Blog EAD Plataforma 13-07-2018 Guest Post E-Notas produtor digital

A importância das tecnologias para um produtor digital

Já não é mais possível alcançar o sucesso no mercado sem utilizar tecnologias, seja para emitir notas fiscais de serviço, seja para fazer a gestão do seu cursos online, como produtor digital.

Um produtor digital precisa se preocupar com o presente e o futuro do empreendimento e deve conhecer as necessidades de seus clientes. Nessas horas, alguns profissionais ainda ficam presos ao tradicionalismo e realizam tarefas manualmente.

Ao adotar essa postura, você abre brechas para falhas e erros que atrapalham o bom desempenho da empresa.

Este post vai te mostrar como as tecnologias devem fazer parte do dia a dia de um produtor digital.

Vamos lá?

Por que é importante adotar processos tecnológicos?

As tecnologias são de grande auxílio na hora de agregar valor aos seus produtos e enfrentar a concorrência do mercado. Hoje em dia, pequenos e médios empreendedores conseguem criar soluções e mercadorias de qualidade, que competem com grandes gestões.

Desse modo, as tecnologias trouxeram melhorias substanciais ao mundo corporativo —  e você não pode ficar de fora dessa.

Quais são os benefícios da tecnologia para um produtor digital?

Fazer a empresa crescer

O aumento dos lucros é um dos principais objetivos de muitos produtores digitais, não é mesmo? Contudo, isso não acontece do dia para a noite. Saiba que é preciso se esforçar muito.

Vários desafios podem surgir em seu caminho, e você deve estar preparado. O uso de tecnologias é uma importante solução para automatizar tarefas e reduzir os erros em sua jornada.

Quem não segue essa tendência passa por poucas e boas. Simples atividades, como o gerenciamento do fluxo de caixa ou a criação de conteúdos épicos, tornam-se grandes dores de cabeça.

Desse modo, faça de tudo para adotar tecnologias em sua empresa e fomente o seu crescimento.

Manter o negócio legalizado

As leis brasileiras tiram as noites de sono de muitos empreendedores. Em todas as situações, é preciso respeitá-las e seguir as suas recomendações.

Se você é um produtor digital, por exemplo, saiba que as suas preocupações devem ir muito além da produção de aulas com vídeos incríveis. Na verdade, é preciso pagar os impostos corretos e dominar as leis que regem a sua área de atuação.

Em muitos casos, você já tem uma rotina atarefada e não tem muito tempo para se preocupar com isso. Mas não se preocupe: as tecnologias são grandes aliadas nessas horas.

Ao escolher uma solução adequada ao perfil do seu negócio, é possível manter-se legalizado. Um software de gestão financeira reúne todas as informações em um só lugar e não deixa que você perca datas de pagamentos.

Além disso, uma plataforma de automação de notas fiscais realiza o controle dos seus documentos fiscais e faz com que você tenha mais tempo para focar naquilo que realmente importa: fazer a gestão crescer.

Superar as barreiras geográficas

Em décadas passadas, uma pessoa precisava se deslocar até uma loja física ou uma instituição de ensino para adquirir um produto ou fazer um curso.

Hoje em dia, o mundo virtual conecta clientes e empresa. Em apenas alguns cliques, você encontra oportunidades para atrair clientes em inúmeras cidades, estados e países.

Ou seja, não pense que é preciso ficar 24 horas por dia na frente do computador. As ferramentas modernas permitem que você automatize os fluxos de tarefas, melhorando a experiência do usuário.

Se você que fazer um curso digital, por exemplo, uma solução EAD proporciona a criação de plataformas comerciais e corporativas de acordo com as suas necessidades.

Inclusive, uma plataforma EAD é a ferramenta ideal para quem almeja treinar colaboradores e difundir o conhecimento na gestão também.

Aumentar a segurança de dados

Imprevistos acontecem em todas as organizações. Imagine perder todos os documentos, registros e contratos de sua gestão por causa de um problema qualquer. Essa situação seria caótica, certo?

Pois bem, o uso de tecnologias elimina esses casos porque é possível armazenar dados e documentos em servidores, como a nuvem. Além disso, essa opção é muito mais econômica e proporciona a realização de backups e outras medidas de segurança.

Todas essas questões facilitam a continuidade do negócio, mesmo que algo inusitado aconteça.

E os benefícios não param por aí. Quem tem mais segurança de dados pode tomar decisões precisas e eficientes.

Como utilizá-las?

Até o momento, você entendeu como é importante utilizar novas tecnologias em sua rotina de trabalho, não é mesmo?

Contudo, você pode ter dúvidas na hora de aplicá-las, pois existem várias opções. Basta fazer uma rápida no Google para encontrar soluções de todos os tipos.

Antes de tomar qualquer decisão, é muito importante analisar as necessidades de sua gestão e as funcionalidades que as ferramentas oferecem. De nada adianta, por exemplo, escolher uma tecnologia de ponta se ela não tem as funcionalidades que os seus colaboradores precisam.

Abaixo, você encontra exemplos que fazem toda a diferença na hora de obter resultados positivos:

Utilizar uma plataforma EAD

Se você é um produtor digital antenado com as novidades do mercado, provavelmente, já se deparou com o termo “plataforma EAD”. Esse modelo de ensino vem ganhando cada vez mais adeptos, pois permite a criação de cursos pela internet. Com isso, os alunos podem acessá-los a qualquer hora ou lugar.

Em outras palavras, uma plataforma EAD é uma ótima ferramenta para quem deseja empreender no mundo digital.

A partir de um sistema de gestão de aprendizagem, você encontra uma estrutura pronta para fazer o gerenciamento de alunos, definir a trilha para as suas aulas e administrar matrículas com facilidade.

Além disso, é possível transformar o seu portal em um e-commerce, com um carrinho e páginas exclusivas para a venda de cada curso.

Adotar uma solução de emissão de notas fiscais automáticas

Muitas pessoas têm ideias inovadoras e resolvem investir no mercado tecnológico. Com o passar do tempo, alguns empreendedores alcançam os resultados que desejam, mas se esquecem de algumas questões, como a emissão de notas fiscais.

Deixar esse assunto de lado é um erro grave porque é preciso declarar ganhos e pagar impostos. Nessas horas, qualquer equívoco pode trazer sérias consequências, como multas e, em casos mais graves, até a prisão.

Portanto, todo produto digital deve saber como emitir notas fiscais eletrônicas de serviço.

Avalie as suas opções

No primeiro caso, é necessário entrar no site da prefeitura em que o seu negócio se situa e fazer o cadastro.

Saiba que cada município tem regras e exigências diferentes. Isso quer dizer que você perderá muito tempo entendendo todos os procedimentos e ainda corre o risco de sofrer com as instabilidades dos sistemas. Saiba que alguns municípios exigem certificado digital também.

Já quem deseja ter comodidade na rotina de trabalho e evitar problemas opta por um emissor de nota fiscal. Ao tomar essa atitude, você tem um sistema automatizado, que facilita a comunicação com o contador e elimina as tarefas manuais.

E não se esqueça: existem a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e a Nota Fiscal de Produto (NF-e) também.

Tenha em mente que existem regras e procedimentos diferentes para cada atividade empresarial. Portanto, sempre tire as suas dúvidas com um contador.

Ao ler este post, você entendeu como as tecnologias são essenciais para um produtor digital. Tenha em mente que é necessário utilizar várias ferramentas, a fim de otimizar a sua rotina, pois cada solução tem características únicas.

Portanto, não perca mais tempo: estude muito bem as suas metas e descubra tecnologias que não podem faltar em seu negócio.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer de aprender ainda mais? Descubra 6 dicas para reduzir custos na empresa agora!

*Guest post produzido pela equipe da eNotas.