como dar aula particular online

Como dar aula particular online? 4 dicas para começar já!

Para entender como dar aulas particulares, é preciso ter todos os ingredientes da receita: conhecimento aprofundado sobre um tema, boa infraestrutura, habilidades específicas para o trabalho a distância e muita organização. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o Brasil deve encerrar 2020 com uma taxa de desemprego próxima de 17% — indicador bastante expressivo, especialmente se comparado ao de 11% do fim de 2019. 

Diante desse cenário, a alternativa das aulas particulares pela internet ganha força, tanto como uma opção para milhares de brasileiros que enfrentam a crise do desemprego, quanto para aqueles que buscam formas de complementar sua renda.

Quer saber como dar aula particular online e colocar em prática esse método dinâmico e promissor de ensino? Então continue a leitura deste artigo! 

Por que dar aula particular online?

Além de ser uma excelente opção para complementar renda, entender como dar aula particular online pode abrir portas para uma das metodologias de ensino mais promissoras da atualidade. Estamos falando da educação a distância (EAD), que vem crescendo no Brasil de forma expressiva nos últimos anos. 

Trabalhar com ensino a distância reúne diversas vantagens para o profissional. Algumas delas, nós listamos abaixo.

1. Flexibilidade de datas e horários de trabalho

Um professor particular tem total liberdade para criar seus próprios cronogramas de trabalho. O importante é ter disponibilidade em horários alternativos, já que, em geral, alunos optam por aulas particulares como forma de complementar o ensino escolar/acadêmico ou de enriquecer o currículo. Por essa razão, esperam conseguir realizar suas aulas após o horário comercial ou até mesmo aos fins de semana. 

2. Possibilidade de conciliar o trabalho com atividades de lazer, esportes e estudos complementares

Ter um calendário flexível significa abrir a agenda para inserir, também, atividades de interesse do próprio tutor EAD

Você gosta de praticar esportes? Possivelmente, trabalhando em horário integral em uma escola ou instituição de ensino, não lhe sobraria ânimo para a atividade, certo? 

Como professor particular, conciliar trabalho, lazer e atividades complementares é possível e recomendado! 

3. Possibilidade de desenvolvimento profissional

 Sair da zona de conforto. Essa é mais uma das vantagens de aplicar, na prática, nossas dicas de como dar aula particular online. 

A metodologia de ensino a distância permite explorar novos formatos de produção de conteúdo e diferentes metodologias de aprendizagem, o que contribui para o desenvolvimento profissional do professor. 

4. Mais qualidade de vida

Horários flexíveis, possibilidade de conciliar trabalho e lazer…já deu para perceber que um dos principais ganhos de se tornar um professor particular é a qualidade de vida, não é mesmo? 

Sabemos como é restritiva e intensa a vida dos professores do ensino convencional no Brasil. Muitas horas/aula por dia, atividades extraclasse, como planejamento, correção de provas e criação de relatórios fazem com que a rotina seja quase inteiramente dedicada ao trabalho. 

Ao entender como dar aula particular online, você também entende que zelar pela qualidade de vida é possível! 

5. Contato com diferentes perfis de estudantes

Ao deixar as salas de aula, o professor que se dedica a aulas particulares online amplia seu leque de possibilidades. Isso porque as aulas particulares não restringem público ou perfil. Se você é um professor de matemática, por exemplo, pode ter alunos de diferentes idades, em fase escolar ou já no mercado de trabalho.

Isso ajuda a conhecer as demandas de diferentes tipos de estudantes e buscar formas de se especializar de acordo com cada uma delas. 

Deu vontade de mergulhar de cabeça no mundo das aulas particulares online? Então confira a seguir o que um profissional precisa ter para colocar em prática nossas dicas sobre como dar aula particular online! 

O que um profissional precisa para ser professor particular online? 

Listamos 5 detalhes essenciais para entender como dar aula particular online. Falamos sobre habilidades profissionais, pessoais e aspectos técnicos que vão tornar seu processo educativo mais eficiente e funcional. 

Boa conexão à internet

Se estamos falando de aulas ou cursos online, é claro que temos que considerar a internet como um item essencial para o sucesso do projeto. 

Por isso, ao decidir que vai investir na carreira de professor particular online, invista também em uma internet de boa qualidade, capaz de suportar longos períodos de acesso e o uso de diferentes plataformas sem prejuízo no desempenho dos dados. 

Quer uma dica de ouro? no portal Teste de Velocidade, você consegue consultar quanto de internet precisa ter para usar aplicações úteis para dar aula particular online, como o Skype, por exemplo. Veja abaixo algumas das configurações indicadas pelo site: 

Vídeo-chamada / Compartilhamento de tela

Mínimo

28kbps / 128kbps

Recomendado

300kbps / 300kbps

Vídeo-chamadas (alta qualidade)

Mínimo

400kbps / 400kbps

Recomendado

500kbps / 500kbp

Youtube

Recomendado: pelo menos 0,5 Mbps download

Boas ferramentas de ensino

Além de uma boa internet, para entender como dar aula particular online, é preciso ter um bom material de ensino. 

Afinal, alunos que buscam aulas particulares estão atrás de novas formas de aprender um conteúdo, de um complemento àquilo que já viram em aula ou mesmo de uma introdução a algum tema que pode acrescentar profissional ou pessoalmente. 

Por isso, nada de mais-do-mesmo! Para dar aula particular online em um mundo tecnológico como o nosso, é preciso pensar fora da caixa! 

Aposte em:

Nossa dica de ouro é mesclar as ferramentas, tornando seu processo de aprendizagem mais dinâmico e capaz de motivar seus alunos EAD

Didática 

O ensino a distância tem suas particularidades. Afinal, mesmo com os modernos recursos que permitem a simulação de uma aula real (como as transmissões ao vivo e o uso de plataformas específicas para reuniões online, como o Skype ou Zoom), o bom e velho “olho no olho” dá lugar a um outro tipo de interação. 

Por isso, a didática do professor particular ganha destaque. É preciso entender como dinamizar a rotina de ensino e captar a atenção dos alunos para que eles queiram dedicar seu tempo a assistir às aulas. 

Se quiser saber um pouco mais sobre a importância da didática e da adequação a novos formatos de ensino, ouça a palestra do biólogo e pesquisador Átila Iamarino sobre o assunto: 

Conhecimento aprofundado sobre o tema

Pode parecer uma redundância, mas todo bom professor precisa ter um conhecimento aprofundado sobre aquilo que ensina. Por isso, não pense que, por ser online, o modelo EAD possibilita que qualquer profissional fale sobre qualquer tema. 

Na verdade, os dados nos mostram o contrário. De acordo com o CENSO Abed 2019, 23% dos tutores de cursos totalmente a distância são especialistas, 41,3% são mestres e 31,1% têm grau de doutor. Isso reforça nossa teoria de que conhecer a fundo o tema ensinado é essencial, não é mesmo? 

Organização

Por fim, a última característica essencial para o profissional que busca saber como dar aula particular online é a organização. Mais do que no ensino convencional, processos e produtos digitais exigem uma grande capacidade de gerir e acompanhar cada detalhe. 

Quando falamos em aula online, incluímos: 

  • gestão da plataforma de ensino;
  • criação dos conteúdos;
  • disponibilização dos conteúdos na plataforma de acordo com o cronograma;
  • acompanhamento da realização de tarefas e atividades por parte dos alunos;
  • orientações pontuais a dúvidas e questionamentos; 
  • gestão financeira. 

Como dar aula particular online? 

Agora você já tem uma boa noção sobre os aspectos que envolvem o entendimento de como dar aula particular online: vantagens e habilidades necessárias.

Chegou o momento de partirmos para a prática! A seguir, você vai descobrir, em 3 passos, como dar aula particular online. 

Escolha sua área de atuação

Fazer um recorte em sua área de atuação é o primeiro passo para começar a dar aulas particulares.

Nada impede que você seja um professor generalista, e se disponibilize a ensinar de forma ampla a área na qual se formou (isso é comum, por exemplo, entre professores de reforço escolar, que se dispõem a ensinar os conteúdos do ponto de vista mais amplo — matemática, em vez de trigonometria, ou português, em vez de gramática. 

Entretanto, quando falamos em aulas particulares para profissionais, é mais comum encontrarmos interessados em adquirir habilidades específicas, como utilizar planilhas Excel, cozinhar massas italianas ou aprender inglês. 

Por isso, antes de mais nada, defina sua estratégia de ensino e delimite a área de atuação. Os passos seguintes ficarão mais fáceis após essa etapa. 

Crie materiais incríveis

Sim, caprichamos no adjetivo para mostrar a importância de fugir do convencional! Como dissemos logo acima, é importante ter em mente que as aulas particulares são opcionais e complementares, e por isso devem cativar o aluno de uma forma efetiva. 

Não se deixe levar por modelos pré-concebidos de aulas online. Invista em novos formatos, teste possibilidades e mostre aos alunos que você está por dentro das tendências em EAD

Veja no vídeo abaixo algumas ideias para gerar atividades diferentes e conteúdos descomplicados: 

Capte alunos particulares

A terceira etapa do cronograma de como dar aula particular online é a estratégia de captação. Para captar alunos EAD, o ideal é conjugar estratégias que coloquem o seu produto diante dos olhos dos potenciais alunos. Para isso, vale: 

  • criar um site ou página para divulgar as aulas;
  • participar de fóruns ou grupos sobre o tema; 
  • criar um perfil no Instagram (e explorar seus recursos, como Instagram Stories e IGTV); 
  • fazer parcerias com influenciadores digitais para divulgar as aulas;
  • apostar em técnicas de marekting de digital e automação de marketing para direcionar os esforços e impulsionar as vendas; 
  • criar pequenos cursos ou demonstrações que captem a curiosidade dos alunos. 

Escolha a melhor plataforma para dar suas aulas

A última dica sobre como dar aula particular online diz respeito à plataforma utilizada para ensinar. Existem diversas possibilidades no mercado, e a escolha da ideal para você depende do perfil de conteúdo ensinado, da forma de monetização e das suas demandas como professor online. 

Uma das possibilidades, por exemplo, é utilizar as redes sociais como plataforma. Criar lives no Youtube ou Instagram podem ajudar a captar mais alunos e tornar o conteúdo mais moderno e acessível.

Por outro lado, usar uma plataforma EAD traz profissionalismo ao ensino, além de possibilitar uma gestão completa e centralizada de todo o processo de ensino. 

Se você trabalha com múltiplos tipos de conteúdo, aplica avaliações e tem interesse em reconhecer o esforço do aluno com um certificado de curso, por exemplo, deve apostar uma plataforma EAD robusta, como a EAD Plataforma

Entender como dar aula particular online abriu seus olhos para essa nova possibilidade de ensino? Então não perca tempo! Peça o período de teste da EAD Plataforma e teste todas as nossas funcionalidades por 7 dias!

Fabio Godoy