5 estrelas como exemplo de uma boa prova social

Entenda é prova social de marketing + impacto dessa ferramenta nas vendas

A prova social é uma ferramenta de marketing cujo objetivo é proporcionar um gatilho mental no público para que ele tenha mais interesse pelo seu produto ou serviço. 

Esse gatilho, por sua vez, é ativado a partir do compartilhamento de uma experiência positiva do público com a marca.

A eficácia dessa estratégia pode ser comprovada pela nossa própria experiência de vida. Afinal, quem nunca ficou mais disposto a fazer uma compra após uma indicação feita por um familiar, amigo ou figura relevante no assunto?

E, como sabemos, uma boa estratégia de marketing mostra sua eficiência por meio de elementos persuasivos, como um design atraente, promoções, um storytelling criativo ou um bom atendimento. A prova social, por sua vez, é só mais um desses gatilhos mentais.

Pode ser a apresentação de um case de sucesso ou simplesmente um mero depoimento de algum cliente satisfeito: qualquer um desses recursos podem ser utilizados para fisgar a atenção do consumidor e, assim, aumentar as taxas de conversão em vendas.

Quer entender melhor o que é prova social e a importância dessa estratégia na prática? Confira o conteúdo até o fim!

O que é prova social?

A prova social é um recurso de convencimento para o fechamento de uma venda no qual é demonstrada uma segunda opinião como forma de reforçar a qualidade de um produto. 

Em suma, esse instrumento é o que está por trás de uma credencial fundamental para qualquer produto ou serviço: a credibilidade. Afinal, desde sempre a influência social é um fator determinante para o fechamento de uma compra.

Imagine, por exemplo, que você está na dúvida entre duas marcas de um curso EAD de programação e desenvolvimento web. 

Entretanto, uma delas tem uma divulgação mais tradicional, em que estão sublinhadas as qualidades do curso. 

Já a outra, além disso, também promove o curso por meio da recomendação de um renomado programador e digital influencer com milhares de seguidores no Instagram e YouTube por causa de seus posts educativos.

Essa divulgação pode ser o “pulo do gato” para que o cliente se decida entre a marca que apostou em uma prova social persuasiva.

>>> Confira mais dicas para ganhar seu cliente com o canal da Ead Plataforma:

Quais são os tipos de prova social?

Puxando o gancho do exemplo acima, quais são os principais tipos de prova social para utilizar no dia a dia comercial? Vamos falar um pouco sobre as opções mais populares. Confira!

Depoimentos 

Sabe quando você está na página de um produto e serviço e há pequenos depoimentos de clientes satisfeitos com a experiência com a marca? Pois é, esse tipo de prova social é uma opção simples e eficaz de convencimento.

Se o seu negócio for B2B (business to business), uma ótima dica é colocar o depoimento efusivo de gestores de marcas referências que estão na sua carteira de clientes.

Cases de Sucesso

Um case de sucesso é um conteúdo completo que relata toda a trajetória de sucesso que você teve com um cliente B2B. Essa é uma oportunidade para mostrar as etapas do processo e os impactos positivos.

Aqui também é uma ótima oportunidade para mostrar mais depoimentos do cliente e de como ficaram satisfeitos com o serviço/produto. 

Engajamento em redes sociais

Engajamento também é uma excelente prova social. Em especial, os comentários positivos deixados nas postagens da marca, mais o número de curtidas, são um grande sinal de credibilidade, principalmente, para consumidores pessoas físicas.

Notas e avaliações

Especialmente se você tiver um e-commerce, contar com uma boa média de notas e avaliações nos principais marketplaces e plataformas, como o Google Empresas, é muito importante para a credibilidade.

Autoridade

Por fim, ter grandes referências e influenciadores digitais relevantes como promotores do seu produto/serviço é uma estratégia extremamente eficiente para fortalecimento da marca, aumento da sua reputação e sucesso nas  vendas.

Dados do negócio

Está presente em todas as regiões do Brasil ou até fora do país? Já tem “n” anos de mercado com reputação inabalável? Tem um número crescente de clientes ao longo dos anos?

Utilizar esses dados do negócio como reforço da credibilidade do negócios e fisgar a atenção do cliente é uma forma indireta de prova social. Afinal, por mais que não haja uma recomendação direta de um terceiro, os números falam por si só e constatam o sucesso da marca com o público.

Quais os melhores gatilhos mentais para prova social?

Primeiramente, para que uma prova social de marketing seja realmente efetiva, é preciso levar alguns pontos em consideração. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Semelhança: o cliente precisa sentir alguma identificação com quem faz a recomendação para que ele seja convencido de que aprovará a experiência da mesma forma.
  • Autoridade: como no exemplo que citamos acima, autoridades no assunto ou  no segmento de mercado do produto/serviço — seja pelos seus títulos, número de seguidores ou influência em geral — entregam muita persuasão. 
  • Quantidade: ter um grande número de avaliações positivas na página de compra ou uma média geral de notas positivas em uma página de e-commerce, por exemplo, também é um excelente gatilho para prova social.

Portanto, o gestor que monta sua estratégia de marketing usando esses gatilhos como pressuposto, terá a faca e o queijo na mão para conquistar seus clientes com instrumentos realmente persuasivos.

Gostou do conteúdo? Entendeu o que é prova social e sua importância? Nós da EAD Plataforma temos orgulho de levar conhecimento para empreendedores que desejam ganhar destaque no mercado digital.

Para mais conteúdos que nem esse, fique de olho no nosso blog! Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy