como-aumentar-inscritos-youtube

Como aumentar inscritos no YouTube com marketing de qualidade? 7 dicas

Produzir conteúdo audiovisual está em alta. De acordo com a Cisco, a projeção é de que, até 2021, esse formato seja responsável por 82% de todo o tráfego da internet. Neste cenário, entender como aumentar inscritos no YouTube com um bom marketing pode te ajudar a colocar seu canal entre os mais vistos por esse grande público. 

O YouTube é, segundo a Alexa, o 2º site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Google, buscador utilizado em escala global. 

Se você está em busca de informações que te ajudem a entender como ter muitos inscritos no YouTube e fazer seu canal explodir em popularidade, prepare-se. Ao longo deste artigo, falaremos sobre 9 estratégias que vão te ajudar a atingir este objetivo! 

Como ter muitos inscritos no YouTube sem precisar comprá-los? 

Se você está tentando entender como aumentar inscritos no YouTube, certamente já se deparou com a possibilidade de comprar novos seguidores, certo? Pode até parecer uma alternativa fácil e — relativamente— acessível, mas está longe de ser recomendada. 

Isso porque a compra de seguidores geralmente peca muito em segmentação, e envia para o seu canal perfis que não tem identificação com conteúdo oferecido, fazendo com que o grande número de seguidores não signifique nada além disso. 

Sabemos que o objetivo de um youtuber não é esse. Já falamos no nosso artigo sobre como ser um youtuber de sucesso que a chave para criar uma comunidade de seguidores e fãs é o engajamento. Portanto, se este é o seu objetivo, você precisa conhecer o verdadeiro segredo para ter muitos inscritos ENGAJADOS no seu canal. 

A melhor forma de aumentar os inscritos do YouTube de forma coerente e efetiva é investindo em boas estratégias de marketing. Isso porque o objetivo do marketing é justamente captar clientes oferecendo valor. 

Por isso, ao conhecer melhor as estratégias de marketing que funcionam no YouTube, você vai entender também como valorizar seu produto digital para oferecer aos clientes (ou, no caso, seguidores), aquilo que eles buscam. 

Vamos lá? 

Como aumentar inscritos no YouTube? 

1. Fale para um nicho

O primeiro segredo para descobrir como aumentar inscritos no YouTube é determinar de forma rigorosa o seu nicho de seguidores. E como fazer isso? Bom, há algumas formas bastante certeiras. 

A primeira delas é definindo uma (ou várias) personas. Uma persona, em linhas gerais, é uma descrição detalhada do seu público-alvo. E, quando dizemos detalhada, falamos sobre o máximo possível de informações. Pode parecer estranho, mas isso ajuda a entender exatamente o que busca aquele perfil de seguidor. 

Por exemplo, se falarmos sobre o YouTuber Felipe Neto, que já ultrapassou a marca de 38 milhões de seguidores em seu canal, saberemos que sua persona (ou uma das) é:

  • pré-adolescente/adolescente;
  • que gosta de jogos;
  • tem acesso a computadores e outros dispositivos eletrônicos;
  • acompanha os maiores memes da internet;
  • é curioso e crítico. 

Tendo apenas essas informações em mãos, já fica mais fácil definir que tipo de conteúdo o nicho dessa persona quer ver. Além disso, há, ainda, outras ferramentas que ajudam muito na definição dos temas, como a ferramenta de buscas do YouTube.

Ela ajuda a entender o que mais procuram, por exemplo, pessoas interessadas em cursos online. Basta digitar, no campo de busca, o início do termo “curso online…” e deixar que a ferramenta autocomplete sua sentença. Os primeiros resultados indicam os termos que são buscados com mais frequência. 

Veja abaixo uma simulação desta busca no YouTube: 

ead85 - Como ter muitos inscritos no youtube: palavras-chave.

2. Faça vídeos com identidade

O segundo passo para descobrir como aumentar inscritos no YouTube está totalmente ligado com o item anterior: ao descobrir seu nicho e o que ele busca, é hora de criar uma identidade, e de seguir nela até o fim! 

Mas por que isso vai me ajudar a conseguir muitos inscritos no YouTube, você pode estar se perguntando. 

A resposta é: porque um canal com identidade tem tudo para se tornar uma referência no assunto que domina, e, por isso, tende a ganhar importância para o YouTube. 

A jornalista Nathalia Arcuri criou um canal chamado Me Poupe!, no qual aborda diversas questões relacionadas a planejamento financeiro, formas de economizar e de ganhar dinheiro. Ao entrar no canal dela, esta é a imagem que vemos: 

Como ter muitos inscritos no YouTube: crie identidade
Canal Me Poupe! do YouTube

Você consegue observar uma coerência entre tudo o que existe na página? Estamos falando do banner superior, do vídeo-destaque, das séries de vídeos e até da foto de perfil do canal. 

Além da identidade visual, há, também, uma unidade no conteúdo. O YouTube percebe isso, e, ao cruzar esta informação com o número de acessos e seguidores da página, entende, também, que este é um perfil que vale a pena ser indicado. 

3. Produza um conteúdo incrível

E por falar em conteúdo…se você quer saber como ter muitos inscritos no YouTube, entenda: seu conteúdo é seu guia.

De nada adianta dominar todas as técnicas de marketing ensinadas aqui, se seu conteúdo não for engajante, diferente, interessante e não tiver boa qualidade técnica. 

Para isso, escolha a melhor câmera para gravar vídeos que conversem com seu tema, aposte nos melhores editores de vídeo, descubra como fazer o cenário ideal para a sua produção e capriche na finalização: vale colocar música no vídeo e explorar diferentes tipos de cortes e transições.

4. Seja consistente

Estar presente também é uma forma de ver, na prática, como aumentar inscritos no YouTube. Isso porque a consistência é uma forma de afirmar sua credibilidade para a plataforma e de mostrar aos seguidores que seu canal vale a pena ser seguido. 

Mas qual a frequência ideal de postagens no YouTube? 

Para descobrir essa resposta, precisamos levar alguns fatores em conta:

  • o primeiro deles é o volume de informações circulando diariamente na ferramenta. São mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas diariamente no YouTube!;
  • o segundo é o desempenho da concorrência;
  • o terceiro é o perfil do seu público-alvo;
  • o quarto, e último, é sua capacidade de criar um cronograma e cumpri-lo.

A soma de todos esses fatores deve determinar a frequência ideal de postagens para o seu canal. 

5. Trabalhe corretamente o SEO

Entender como aumentar inscritos no YouTube exige, também, algum conhecimento sobre SEO. 

O mecanismo de SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização para as Ferramentas de Busca) do YouTube funciona como o do Google. Por isso, se você já trabalha com marketing digital, não sentirá tanta dificuldade em trabalhar aqui também. É importante, no entanto, se atentar para as particularidades do canal: 

  • importância de usar imagens atrativas como miniaturas do vídeo;
  • incluir a palavra-chave no início do título do vídeo, na descrição e na meta-descrição que aparece no resultado de busca; 
  • utilizar links para outras redes sociais suas, sites ou parceiros na descrição do vídeo;
  • legendar os vídeos (mesmo quando são feitos em português), tornando-os acessíveis para pessoas com problemas de audição, por exemplo;
  • usar tags que se relacionem com o seu vídeo (por exemplo: um vídeo sobre como dar aula particular online pode ter tags como e-learning, aula, online, aula particular, plataforma EAD, e por aí vai).

No vídeo abaixo, você entende um pouco melhor sobre o funcionamento do algoritmo do YouTube e algumas dicas do que fazer para colocar seu conteúdo entre as primeiras indicações nas buscas. 

6. Faça boas descrições para seus vídeos

Saber como aumentar inscritos no YouTube também passa pela compreensão da importância dos mínimos detalhes, como é o caso da descrição do vídeo. 

Pode parecer um detalhe a ser “preenchido depois”, mas a descrição cumpre funções importantes. Ela ajuda a entender melhor o conteúdo do vídeo e, muitas vezes, pode ser a responsável pela decisão de clique no seu conteúdo. 

Além disso, também é um fator de identificação do conteúdo pelos algoritmos do YouTube. Portanto, reforçando, não se esqueça de incluir as palavras-chave para potencializar suas chances de ver seu vídeo entre os mais recomendados na página. 

7. Produza vídeos mais longos (e interessantes)

Recentemente, a Briggsby realizou um estudo para compreender alguns dos fatores considerados pelo algoritmo para ranquear conteúdos, o que traz benefícios como aumentar inscritos no YouTube.

Duas das constatações estavam diretamente relacionadas ao tempo de duração dos vídeos. A primeira dizia que vídeos muito curtos, com menos de 2 minutos, tendem a ficar mal-ranqueados. A segunda, de que a média de duração entre os conteúdos das primeiras posições é de 11 minutos

Pensando nisso, aposte em conteúdos mais longos — mas não deixe que fiquem desinteressantes! Afinal, a lógica do YouTube para ranquear melhor vídeos mais longos pressupõe que eles sejam cativantes o suficiente para prender seus usuários na página por mais tempo! 

Ao fim desta leitura, você tem em mãos valiosas dicas sobre como aumentar inscritos no YouTube. Nossa dica-bônus é aliar todas essas ideias com uma excelente divulgação multicanais para garantir que o público conheça e acesse o seu conteúdo!  Falando nisso, que tal sair desta leitura direto para uma outra, sobre como divulgar seu produto digital?

Fabio Godoy