o-que-e-youtube-ads

O que é YouTube Ads? Vale a pena utilizar a ferramenta em seus vídeos?

Você sabe o que é YouTube Ads? Trata-se de um braço do Google Ads voltado para a realização de anúncios pagos na plataforma de vídeos mais popular do mundo, o YouTube. 

Se esse termo ainda lhe parece estranho, vamos tentar de uma forma mais prática: você já se deparou com algum tipo de publicidade antes, durante ou depois de assistir a um vídeo no YouTube? É o YouTube Ads em ação! 

Certamente, ao longo do seu percurso com a plataforma de vídeos, alguma dessas publicidades chamou sua atenção. Ao menos, isso é o que dizem as pesquisas. De acordo com o Think With Google, 95% dos anúncios de vídeo no YouTube são assistidos com som. Além disso, as conversões geradas pelo YouTube aumentam em até 150% por ano ao redor do mundo! 

Se interessou por essa possibilidade de investimento que pode trazer tanto retorno ao seu negócio ou produto? Então continue a leitura para entender, com detalhes, o que é YouTube Ads e como ele pode contribuir com a sua estratégia de vendas! 

Boa leitura! 

O que é YouTube Ads?

YouTube Ads é o “braço” do Google Ads (plataforma de anúncios do Google) no YouTube. Por meio dele, é possível fazer inserções em vídeos muito populares na plataforma, levando os espectadores a realizarem ações instantâneas de contato com a sua marca. É uma ferramenta valiosa para gerar e nutrir leads em sua estratégia de marketing digital

Veja o que diz o próprio Google, em sua página de apresentação. “Os anúncios em vídeo ajudam a expandir o reconhecimento da sua marca, capturando a atenção e aumentando a demanda em grande escala”.

Se seu objetivo é alcançar popularidade no YouTube, saber o que é YouTube ads não é o suficiente. É preciso ir além e entender como a ferramenta funciona. 

Como funciona a ferramenta? 

Para entender o que é YouTube Ads na prática, é preciso cumprir alguns requisitos básicos para garantir o funcionamento da ferramenta. São eles: 

  • ter uma conta Google;
  • ter um canal no YouTube. 

Cumprindo os dois requisitos básicos da plataforma, é possível configurar anúncios de acordo com diferentes opções — que devem variar conforme o objetivo da sua estratégia de captação e conversão de novos clientes. 

Os 6 formatos de anúncios disponibilizados no YouTube Ads são: 

  • Anúncio gráfico: aparece à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de vídeo. Para players maiores, esse anúncio pode ser exibido abaixo do player;
  • Overlay: são anúncios de sobreposição semitransparentes, exibidos nos 20% da parte inferior do seu vídeo;
  • Anúncios em vídeo puláveis: neste caso, os espectadores podem pular anúncios depois de cinco segundos, se quiserem. Podem ser inseridos antes, durante ou depois do vídeo principal.
  • Não-puláveis: aqui, o espectador precisa assistir o anúncio até o fim para que o vídeo seja exibido.
  • Anúncio bumper: são anúncios curtos, não puláveis e com duração de até seis segundos. O espectador precisa assisti-los completamente para que o vídeo seja exibido.
  • Cartão patrocinado: este tipo de anúncio mostra conteúdo que pode ser relevante para o vídeo assistido, como produtos exibidos no vídeo. Quando esta publicidade é ativada, os espectadores veem um teaser do cartão por alguns segundos. Eles também podem clicar no ícone no canto superior direito do vídeo e navegar pelos diferentes cartões disponíveis. 

Lembra quando falamos que é importante saber escolher a melhor estratégia de publicidade antes de colocar em prática o que é YouTube Ads? Veja um exemplo abaixo! 

De acordo com o próprio YouTube, a probabilidade de anúncios não puláveis, puláveis e bumper serem exibidos reduz de acordo com o tamanho do vídeo. Conteúdos de cerca de 30 segundos têm menos chances de exibirem anúncios nestes formatos, já que a plataforma valoriza a qualidade da experiência do usuário.

Passo a passo breve para configurar um anúncio no YouTube Ads

A escolha dos formatos de anúncio é um dos passos para quem entende o que é YouTube Ads e coloca a ferramenta em prática. Além deste passo, há, ainda, outras etapas importantes para configurar anúncios na ferramenta: 

  1. Fazer upload do vídeo da publicidade no canal do YouTube criado
  2. Acessar a plataforma de anúncios do YouTube e configurar o anúncio;
  3. Escolher o endereço de direcionamento do anúncio (pode ser um site, uma plataforma e-learning, blog etc);
  4. Ponto de atenção: a segmentação do público-alvo, feita ao longo da programação do anúncio, é essencial para direcionar seu material à quem realmente se encaixa no perfil buscado. Por isso, vá além da segmentação tradicional (idade, gênero, localização) e inclua direcionamentos específicos, como hábitos na web e interesses. 
  5. Acompanhar a performance do anúncio: o próprio YouTube possibilita o acompanhamento da performance do anúncio em uma espécie de “analytics”. Na página, é possível checar o número de visualizações, o tempo de permanência no anúncio (no caso da opção pulável) e em que vídeos ele foi exibido. 

Lembrando também que, além de saber o que é YouTube Ads, para investir na estratégia sem sustos, você deve entender como as divulgações são monetizadas. 

Um anunciante do YouTube paga por clique (CPC — custo por clique) ou visualização (CPV – custo por visualização) em seu anúncio. 

O custo por clique é variável, e depende da qualidade do conteúdo, da segmentação selecionada e do objetivo da campanha. Já o custo por visualização é aplicável em vídeos de maior duração, e, neste caso, a cobrança é feita quando o espectador permanece por um tempo mínimo no anúncio. 

Entenda melhor como funciona a monetização de anúncios no YouTube com o vídeo abaixo: 

Por que você deve utilizar o YouTube Ads em seus vídeos? 

No início deste artigo, você viu como o YouTube vem se consolidando, a cada ano, como um dos canais digitais mais utilizados pelos internautas. Esta é, sem dúvidas, uma das razões pelas quais, além de saber o que é YouTube Ads, você precisa entender como usar a ferramenta. 

Mas não é só isso! 

A seguir, mostramos mais algumas das razões pelas quais você precisa incluir o YouTube Ads na sua estratégia de marketing de produto digital (ou mesmo de um produto físico) agora mesmo:

  • financeiramente vantajoso, já que você só paga por clique no anúncio exibido (ou após um período pré-determinado de visualização); 
  • a possibilidade de extensa segmentação de público ajuda a direcionar o conteúdo a públicos consideravelmente semelhantes à persona do negócio; 
  • de quebra, anunciar no YouTube Ads pode ajudar a aumentar os inscritos do seu canal. Uma vez em sua página, os espectadores podem se interessar pelo conteúdo divulgado e se tornarem seguidores. 

Viu só como saber o que é YouTube Ads pode te ajudar a divulgar seu produto digital, atrair novos clientes para um negócio ou mesmo impulsionar os acessos no seu canal do  YouTube

Se a sua intenção é explorar mais funcionalidades desta plataforma que só cresce no país e no mundo, temos algumas dicas de leitura que podem te ajudar: 

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Inspiração: os melhores YouTubers brasileiros 

6 dicas para canal no YouTube

Fabio Godoy