o-que-e-plataforma-ensino

O que é plataforma de ensino? Descubra tudo sobre essa importante aliada na EAD

A plataforma de ensino é um ambiente virtual de aprendizagem que reproduz, de forma digital, a estrutura educacional já conhecida. Recentemente, a EAD ganhou ainda mais destaque no mercado, se consolidando como uma opção segura e viável para a educação mesmo em momentos de crise. Seja você um estudante, tutor ou investidor do segmento, entender o que é plataforma de ensino pode te manter por dentro da tendência. 

De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MECdesde 2016 a demanda por cursos EAD cresce mais de 5% ao ano, enquanto as inscrições nos cursos presenciais estão em declínio. 

Para não perder a chance de conhecer esta ferramenta tão fundamental para a modalidade de ensino a distância, continue lendo este artigo. Falaremos sobre o que é plataforma de ensino, para que serve e como reconhecer as melhores plataformas do mercado. 

Boa leitura! 

O que é plataforma de ensino? 

Plataformas de ensino são ambientes virtuais de aprendizagem. Eles foram criados para oferecer aos alunos e tutores EAD um ambiente educacional semelhante ao das salas de aula. 

As plataformas de ensino funcionam com base em um LMS, ou Learning Management System. Em português, isso significa um Sistema de Gestão da Aprendizagem, ou um espaço onde o tutor e o administrador do curso têm todas as informações necessárias para gerir o percurso de seus alunos no curso ou módulo ministrado. 

É comum associarmos as plataformas de ensino a cursos livres ou a instituições de ensino que lecionam exclusivamente por meio da EAD. Entretanto, a recente pandemia do novo coronavírus mudou esse modo de pensar. 

O contexto mostrou que ter uma plataforma de ensino como aliada da educação presencial pode ajudar a garantir a continuidade do processo pedagógico mesmo em situações em que o distanciamento social impede a realização de aulas físicas. 

No Brasil, porém, muitas escolas e instituições de ensino não estavam preparadas para a demanda, e tiveram que se readaptar. De acordo com dados da pesquisa TIC Educação, de 2019, apenas 28% das escolas localizadas em áreas urbanas já tinham um ambiente ou plataforma virtual de aprendizagem.

Quais as funções das plataformas de ensino?

Saber o que é plataforma de ensino e quais as suas principais funções ajuda a dominar a EAD com mais profundidade. Assim, tanto alunos quanto tutores EAD entendem o que podem esperar de um ambiente virtual de aprendizagem e o que podem cobrar dessas plataformas. 

Para te ajudar com isso, separamos uma lista com as principais funções de uma plataforma de ensino. Se quiser ir mais a fundo, continue a leitura até o próximo tópico. Lá, também falaremos sobre alguns diferenciais das melhores plataformas educacionais. 

Fornecer conteúdo educacional para os alunos

Ao descobrir o que é plataforma de ensino, você entende que o principal objetivo da ferramenta é possibilitar a realização das aulas online. Por isso, podemos dizer que a principal função da plataforma de ensino é fornecer conteúdo educacional para os alunos. E isso pode acontecer de diferentes maneiras. 

A maneira mais tradicional (e também mais utilizadas pelas instituições EAD, segundo o último Censo Abed), é por meio de videoaulas. Neste formato, os tutores gravam exposições de conteúdo e usam as plataformas de ensino para disponibilizarem o material. 

Além do material disponibilizado em aula, o conteúdo educacional também pode ser oferecido via biblioteca virtual, como material complementar. 

Estabelecer canais de comunicação entre alunos e tutores EAD

A segunda função da plataforma de ensino é tão estratégica quanto a primeira. Afinal, para saber o que é plataforma de ensino, é preciso conhecer o esforço em transpor, para o ambiente digital, as interações e trocas da sala de aula física. 

Dessa forma, podemos dizer que fornecer diferentes ferramentas de interação é uma das mais estratégicas funções da plataforma de ensino. 

Essa interação pode ocorrer entre os alunos e com os tutores, em forma de: 

Permitir o gerenciamento da rota de aprendizagem pelos tutores

Além de possibilitar a transmissão de conteúdos e propiciar um ambiente de trocas de informações entre alunos e tutores, a plataforma de ensino também tem funções gerenciais. 

Ela oferece ferramentas que auxiliam administradores e tutores no acompanhamento da rota de aprendizagem dos alunos. 

Isso significa que, por meio da plataforma LMS, tutores conseguem acompanhar índices de aproveitamento (com base na proporção de alunos que consomem os materiais disponibilizados x seu desempenho nas provas) e oferecer apoio pedagógico àqueles que apresentarem dificuldades. 

Realizar avaliações 

Por fim, a última função-base de uma plataforma de ensino é possibilitar a avaliação de desempenho dos estudantes após o cumprimento do plano de aula EAD.

Para isso, as plataformas de ensino oferecem módulos avaliativos, que permitem a aplicação de testes e provas e a submissão de artigos e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.  

O que boas plataformas de ensino podem oferecer para alunos e tutores EAD? 

Agora sim, você sabe o que é plataforma de ensino e o que esperar de sua estrutura-base. Entretanto, tutores e alunos EAD que buscam por oportunidades diferenciadas para aprender e ensinar buscam, também, por plataformas diferenciadas. 

E como saber diferenciar uma “plataforma de ensino” de uma “BOA plataforma de ensino”? Nós damos as dicas! 

Boas plataformas LMS vão além de suas funções-base, e contam com ferramentas complementares, tais como: 

  • função administrativa para acompanhamento do desempenho dos professores, alunos e rendimentos; 
  • possibilidades de customização e personalização, garantindo que seu curso ou módulo de ensino tenha a cara desejada; 
  • planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • plataforma comercial para venda dos cursos ao público final;
  • possibilidade de gerar certificados de curso personalizados; 
  • plataforma de cadastro, matrículas e acompanhamento das inscrições de novos alunos; 
  • biblioteca virtual para armazenamento de material de estudo; 
  • geração automática de relatórios; 
  • funções e ferramentas integradas. 

Exemplos de plataformas de ensino

Saber o que é plataforma de ensino na teoria já é um ótimo começo. Mas, que tal entender, na prática, como estes ambientes funcionam? 

Separamos 3 populares plataformas de ensino para te ajudar a entender, de uma vez por todas, o que é plataforma de ensino e o que ela pode fazer por você. 

1. Google Sala de Aula 

Lembra do que falamos sobre o desafio das escolas em se adaptarem à situação da pandemia do novo coronavírus sem plataformas próprias de ensino? Pois bem!

Neste caso, a solução encontrada no Distrito Federal, por exemplo, foi adotar a plataforma Google Sala de Aula como aliada no percurso educacional. Somente em maio de 2020, o programa contabilizou mais de 20 mil conteúdos armazenados no sistema por professores da rede pública de Ensino Fundamental da região. 

Veja no vídeo abaixo como funciona o Google Sala de Aula: 

2. Moodle

Adotado por universidades e instituições de ensino por todo o mundo, o Moodle, é uma popular plataforma de ensino, usada por mais de 235 países. 

A plataforma, conhecida por ter “código aberto”, possibilita que os tutores personalizem toda a ferramenta, do design ao conteúdo. 

3. EAD Plataforma 

Por fim, não poderíamos deixar de falar da nossa EAD Plataforma! Afinal, é impossível saber o que é plataforma de ensino e não conhecer nossa solução, que já ultrapassou a marca de 2 milhões de usuários, não é mesmo? 

Um número como este reflete a qualidade do produto oferecido: além de ser uma plataforma intuitiva e personalizável, a EAD Plataforma oferece um sistema LMS completo, que possibilita uma gestão educacional didática e completa. 

Na EAD Plataforma, alunos e tutores encontram

  • aulas ao vivo com chat;
  • diversas ferramentas de interação; 
  • biblioteca EAD;
  • sistema responsivo, adaptável a diferentes suportes; 
  • plataformas comercial e corporativa, com funcionalidades personalizadas para cada tipo de público;
  • emissão de certificados; 
  • opções customizadas de pagamentos; 
  • API para integrar a plataforma com outras ferramentas. 

Quer conhecer mais sobre a EAD Plataforma? Então assista ao vídeo abaixo:

E aí? Se convenceu da importância de entender o que é plataforma de ensino e o que elas podem fazer por você? Que tal dar um passo à frente e entender, na prática, como elas funcionam? 

Preencha este formulário e ganhe acesso gratuito à EAD Plataforma e todas as suas funcionalidades por 7 dias! 

Fabio Godoy