Site para vender cursos online

Site para vender cursos online: quais são os 3 melhores?

Quer fazer uma imersão no EAD, mas não sabe como escolher o melhor site para vender cursos online? Neste artigo, te ajudamos a refletir sobre o custo-benefício das plataformas de e-learning. Assim, você pode optar por aquela que corresponde às suas necessidades.

E isso vai além de descobrir quanto custa um site para vender cursos online. Realmente, é importante colocar tudo no papel para analisar a viabilidade. Porém, é preciso ter em mente qual é o plano de negócios, a fim de alavancar as vendas nos canais digitais, com metas realistas.

Qual o custo-benefício do site para vender cursos online?

Ao contratar um site para vender cursos online, é essencial ponderar sobre o serviço oferecido em relação ao investimento que será feito. Por isso, na hora de escolher uma plataforma de ensino a distância, vale considerar os quesitos:

  • Planos;
  • Modalidade;
  • Segurança;
  • Personalização;
  • Funcionalidades. Ah, falaremos sobre isso mais adiante, ok?

Planos de pagamento

Você sabe a diferença entre preço, custo e valor? Essa pergunta (levemente retórica) tem como objetivo te ajudar a precificar o produto digital. Aliás, essa conta engloba o investimento em: infraestrutura (como a plataforma EAD), honorários dos profissionais e outros gastos. 

Nesse ponto, é vital escolher um site para vender cursos online que facilite o pagamento, seja com planos mensais ou anuais. E, de preferência, sem fidelidade. Portanto, contando com esse apoio para equilibrar o fluxo de caixa, você pode focar na produção de conteúdos de qualidade. 

Modalidade de ensino

A dica aqui é pensar no nicho de mercado, ou seja, no público você vai atender. São inúmeras opções: educação básica, ensino superior, cursos livres, universidades corporativas e mais. Tendo isso em mente, você já pode passar para o próximo item: os recursos agregados.

Funcionalidades da plataforma

Depois de escolher a modalidade de ensino, chega o momento de considerar os recursos disponíveis:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): biblioteca, aula ao vivo (com chat), fórum de discussão etc.;
  • Otimização: fácil acesso via celulares e computadores;  
  • Pagamento dos cursos: planos de assinatura e recorrência, (como no modelo Netflix). E mais: carrinho de compras, cupom de desconto, cobrança via e-mail e afins;
  • Gerenciamento do curso: organização de grupos e turmas, múltiplos professores, realização de provas…;
  • Parte técnica: configuração do domínio para hospedar o curso e integração API. Além disso, é importante conferir as questões de segurança e customização.

Certificado de segurança

Já ouviu falar na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Para estar em conformidade com a legislação, é imprescindível dispor do certificado de segurança, para preservar dados pessoais e profissionais. 

Em outras palavras, os sistemas de proteção devem se aplicar a todos os tipos de LMS. Isto é, a LGPD vale para os diferentes formatos de Learning Management System:

  • Instalado ou online;
  • Hospedado ou em nuvem;
  • Gratuito ou comercial;
  • Com código aberto ou fechado. 

Personalização da interface

Personalizar seu próprio tema é uma das grandes sacadas dos sites para vender cursos online, mas nem todos têm essa possibilidade. Sendo assim, esse é um dos diferenciais para quem opta por customizar suas preferências, para agilizar o gerenciamento do EAD.

3 exemplos de site para vender cursos online

1. EAD Plataforma

Quer ter seu e-commerce de cursos? Então, a EAD Plataforma é a solução ideal para alavancar seus negócios. Trata-se de uma interface prática e intuitiva, que não requer o apoio de profissionais de desenvolvimento. Com isso, você mesmo pode personalizar e gerenciar seu curso online.  

Por falar nisso, além da eficácia em hospedar a plataforma comercial ou corporativa, você pode contar com ações de inbound marketing e automação. No infográfico a seguir, mostramos a integração de ferramentas certas (como o software da Lahar) visando captar e fidelizar clientes.

2. LMS Estúdio

Com o LMS Estúdio, você pode criar sua plataforma EAD gratuitamente, desde que tenha apenas 20 alunos. E, se a sua base de clientes aumentar, tem a opção de pagar um plano mensal, conforme o total de inscritos. No caso, não há taxas de instalação, multas ou prazo de cancelamento.

Por exemplo, as aulas ao vivo são viabilizadas pelo serviço pago do Vimeo, enquanto as do Youtube são gratuitas. Além disso, o sistema multilinguagem envolve os idiomas: Português, Espanhol e Inglês.

3. Thinkr

Para fechar nossa lista de sites para vender cursos online, o mercado dispõe da Thinkr. A plataforma desenvolvida pela Idealizza é voltada para professores autônomos ou proprietários de cursos e faculdades.

Entre os diferenciais, podemos destacar: integração com o PagSeguro, estatísticas de vendas e de visualizações das aulas. Também há suporte para as transmissões ao vivo e gerenciador de conteúdo dentro da plataforma. 

Pronto! Agora que você já está por dentro do custo-benefício, basta escolher o melhor site para vender cursos online. Nós, da EAD Plataforma, estamos à disposição para te ajudar a decolar com a produção de conteúdo digital. 

Não perca mais tempo: fale conosco e teste os recursos por 7 dias grátis! E mais: aproveite para conferir outros conteúdos no Blog, como forma de acompanhar as tendências e dar um upgrade nos infoprodutos!

E lembre-se: se você também ama a educação, venha fazer parte do nosso time, juntamente com mais de 600 clientes! 😉

Fabio Godoy