/como-divulgar-curso-instagram

Como divulgar um curso no Instagram? 8 ideias para inspirar e conquistar clientes!

Em busca de dicas sobre como divulgar um curso no Instagram? Se sua resposta for sim, você provavelmente já conhece o potencial desta rede. A plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, dos quais mais de 25 milhões são contas comerciais. 

Continue a leitura deste artigo para conhecer nossas 8 dicas práticas (+ exemplos) sobre como divulgar um curso no Instagram: 

  1. Crie um perfil para a sua empresa
  2. Desenvolva uma rede de seguidores que tenham fit com o negócio
  3. Faça parcerias com influenciadores digitais
  4. Explore todas as ferramentas disponíveis no Instagram
  5. Interaja com os usuários
  6. Ofereça descontos exclusivos para seguidores
  7. Use o Instagram Ads
  8. Monitore os resultados e revise as estratégias

Boa leitura! 

Por que divulgar um curso online no Instagram? 

Antes de entender como divulgar um curso no Instagram, vamos voltar algumas casas? Nossa ideia é te mostrar por que esta rede vem sendo escolhida por tantas empresas para ganhar dinheiro pela internet, conquistar novos clientes e captar alunos, no caso do segmento educacional. 

Confira as estatísticas abaixo. Elas atestam a efetividade do Instagram enquanto ferramenta de marketing digital para divulgar infoprodutos, serviços e empresas. 

Viu só como a rede pode ser uma grande impulsionadora de negócios? Se você se impressionou com estas estatísticas, prepare-se. No próximo tópico, vamos te ensinar como fazer parte delas ao entender como divulgar um curso no Instagram! 

Como divulgar um curso no Instagram?

Confira a seguir nossas 8 dicas de ouro para aprender como divulgar um curso no Instagram! 

1. Crie um perfil para a sua empresa

O primeiro passo para entender como divulgar um curso no Instagram é desenvolver um perfil adequado à sua empresa. Entenda que, nesta rede, perfis pessoais e profissionais dispõem de ferramentas diferenciadas de uso. 

Portanto, é importante que você crie um perfil designado como “empresa” para poder usufruir dos recursos de patrocínio e engajamento de marcas disponibilizado na plataforma. 

Quer saber como fazer isso? Veja o vídeo abaixo! 

2. Desenvolva uma rede de seguidores que tenham fit com o negócio

Nossa segunda dica sobre como divulgar um curso no Instagram já é um pulo do gato! Muito se fala sobre a importância de uma rede de seguidores. Porém, muitas vezes a qualificação dessa rede é deixada de lado. 

Uma rede qualificada de seguidores é representada por perfis pessoais que tenham fit com a sua marca. O que isso significa? Que estão próximas da descrição da persona do seu negócio. 

De nada adianta angariar milhões de seguidores em ações genéricas (como sorteios, por exemplo), se esses seguidores não interagem e dificilmente vão adquirir o seu produto.

Por isso, nossas dicas para construir uma base de seguidores confiável são: 

  • divulgue seu perfil no Instagram em fóruns e em outras redes sociais da marca;
  • siga perfis que já sigam outras empresas do seu segmento;
  • faça campanhas pagas com uma boa segmentação de público (falaremos sobre este recurso mais à frente); 
  • comente em postagens de concorrentes indiretos. 

3. Faça parcerias com influenciadores digitais

Outra alternativa para entender como divulgar um curso no Instagram e, de quebra, fortalecer sua base de clientes, é fazer parcerias com influenciadores digitais que conversem com o seu segmento. 

De acordo com esta pesquisa, 89% dos responsáveis pelo marketing das empresas dizem que o ROI (Retorno sobre o Investimento) das ações com influenciadores é maior do que praticamente todas as outras estratégias de marketing digital

Portanto, basta escolher os parceiros com sabedoria e aproveitar os resultados! Quer ver um exemplo? Suponhamos que você esteja mesmo querendo saber como divulgar um curso no Instagram.

Aqui vão algumas dicas de influencers que trabalham o segmento educacional e poderiam ajudar a divulgar seu conteúdo: 

4. Explore todas as ferramentas disponíveis no Instagram

Com o passar dos anos, o Instagram se reinventa e disponibiliza novas ferramentas de interação entre os usuários. 

Prova disso são os recursos Reels, IGTV e Instagram Stories.

Se você deseja entender como divulgar um curso no Instagram, prepare-se para utilizar cada um deles! Afinal, a rede “recompensa” usuários que sabem como aproveitar os recursos disponíveis com mais alcance, o que contribui positivamente para o engajamento e a conversão em vendas. 

Por isso, tome nota e inclua cada ferramenta em seu planejamento:

  • Stories: vídeos curtos com até 15s de duração. Podem reproduzir conteúdo pronto ou mostrar fragmentos gravados na hora;
  • Reels: semelhante ao Tik Tok, o recurso é ideal para divulgar pequenos vídeos criativos; 
  • IGTV: plataforma para a veiculação de vídeos. Permite conteúdos de até 10 minutos (imagine divulgar pequenos trechos de uma vídeo aula ou webinar aqui?!) 
  • Loja: plataforma integrada ao Instagram que permite aos perfis comerciais exibir seus principais produtos em uma vitrine virtual 

5. Interaja com os usuários

O atendimento ao cliente deve ser prioridade para captar novos consumidores em qualquer plataforma. Portanto, interaja com os usuários, responda perguntas e comentários feitos no perfil e estimule o engajamento de seus seguidores. 

6. Ofereça descontos exclusivos para seguidores

Oferecer um curso grátis nem sempre é a melhor saída para conseguir clientes. Porém, cupons de desconto, bônus e descontos exclusivos, inegavelmente, ajudam a incrementar sua estratégia. 

Dessa forma, planeje ofertas especiais para seguidores mais antigos, mais engajados ou simbólicos (seguidor número 1.000, por exemplo) e leve-os direto à sua plataforma de cursos! 

7. Use o Instagram Ads

Assim como o Facebook, o Instagram conta com uma ferramenta de anúncios. Aliás, como são ferramentas de uma mesma empresa, os anúncios das duas redes podem ser integrados e gerenciados por plataformas comuns. 

Entenda tudo sobre Instagram Ads no vídeo abaixo:

8. Monitore os resultados e revise as estratégias

Por fim, a dica final para te ajudar a compreender como divulgar um curso no Instagram: acompanhe os resultados das suas publicações, identifique oportunidades de melhoria e ajuste a atividade da conta para obter melhores resultados! 

Não se esqueça: se for divulgar um curso, garanta seu funcionamento! 

E aqui vai um lembrete-bônus tão importante quanto nossas dicas sobre como divulgar um curso no Instagram: garanta que seu curso esteja hospedado em uma plataforma de qualidade! 

Este é o caminho mais certeiro para transformar alunos em promotores da marca. Dessa forma, além de consumir seu produto, eles poderão deixar comentários positivos nas redes e indicar o conteúdo para outros interessados! 

Quer uma dica de hospedagem para cursos online? Conheça a EAD Plataforma! Consolidada no mercado e colecionando altíssimos índices de satisfação, nossa plataforma EAD já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários! 

Quer descobrir por que tanta gente utiliza nosso sistema? Preencha este formulário e teste as funcionalidades da EAD gratuitamente por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy