dicas-canal-youtube

6 dicas para canal no YouTube: transforme seu conteúdo em hit!

Quer ganhar visibilidade e consistência em sua produção de conteúdo audiovisual? Então você precisa de algumas dicas para canal no YouTube. 

Sabemos que a plataforma cresce cada dia mais em inscritos e produtores de conteúdo (dados da Global Digital apontam que, em 2019, 95% dos brasileiros já assistiam a vídeos na plataforma), tornando-se uma opção promissora para quem busca uma forma de ser visto e de entregar ao público conteúdo relevante e diferenciado. 

Mas você tem em mãos todas as ferramentas e estratégias necessárias para isso? Se sua resposta foi não ou talvez, não se preocupe. 

Este artigo foi escrito com base em 6 dicas para canal no YouTube:

  1. Delimite seu nicho de atuação — e construa uma autoridade no assunto
  2. Poste com regularidade
  3. Crie conteúdo autoral e diferenciado
  4. Estimule interações
  5. Faça parcerias
  6. Invista em divulgação

Boa leitura! 

O que diferencia um bom canal de um canal mediano?

A melhor forma de responder a esta pergunta é consultando os critérios do próprio YouTube para monetizar seus vídeos. Criadores de conteúdo que desejam ganhar dinheiro com a rede precisam obedecer a uma série de critérios rigorosos que atestam a qualidade do material produzido. 

Por isso, os fatores de avaliação do YouTube acabam funcionando como ótimos termômetros para a qualidade de um canal. 

Alguns dos pontos observados pelo YouTube em sua política de monetização de um vídeo são: 

  • originalidade do conteúdo produzido;
  • tema principal bem definido;
  • metadados dos vídeos bem trabalhados (incluindo títulos, miniaturas e descrições);
  • constância no número de visualizações;
  • cronograma de publicações (o YouTube analisa vídeos mais assistidos e também os vídeos mais recentes do canal);
  • seguir todas as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade

Portanto, se você trabalha com produção de conteúdo e quer elevar o nível do seu canal, é importante se atentar aos critérios acima e, especialmente, aliá-los às dicas para canal no YouTube que daremos a seguir! 

6 dicas para canal no YouTube

A seguir, preparamos uma lista com 6 dicas para canal no YouTube, desenhadas especialmente para quem deseja aumentar inscritos e ser um YouTuber de sucesso

1. Delimite seu nicho de atuação — e construa uma autoridade no assunto

Em uma entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o YouTuber Iberê Thenório, à frente do canal Manual do Mundo, que soma mais de 13 milhões de seguidores, destacou o quão estratégico pode ser o conteúdo de nicho. 

“O problema é que a grande maioria quer estourar e fazer sucesso entre o grande público, como os youtubers famosos.” Segundo Thenório, é mais fácil ser bem-sucedido trabalhando com públicos mais segmentados. “Ganhar patrocínios com menos inscritos se torna bem mais viável se você atende uma faixa específica”, diz o YouTuber.

Esta fala reforça o pensamento de que, para se diferenciar em um mercado tão competitivo quanto o YouTube, é mais estratégico delimitar seu nicho de atuação e trabalhar para se tornar uma autoridade no assunto.

Quer ver alguns exemplos de canais de nicho que têm sua credibilidade consolidada com conteúdo de qualidade? 

2. Poste com regularidade

Segundo item em nossa lista de dicas para canal no YouTube é a regularidade das postagens. Lembra da lista de critérios avaliados pela rede antes de monetizar um canal? Um deles é a periodicidade das postagens. 

Isso acontece porque, para que se consolide como um canal forte, é preciso que o produtor de conteúdo cative seu público e mantenha uma média de visualizações em seu conteúdo. 

Ao detectar uma regularidade de postagens e de visualizações, o YouTube confere relevância ao conteúdo, e passa a oferecê-lo para mais usuários da plataforma. 

Uma boa dica para trabalhar a regularidade das publicações é criar listas com pautas por um período pré-determinado. Por exemplo, se sua intenção é postar vídeos semanais, crie uma lista com, no mínimo, 24 temas para vídeos. Assim, você tem 6 meses de conteúdo programado de uma só vez. 

3. Crie conteúdo autoral e diferenciado

Pode até parecer clichê, mas ser diferente em um mar de mais de 300 horas de vídeo carregadas por minuto é, sim, uma estratégia relevante. 

Por isso, antes de começar a produzir, leve esta dica para canal no YouTube a sério: estude formas de explorar seu tema de maneiras diferenciadas. 

Quer ver um exemplo para ajudar a abrir a mente? 

Suponhamos que você queira usar o YouTube para divulgar vídeoaulas. É claro que já existem alguns milhares de canais com este mesmo propósito, então, é preciso pensar fora da caixa. 

Pensando nisso, que tal usar um recurso diferente para as explicações? Criar narrativas com o recurso do storytelling pode ser uma saída.

Usar elementos lúdicos, como alimentos e objetos pode ser outra. Contar com a participação de atores que interpretem o conteúdo de forma visual é uma saída ainda menos convencional. 

O importante é explorar caminhos não visitados pela concorrência e encontrar uma forma de cativar pela originalidade. Os seguidores gostam, e o YouTube também. 

4. Estimule interações

Saber motivar e engajar o público é uma das grandes dicas para canal no YouTube. Afinal, estamos falando dos atores principais deste grande espetáculo.

Por si só o YouTube já é uma importante ferramenta de interação. Por isso, explore os recursos disponíveis na plataforma para se aproximar dos espectadores e aumentar o engajamento no canal, fazendo com que os algoritmos do YouTube detectem sua relevância. 

Alguns segredos para estimular interações são: 

  • inserir calls-to-action durante o script do vídeo (inscreva-se no canal, ative o sino de notificações, deixe nos comentários o que achou etc);
  • utilizar o chat do YouTube para criar diálogos e estimular trocas;
  • responder às mensagens e comentários deixados no canal. 

5. Faça parcerias

Esta é uma das mais estratégicas dicas para canal no YouTube. Dizemos isso porque muitos YouTubers ignoram o poder das parcerias, acreditando que podem alcançar popularidade na plataforma sem a ajuda de ninguém. Isso não é impossível, mas, sem dúvida, o caminho é mais árduo. 

Por isso, se você tem uma rede de contatos que já trabalha com vídeos e conteúdo no YouTube, proponha parcerias, vídeos em conjunto e troque conteúdo de qualidade com quem também pode acrescentar ao seu público. 

Abaixo, você vê um exemplo de parceria entre dois YouTubers de cinema. Observe os comentários e veja como a repercussão da parceria foi positiva para ambos os criadores de conteúdo: 

6. Invista em divulgação

Por fim, não podemos deixar de citar a divulgação em nossa lista de dicas para canal no YouTube. Neste artigo, falamos sobre 4 dicas práticas para divulgar seu conteúdo na plataforma. Aqui, faremos um breve resumo de cada uma delas. 

  • Ter uma persona bem definida: a persona é uma descrição detalhada do cliente ideal para o seu canal. Conhecer as características, dores e preferências do consumidor do seu conteúdo ajuda a ajustar as pautas e produzir sobre temas cada vez mais relevantes e compatíveis às necessidades do espectador. Além disso, facilita no direcionamento de campanhas e ações de divulgação;
  • tenha um conteúdo interessante: trabalhar com bons temas faz com que muita da divulgação do seu canal acabe acontecendo espontaneamente. Isso porque seguidores indicam sua página para pessoas potencialmente compatíveis com o conteúdo e, assim, sua rede de contatos cresce de forma orgânica;
  • use técnicas de SEO: os Search Engine Optimizations, ou Mecanismos de otimização de buscas, são estratégias e recursos usados para tornar o seu conteúdo relevante aos olhos dos algoritmos e bots do YouTube. Por isso, pesquise sobre o tema e otimize cada detalhe de sua página para ser visto com mais frequência;
  • aposte em redes sociais como parceiras: transporte o conteúdo do YouTube para outras redes sociais e amplie seu leque de espectadores e interessados! 

Com as nossas dicas para canal no YouTube, você terá em mãos todas as informações necessárias para criar conteúdos impactantes e se tornar um verdadeiro hit na plataforma. 

Aliás, nós também podemos te ajudar com dicas valiosas para a etapa da criação! Leia nosso artigo com os melhores aplicativos para criar vídeos de forma simples e rápida!

Fabio Godoy