como-colocar-musica-vídeo

Como colocar música em vídeo? Passo a passo completo

Estimular a concentração, acalmar, despertar a criatividade. Entender como colocar música em vídeo pode incrementar sua produção de conteúdo, tornando-a capaz de desenvolver os sentimentos acima. Bacana, não é mesmo? 

A música é uma estratégia muito utilizada na publicidade, por exemplo, pois complementa a mensagem passada pela propaganda, estimulando, muitas vezes, sentimentos que o público-alvo nem imagina. (Se você gosta do assunto, nossa dica é estudar sobre neuromarketing, ciência que explica como trabalhar os sentidos para aumentar a efetividade de produtos e campanhas!)

Se você quer levar seu conteúdo a um outro patamar, precisa aprender como colocar música em vídeo — assunto do post de hoje. Em um passo a passo didático, falaremos sobre: 

  1. Identidade musical
  2. Escolha da música
  3. Harmonia entre áudio e vídeo
  4. Programas para colocar música em vídeo

Vamos lá? 

Como colocar música em vídeo?

Não pense que entender como colocar música em vídeo é uma tarefa difícil! Na verdade, depende do seu conhecimento sobre o conteúdo a ser trabalhado e algumas dicas técnicas que daremos a seguir. 

Passo 1: defina a identidade musical do seu conteúdo 

O primeiro passo para entender como colocar música em vídeo é o mais estratégico. É este o momento em que você vai definir que tipo de música melhor se enquadra no conteúdo produzido. 

Como é feita essa definição? Nós respondemos! 

O primeiro passo é entender qual o sentimento buscado com o material. 

Se estamos falando em um conteúdo educacional, é esperado que os sentimentos desejados sejam concentração, curiosidade e disposição, certo? 

Então vamos um pequeno exercício: entre as músicas abaixo, qual delas se encaixa melhor como fundo de uma vídeo aula, em sua opinião? 

Opção A:

Opção B:

Se você respondeu opção B, está pegando o espírito da coisa! 

Passo 2: escolha a música para o seu vídeo

Agora que você já sabe o que quer transmitir com o seu vídeo e tem uma ideia da melhor trilha sonora para alcançar esse objetivo, é hora de encontrar a música perfeita! 

Mas antes, temos uma dica fundamental para que você entenda como colocar música em vídeo sem ter problemas: busque sempre por músicas sem direitos autorais! 

E por que isso é tão importante? 

A Lei Nº 9.610 de 19/02/1998 protege os direitos autorais no Brasil. De acordo com seu texto, bens móveis (como músicas, filmes, livros etc) podem ser comercializados pelos seus detentores de forma expressa, que é quando há um registro dessa formalização. 

Dessa forma, ninguém, além do detentor dos direitos, pode utilizar músicas protegidas por direitos autorais para fins comerciais sem a devida autorização.

Por isso, ao escolher a trilha sonora para os seus vídeos, dê preferência a sites com bibliotecas de áudio com direitos comuns de uso. E não se preocupe: as opções são muitas e as bibliotecas estão recheadas de boas opções! Veja algumas opções de bancos gratuitos abaixo: 

Biblioteca de áudio do YouTube

Com milhares de opções segmentadas por filtros, a biblioteca de áudios sem direitos autorais do YouTube é super fácil de usar. 

Veja as dicas no vídeo abaixo:

Free music archive

O Free Music Archive é uma biblioteca interativa  com áudios de alta qualidade para download. Antes de baixar um arquivo, confira as liberações de uso feitas por parte do autor da faixa. 

Open Music Archive

Com uma interface bem simples (o que pode soar até um pouco rudimentar), a Open Music Archive surpreende com sua biblioteca de músicas sem direitos autorais. A plataforma, que é colaborativa, é constantemente alimentada por produtores musicais de todo o mundo. 

Agora você já está a meio caminho de entender de vez como colocar música em vídeo! 

Passo 3: mantenha a harmonia entre áudio e vídeo

Antes de colocar a mão na massa para editar, lembre-se de que, nesse caso, as músicas são usadas como forma de tornar os tipos de conteúdo digital mais dinâmicos e atrativos. Isso não significa que elas serão protagonistas no material! 

Lembre-se de que, assim como uma boa construção de trilha sonora pode ajudar a engajar e motivar alunos, uma trilha desajustada pode causar o efeito oposto, dificultando a concentração e tornando o material incompreensível. 

Passo 4: escolha o programa de edição de vídeos

Com tudo isso em mente, é hora de saber, na prática, como colocar música em vídeo. Chegou a hora da etapa final! 

Para isso, é preciso escolher um bom editor de vídeos, que ofereça a possibilidade de incluir trilhas nas criações. 

Existem inúmeros tipos de ferramentas, dos mais simples aos profissionais, específicos para uso em celular e outros para usar no computador. 

A seguir, compilamos dois editores de vídeo que permitem colocar música em vídeo sem complicações: um mais simples e outro com caráter mais profissional. 

1. Inshot

Desenvolvido com foco em gerar conteúdo para as redes sociais, o Inshot é uma ferramenta descomplicada, e permite a realização de edições simples, como cortes e edições básicas. 

O app também permite acrescentar uma trilha sonora no projeto usando as músicas da galeria do próprio aplicativo ou da biblioteca do usuário. 

No tutorial a seguir, você entende como colocar música em vídeo usando o Inshot: 

3. Premiere

A segunda opção é uma ferramenta profissional de edição de vídeo — o que não significa que não possa ser usada por iniciantes, apenas exigirá um estudo um pouco mais aprofundado. 

O Premiere funciona com o esquema “timeline”, ou linha do tempo. É possível construir uma linha do tempo com a trilha escolhida e sincronizá-la com o conteúdo visual. 

Veja abaixo como fazer isso: 

Dica extra: o que levar em conta ao escolher a melhor trilha para o seu vídeo

Agora que você já sabe como colocar música em vídeo, temos algumas dicas extra para te ajudar a escolher as melhores trilhas sonoras: 

  1. se o intuito é estimular o raciocínio e criar um ritmo de estudo, nada de usar:
  • músicas lentas demais;
  • canções com letras;
  • volumes altos;
  • músicas relacionadas a filmes, novelas ou séries famosas (pois desviam a atenção). 
  1. lembre-se de escolher músicas com boa qualidade de gravação, sem chiados e interrupções bruscas;
  2. procure trilhas sonoras com uma boa duração. Áudios muito curtos exigem “emendas” na edição, e podem não ter um resultado tão agradável. 

Pronto! Agora você tem em mãos tudo o que precisa para saber como colocar música em vídeo. E já que estamos falando sobre técnicas para incrementar sua produção de conteúdo, que tal ler também sobre as melhores câmeras para gravar vídeos para o YouTube?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy