YouTuber de sucesso. Ao longo deste artigo, você descobrirá 7 dicas para fortalecer sua imagem no canal e engajar verdadeiramente os seguidores.

A segunda indicação é este artigo, sobre como divulgar seu canal. É importante ter em mente que, além de entender como escrever um roteiro para YouTube e produzir um material de qualidade, a divulgação completa o tripé de passos essenciais para garantir o sucesso de seu produto digital

Agora sim, podemos partir para as 7 dicas práticas de como escrever um roteiro para YouTube. 

1. Defina seu nicho de atuação

Antes de qualquer coisa, para entender como escrever um roteiro para YouTube, é preciso definir o nicho de atuação dos vídeos — e essa dica tem duas razões principais. 

A primeira delas é voltada para o aspecto do negócio. Ao criar um produto ou serviço, saber o nicho de atuação é um dos primeiros passos da estratégia. Isso porque o entendimento do nicho ajuda a conduzir todas as demais definições do plano de negócios: público-alvo, divulgação, formas de distribuição, preço etc.

A segunda tem a ver com a monetização do YouTube. Se seu interesse for ganhar dinheiro como um youtuber, é importante saber que um dos quesitos avaliados pela empresa é a qualidade do conteúdo. Isso significa que não adianta produzir materiais sobre assuntos desconexos e sem lógica e esperar que a plataforma reconheça sua qualidade e o recompense por isso. 

Se a sua ideia for, por exemplo, lançar vídeo aulas no YouTube, saber como escrever um roteiro para YouTube deve começar por aí: pelo entendimento de que seu nicho de atuação é o educacional

2. Estude o assunto

O segundo passo para entender como escrever um roteiro para YouTube é mergulhar no assunto abordado. Lembre-se sempre de que a plataforma está em constante crescimento, e que a concorrência é acirrada.

Por isso, procure abordagens diferentes do assunto tratado. Se suas vídeo aulas têm como tema principal a botânica, por exemplo, por que não fazer vídeo aulas no estilo vlog, indo além do ensinamento teórico e se aproximando da prática? 

Outra dica de ouro para escrever um roteiro para YouTube é buscar informações curiosas e fora do padrão. Se entender a estrutura das plantas é um conhecimento padrão para toda aula de botânica, por que não trazer curiosidades sobre os diferentes usos de cada uma delas? A informação padrão é importante, mas ela pode dividir o palco com detalhes que, para os alunos, farão toda diferença. 

3. Coloque as ideias no papel

É hora do brainstorming! Antes mesmo de começar a escrever um roteiro formal, coloque no papel tudo o que acha importante em seu vídeo. Isso inclui detalhes de cenário, figurino, trilha sonora (lembre-se de buscar trilhas sem direitos autorais para não ter dor de cabeça!), e, claro, informações essenciais para o vídeo. 

Não sabe como fazer um brainstorming? Então veja o vídeo abaixo como inspiração: 

4. Formate um roteiro

Agora sim, é hora da parte prática. Entender como escrever um roteiro para youtube ou vídeo aula passa, antes de qualquer coisa, pelo entendimento dos diferentes tipos de roteiro.

Conhecê-los te ajudará a encontrar a melhor forma de guiar a condução do seu material. Alguns dos principais tipos de roteiros são: 

  • Storyboard: roteiro indicado para animações, é constituído pelo esboço de cada quadro planejado. Veja no vídeo abaixo como a Disney criou a cena “Into the unknown”, de Frozen 2, com base na técnica: 
  • Roteiro de texto direto: também conhecido como script, é o roteiro usado pelos atores para memorizar falas em uma novela ou filme. 

5. Deixe espaço para improvisar

Pronto! Agora você já entendeu, na prática, como escrever um roteiro para YouTube. As próximas dicas serão “cerejas do bolo” para tornar a sua produção de conteúdo ainda mais atrativa. 

A primeira delas é: embora ter um roteiro seja essencial para guiar a criação do vídeo com coerência e organização, deixe espaço para improvisar! 

Isso significa que, se durante a gravação, você tiver a ideia de acrescentar um novo dado ou usar um exemplo diferente, o roteiro não deve lhe privar disso. 

O improviso é uma das formas de trazer espontaneidade ao conteúdo, e esse é um dos fatores que mais gera aproximação e engajamento. 

Quer ver um programa que capricha nos improvisos e colhe, como principal resultado, um público engajado e totalmente empático? Assista a um dos episódios do sketch culinário Larica Total e divirta-se com o “improviso solto” de Paulo Tiefenthaler: 

6. Estimule a interação do público

Outra dica de ouro para entender como escrever um roteiro para youtube é estimular a interação do público sempre que possível. 

Por isso, acrescente, ao longo da fala expositiva sobre o tema, pausas e aberturas para provocar a participação dos espectadores. Seja com o pedido de comentários, curtidas e compartilhamentos, seja com a proposta de atividades ou com a abertura para a troca de ideias e opiniões. 

A caixa de comentários do YouTube pode ser uma importante ferramenta de interação a distância, e deve ser lembrada no roteiro! 

Dica bônus: seja multimídia! 

Você pode estar achando que entender como escrever um roteiro para YouTube diz respeito apenas àquilo que será dito durante o vídeo, certo? Se você quer fazer sucesso na rede e transformar espectadores em fãs, é necessário ir além! 

Por isso, uma das formas de aumentar a efetividade de um roteiro é transformando-o em uma criação multimídia.

Isso significa explorar diversos tipos de conteúdos digitais com a mesma linguagem, aproveitando trechos do material original e mesclando-os com informações exclusivas. A ideia, aqui, é convergir os públicos, “pescando” um interessado no tema e levando-o até o canal. 

Agora que você já sabe como escrever um roteiro para YouTube, pode ter se interessado particularmente sobre a importância do trabalho multimídia, certo? Pensando nisso, temos mais uma dica de leitura: descubra como fazer marketing de produto digital e usar a estratégia multimídia a seu favor!

Fabio Godoy