marketing-digital-infoprodutos

Marketing digital para infoprodutos: 6 dicas para não errar (e vender muito)!

Saber fazer marketing digital para infoprodutos pode ser o que faltava para o seu negócio online disparar. Isso porque estamos falando sobre um mercado em ascensão que, na mesma medida em que oferece múltiplas oportunidades, apresenta uma concorrência acirrada. 

De acordo com a pesquisa Digital Adspend, entre 2017 e 2018, a publicidade digital cresceu 25%, movimentando, em 2018, R$18 bilhões. A expectativa para os anos seguintes era de continuidade na tendência, e de um crescimento que rapidamente ultrapassaria os R$20 bilhões. 

Para te ajudar a se posicionar neste mercado que só cresce, separamos 6 dicas quentes para fazer marketing de infoproduto com eficácia: 

  1. Crie um infoproduto de qualidade
  2. Venda em múltiplas plataformas
  3. Fortaleça a presença nas redes sociais
  4. Faça parcerias
  5. Crie uma rede de avaliações e reviews confiáveis e verdadeiras
  6. Ofereça descontos e promoções exclusivas

Boa leitura! 

Recapitulando: o que são infoprodutos

Infoprodutos, ou produtos digitais, são aqueles considerados nativos no ambiente online. Isso significa que são projetados e desenvolvidos com o objetivo de solucionar problemas de forma virtual. 

Entre as mais populares ideias de infoprodutos disponíveis na rede, estão: 

  • e-books;
  • webinars;
  • podcasts; 
  • games;
  • aplicativos;
  • cursos online. 

Ao compreender o que é um infoproduto, conseguimos avaliar com clareza e dimensionar, também, suas vantagens para quem oferece e para quem compra. Algumas delas são:

  • baixo investimento, alto retorno (para o produtor);
  • custos de aquisição relativamente baixos (para o consumidor);
  • alta escalabilidade, podendo ser oferecida sem barreiras geográficas;
  • é um produto de alta procura, pois seu formato se encaixa nos hábitos digitais do novo consumidor; 
  • é uma ferramenta de inclusão social com informações acessíveis.

A seguir, você conhece nossas 6 dicas fundamentais para investir em marketing digital para infoprodutos e potencializar os resultados do negócio. 

Marketing digital para infoprodutos: 6 dicas essenciais 

1. Crie um infoproduto de qualidade

A primeira dica de marketing digital para infoprodutos é, também, uma dica para investimentos em geral: assegure a qualidade do produto vendido. 

De nada adianta criar estratégias de marketing digital para infoprodutos consistentes se, após a compra, o cliente percebe que o item adquirido não supre as expectativas. 

Por isso, reserve tempo para criar conteúdos ou produtos de qualidade. Inclua etapas de revisão, prototipagem, testes e feedbacks. Garanta que seu público final alcançará o objetivo desejado ao adquirir seu infoproduto. 

2. Venda em múltiplas plataformas

Em seguida, prepare seus espaços de venda no meio digital. Sim, você leu certo: espaçoS. Atualmente, a ideia de omnichannel (ou “todos os canais”) está ganhando espaço, e a palavra de ordem é comodidade ao consumidor. 

Por isso, não se contente em vender seu infoproduto apenas em um espaço (seja ele um e-commerce ou mesmo uma plataforma e-learning): ofereça caminhos para chegar a ele também nas redes sociais e por meio de anúncios do Google. 

Uma boa estratégia de marketing digital para infoproduto é vincular anúncios e postagens nas redes sociais a “CTAs” (Calls to Action, ou chamadas para a ação), guiando o consumidor para a página de compra do produto. 

3. Fortaleça a presença nas redes sociais

Falar de marketing digital para infoprodutos sem mencionar as redes sociais é impossível! Afinal de contas, 76% dos compradores se consideram abertos para uma abordagem de vendas via redes sociais. Além disso, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais. 

Entretanto, é preciso garantir que seus canais sejam encarados com fontes de credibilidade. Para isso, aqui vão algumas dicas para fortalecer a presença nos canais digitais e ganhar a confiança do consumidor:

  • crie conteúdos com frequência; 
  • engaje os seguidores a participarem das postagens com dúvidas, comentários ou sugestões;
  • seja relevante nas publicações: nada de conteúdo reproduzido de outras páginas!; 
  • desenvolva conteúdo adequado para cada rede social; 
  • invista nas redes sociais com maior compatibilidade com o negócio. 

4. Faça parcerias

Outra estratégia promissora para o marketing digital de infoprodutos é a criação de parcerias. 

Estas parcerias têm, como objetivo, fortalecer a credibilidade da marca e utilizar o recurso do marketing de influência. Este, aliás, é um recurso que promete bons resultados. 

De acordo com o portal especializado Influency.me, 48% das pessoas de 18 a 24 anos afirmam ter comprado um produto após a recomendação de um creator

Além dos influenciadores digitais, fazer parcerias com especialistas em seu segmento de atuação também pode trazer resultados. Isso porque estas figuras fortalecem o argumento da autoridade e trazem credibilidade para o infoproduto anunciado. 

5. Crie uma rede de avaliações e reviews confiáveis e verdadeiras

Além dos influenciadores digitais e autoridades técnicas no segmento do seu infoproduto, sabe quem também pode contribuir ativamente para o marketing digital? Seus clientes! 

Construir uma rede de avaliações e reviews confiáveis de verdadeiras é uma forma de humanizar o acesso ao seu produto digital. 

E o poder de uma avaliação é alto! De acordo com a Nielsen, 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line. Além disso, 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais.

6. Ofereça descontos e promoções exclusivas

Por fim, não podemos deixar de pensar o marketing digital de infoprodutos sem considerar boas estratégias de atração e retenção. Se o seu infoproduto for do segmento educacional, por exemplo, já imaginou como oferecer um curso online grátis para captar novos alunos EAD pode ser efetivo? 

Esta estratégia ajuda a eliminar as barreiras do desconhecimento e fortalecer a reputação da marca como uma conhecedora do assunto que promove.

Além dessa estratégia, bastante promissora na aquisição de novos clientes, também é preciso pensar na retenção. Por isso, códigos de desconto para alunos antigos e rematrículas com valores reduzidos podem fazer parte do pacote. 

E onde entra o marketing digital nisso tudo? — você pode se perguntar. 

Nós respondemos: o marketing digital é o caminho que leva as ofertas até os consumidores. Seja via e-mail, rede social, contato por WhatsApp ou por outros canais, conhecer as melhores estratégias de marketing digital para infoprodutos te ajuda a dar tiros certeiros no alvo desejado. 

Gostou das sugestões até aqui? Então confira também o vídeo abaixo:

Se investir em um infoproduto é a sua praia, aproveite o fim desta leitura para embarcar nas próximas: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy