Como ser um empreendedor digital de sucesso

Saia do básico: como ser um empreendedor digital de sucesso?

Quer “pensar fora da caixa”? Descubra como ser um empreendedor digital de sucesso, com 5 dicas infalíveis para aprimorar seus infoprodutos. Siga conosco para saber como faturar muito na internet. Afinal, é desafiador empreender na crise, como em tempos de coronavírus

Por outro lado, este cenário crítico abre novas oportunidades de como ser um empreendedor digital de sucesso. Isso porque as medidas de isolamento social mudaram os hábitos de consumo da população.

Os dados são do Global Consumer Insights Survey 2020. Segundo a pesquisa, 45% das pessoas começaram a usar o celular como um canal de compras, desde o início da pandemia.

Mas, como ser um empreendedor digital de sucesso?

Para descobrir como ser um empreendedor digital de sucesso, é importante manter-se antenado sobre o mercado. A ideia central é planejar os próximos passos com metas realistas. Portanto, vale considerar os seguintes pontos-chave:

Estude sobre empreendedorismo

É essencial estar bem informado sobre as tendências, para produzir conteúdos de qualidade e gerar engajamento. Por falar nisso, já leu nosso post com 5 livros para empreendedores? Na oportunidade, falamos de: Organizações exponenciais, Satisfação garantida, Tração, Scrum e De Zero a Um.

Entenda a dinâmica do mercado

Não basta descobrir quanto custa abrir um polo EAD ou como ganhar dinheiro no Youtube. Para saber como ser um empreendedor digital de sucesso, é vital compreender os paradigmas do mundo VUCA. Essa sigla representa os conceitos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, que são típicos da sociedade moderna. 

Por sinal, aproveite para ler nosso post sobre ideias para empreender na crise, desde os consertos até aos cursos online. E mais: saúde, entretenimento e alimentação nunca saem de moda, não é mesmo?

Faça um plano de negócios

Preparar um plano de negócios significa dar um norte para a tomada de decisão, com base em objetivos alcançáveis. Isso inclui o mercado-alvo, a proposta de valor e a vantagem competitiva, entre outros aspectos. 

E não se esqueça de regularizar seu negócio digital. Como exemplo, quem quer abrir uma empresa de cursos online, deve atentar para: CNPJ, plataforma de e-learning, registro do domínio etc. 

Pense no impacto social positivo

Já ouviu falar no círculo dourado, que é usado por grandes líderes para inspirar ações? Cada vez mais, os consumidores tendem a comprar de marcas que têm propósitos motivadores. Ou seja, que levantam bandeiras com as quais se identificam, como as empresas sustentáveis.

5 passos para chegar lá: como ser um empreendedor digital de sucesso?

Selecionamos 5 dicas infalíveis de como ser um empreendedor digital de sucesso. Aliás, isso envolvendo tanto a revisão da estratégia quanto a repaginada dos produtos digitais. E, claro, o reforço nas ações de divulgação.

1. Reanalisar seu nicho de mercado

Encontrar um nicho de mercado é desafiador. Porém, esse é um passo relevante para abrir portas com seu público-alvo, seja para melhorar suas vidas ou resolver problemas.

A propósito, a dica aqui é criar algumas personas (personagens semifictícias) para dialogar efetivamente. Um exemplo: a QA Ninja trabalha para mudar o modelo mental dos profissionais de TI, de modo que se adaptem às metodologias ágeis.

Sendo assim, uma das personas poderia ser um homem de 40 anos, que se formou em Informática no final dos anos 1990. Ele definitivamente precisa se atualizar diante das novas demandas do mercado.

2. Refazer a jornada do consumidor

Para potencializar a experiência dos clientes, é preciso refletir sobre a jornada do consumidor. Isto é, o caminho percorrido até a compra em si, levando em conta o funil de vendas

Para exemplificar, preparamos um infográfico que ilustra o case das escolas de EAD. Vale lembrar que esses mesmos conceitos podem ser facilmente adaptados para outros produtos digitais, ok? 

3. Repensar sua produção de conteúdo

Aprimorar a produção de conteúdo, sem dúvida, é um dos pilares para garantir o crescimento dos negócios. Para tal, sugerimos apostar no inbound marketing, visando atrair clientes, converter em vendas e, depois, fidelizá-los.

Outro ponto importante é diversificar os conteúdos digitais para transmitir sua mensagem com eficácia. Logo, que tal criar vídeos, gravar aulas EAD, fazer podcasts, promover webinars, lançar um e-book e assim por diante? 

4. Rever as métricas

Falando em marketing digital, é fundamental acompanhar os indicadores de desempenho. Alguns deles são:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): custo de vendas dividido pelo número dos novos clientes;
  • Coeficiente de Viralidade (CV): número de convites dividido pelo total de usuários indicados;
  • Custo por Mil (CPM): custo total de uma campanha dividido por 1000 visualizações.

5. Remanejar seus investimentos em divulgação

Para fechar nossa lista, vale ponderar sobre a efetividade das iniciativas que estão em curso. Talvez seja necessário ajustar o leme. Em geral, as principais estratégias giram em torno de:

Nesse ponto, recomendamos essa live, em que Thiago Concer e Paulo Faustino falam sobre o papel do marketing digital. Aliás, esse é um dos grandes segredos de como ser um empreendedor digital de sucesso. 😉

Por fim, agora que você já está por dentro de como ser um empreendedor digital de sucesso, que tal otimizar seus negócios? Conte com o apoio da EAD Plataforma nessa missão! Aproveite para testar grátis por 7 dias e confira mais conteúdos no Blog!

Fabio Godoy