como-ganhar-dinheiro-instagram

Como ganhar dinheiro com Instagram? 5 possibilidades para explorar

Você sabia que o Brasil é o 3º país no mundo com mais usuários ativos no Instagram? Diante deste dado, você, empreendedor digital, precisa conhecer nossas dicas sobre como ganhar dinheiro no Instagram. 

A plataforma é rica em ferramentas e caminhos que podem levar à monetização (direta ou indireta). Sábios são aqueles que entendem este potencial e exploram a plataforma como algo muito além de uma simples rede social. 

Continue esta leitura para entender como ganhar dinheiro no Instagram de 5 formas diferentes: 

  1. Digital influencer;
  2. Programa de afiliados;
  3. Loja online
  4. Criação e venda de filtros
  5. Venda de curso online

Boa leitura! 

Como ganhar dinheiro com Instagram? 

A seguir, apresentamos 5 caminhos possíveis para entender como ganhar dinheiro com Instagram. Tome nota! 

1. Digital influencer

A mais popular forma de ganhar dinheiro com Instagram é construindo uma carreira como digital influencer. De acordo com esta matéria, 63% dos investidores planejavam aumentar o gasto com influenciadores digitais em 2021. 

E o mercado, que cresceu de forma impressionante nos últimos anos, ainda não dá sinais de retração. A expectativa é de que o segmento movimente, anualmente, um valor mínimo de US$10 milhões

Veja no vídeo abaixo uma discussão interessante sobre o papel do influenciador digital em nossa realidade: 

2. Programa de afiliados

Outra possibilidade para quem busca saber como ganhar dinheiro com Instagram é a inscrição em um programa de afiliados. Neste modelo de trabalho, os afiliados ganham comissões a partir de compras realizadas por um link compartilhado por ele — e é aqui que entra o poderoso Instagram!

Quanto mais bem relacionado é o perfil no Instagram, maiores são as chances de alcançar público na divulgação do link, gerar cliques, e, consequentemente, converter estes cliques em receita. 

3. Loja online

Criar um marketplace no Instagram também é um caminho para ganhar dinheiro na rede. Neste caso, você pode, inclusive, transpor um negócio físico para o ambiente digital, afinal, é possível vender (quase) tudo pelas redes sociais. 

Para abrir uma loja online no Instagram, é importante ter um perfil de negócios, um cadastro no Facebook e, preferencialmente, um site para direcionar acessos. 

Veja o tutorial de configuração da loja online no Instagram a seguir: 

4. Criação e venda de filtros

Os filtros do recurso Instagram Stories se tornaram, rapidamente, um dos caminhos para entender como ganhar dinheiro no Instagram. Filtros são uma espécie de aplicação feita sobre a imagem gravada no recurso de vídeo do Instagram. Com eles, é possível alterar fundos, cores, detalhes no rosto e até mesmo simular peças de roupas e acessórios. 

Com isso, muitos empreendedores e influenciadores viram no recurso uma oportunidade de promoverem suas imagens e marcas, já que os filtros são inteiramente personalizáveis e podem ser cadastrados com o nome da marca ou do influenciador em questão. 

Quem sai ganhando com a popularização do recurso são os designers de filtros, que monetizam a plataforma vendendo protótipos com as características desejadas pelo cliente. 

5. Venda de cursos online

Existem diversos caminhos efetivos para vender cursos online. Mas certamente, o Instagram é um deles. 

Isso porque a plataforma tem elevados índices de engajamento, e oferece possibilidades de divulgação ímpares, como a realização de lives e webinars temáticos e a disponibilização de links e redirecionamentos para plataformas EAD e landing pages de matrícula. 

Dicas essenciais para ganhar dinheiro no Instagram

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com o Instagram de 5 maneiras diferentes, é importante darmos algumas dicas extras. Elas são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de monetização pela rede social., então, se ligue! 

Produza conteúdo de qualidade

É impossível falar sobre ganhar dinheiro pela internet sem falarmos, também, sobre a importância da produção de conteúdo. Afinal, o marketing de conteúdo é a principal ferramenta de venda pelas redes sociais, e com o Instagram não seria diferente. 

Por isso, não pense que a monetização via Instagram cai do céu! É preciso estruturar um plano de conteúdo robusto, que explore todas as ferramentas disponíveis na plataforma (reels, story, IGTV, feed etc) e tenha, como base, 3 importantes pilares: 

  • frequência (postagens regulares sem grandes intervalos);
  • qualidade (conteúdo autoral, relevante e adequado às expectativas do público-alvo);
  • interações com o público (via comentários, curtidas ou compartilhamentos).

Sobre este último item, falaremos com mais detalhes a seguir.  

Engaje seu público

Um bom empreendedor digital sabe que o engajamento do público é o mais importante termômetro de sucesso de seu negócio. Curtidas, acessos, compartilhamentos e comentários são sinais de que o marketing digital está surtindo efeito, e que as chances de conversão de vendas seguem crescendo. 

Por isso, nossas dicas para explorar o potencial de engajamento do Instagram são:

  • finalize postagens com CTAs (Calls-to-action) que estimulem o público a uma ação (curtir, compartilhar, comentar);
  • valorize seguidores engajados com brindes e menções;
  • responda e participe de tópicos em perfis semelhantes ao seu; 
  • crie conteúdo informal e com senso de humor;
  • explore recursos como enquetes para estimular a participação do público.  

Tenha um produto digital funcional 

Por fim, para encerrar nossa lista de dicas práticas para ganhar dinheiro com Instagram, precisamos falar sobre o produto digital em si. Se você vende algo na internet, precisa assegurar que seu produto funcione e que entregue aquilo que você promete aos seguidores.

Do contrário, a ação no Instagram pode se virar contra você, e o que poderia ser uma fonte financeira se torna um local de grandes prejuízos. 

Portanto, se você vende, por exemplo, um curso online, tenha a certeza de que a plataforma e-learning que hospeda o curso seja eficaz, completa e preparada para atender às necessidades dos alunos. O mesmo vale para um marketplace ou e-commerce. 

Se você atua no segmento educacional e curtiu nossas dicas sobre como ganhar dinheiro com Instagram, vai gostar mais ainda de finalizar esta leitura e emendar em outras duas, também sobre redes sociais: 

Como divulgar seu curso no Instagram?

Facebook para venda de cursos online

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy