o-que-e-marketing-omnichannel

O que é Marketing Omnichannel? Funciona para minha empresa?

Você sabe o que é marketing omnichannel? Já ouviu falar nesse conceito? Trata-se de uma estratégia que tem a experiência do cliente como prioridade. Mas por que isso é tão importante?

Uma pesquisa realizada pela Riverbed, que entrevistou 3 mil consumidores, constatou que 89% dos participantes consideram que uma experiência de compra positiva é tão importante quanto bons preços.

Ou seja, o consumidor quer mais do que economizar, ele quer ser bem atendido ao longo de toda a sua jornada, e isso é o que o marketing omnichannel faz de melhor: focar sua atenção no cliente para lhe proporcionar uma experiência acima da média.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, neste artigo vamos explicar exatamente o que é marketing omnichannel, quais são suas vantagens e porque a sua empresa deveria aderir a essa estratégia.

O que é uma estratégia Omnichannel?

O ponto chave de uma estratégia omnichannel é a integração entre diferentes canais. Ou seja, site, blog, redes sociais, chat, etc., todos precisam transmitir uma mensagem unificada.

Da identidade visual à qualidade do atendimento, tudo deve ser padronizado e coerente com a proposta e os valores que empresa quer transmitir a seus clientes. Isso significa que, seja qual for o canal escolhido pelo consumidor, ele precisa ser atendido da melhor maneira possível.

Digamos que, ao navegar pelo Instagram, um usuário se depare com um de seus posts patrocinados, divulgando um curso online de Excel. Interessado, ele acessa seu site para mais informações, e lá entra em contato via chat. Mais tarde ele liga para a sua empresa para saber mais sobre as condições de pagamento. 

Perceba que neste exemplo, em pouco tempo o usuário passou por 4 canais: rede social, site, chat e telefone. O grande objetivo de uma estratégia omnichannel é garantir que essa transição entre canais seja o mais suave possível, garantindo um atendimento contínuo e eficiente de ponta a ponta.

Para entender um pouco mais sobre a estratégia omnichannel, confira o vídeo abaixo: 

Então, o que é Marketing Omnichannel?

Qual é a sua estratégia para vender cursos online? Você possui um processo estruturado? Quando falamos sobre o que é marketing omnichannel, voltamos nosso olhar para a maneira como a empresa se comunica, ou seja, como divulga um produto digital, físico ou mesmo um serviço. 

Aqui vale a pena ressaltar a necessidade de padronização da sua mensagem. É claro que o seu conteúdo precisa ser adaptado à realidade de cada canal onde você divulga seus cursos, no entanto, é necessário que haja coerência e consistência na maneira como você se comunica.

Dessa forma você transmite uma mensagem unificada, e pode alcançar seu público alvo diretamente nos canais que eles mais utilizam e preferem. Além disso, com uma mensagem personalizada, consistente e com foco no cliente, as chances de sucesso de suas campanhas de marketing aumentam consideravelmente.

Vale a pena investir em uma estratégia de marketing omnichannel?

Frente a grande oferta de produtos e serviços, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha e, com isso, acaba sendo mais exigente. Neste contexto, a empresa que se destacar desde a etapa de atração, certamente terá um grande diferencial em relação a seus concorrentes.

Alguns outros benefícios que o marketing omnichannel pode proporcionar ao seu negócio são:

  1. maior efetividade em suas campanhas de marketing;
  2. maior consistência e coerência em sua comunicação;
  3. otimiza  a experiência dos consumidores em relação a sua marca;
  4. maior visibilidade para o seu negócio;
  5. aumento da proximidade entre empresa e cliente;
  6. maior geração de leads;

Além dessas, há muitas outras vantagens, mas o que importa é que tenha ficado claro o que é marketing omnichannel e que tipos de vantagens a sua empresa pode esperar de uma estratégia como essa.

Este artigo foi escrito pela Maplink, referência em tecnologia de geolocalização e maior revendedora de Google Maps API da América Latina.

Somos uma empresa focada no desenvolvimento de soluções inovadoras, voltadas para resolver problemas logísticos complexos de forma simples e eficaz. 

Por meio da inteligência de dados e apoiados pelo nosso poderoso conjunto de APIs Maplink, somos capazes de otimizar as operações da sua empresa, transformando sua atuação no mercado.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy