marketing-digital-empreendedores

6 dicas quentes de marketing digital para empreendedores: saiba se posicionar online!

Saber como investir em marketing digital para empreendedores pode ser o que seu negócio precisa para alcançar resultados melhores e se diferenciar da concorrência. 

Afinal, sabemos o quão desafiador pode ser batalhar por um lugar ao Sol no mundo digital, cada vez mais competitivo e volátil. 

A saída é investir em estratégias que auxiliem na construção de credibilidade, de presença online e, sobretudo, de um bom relacionamento com o consumidor. 

Não à toa, 57% dos profissionais de marketing assumem que seu maior desafio é otimizar as decisões de marketing das empresas em que trabalham. 

Se você faz parte desta estatística, não se preocupe. No artigo de hoje, você entende por que investir em marketing digital para empreendedores pode ser a solução para alavancar seu negócio. De quebra, pode conferir 6 dicas exclusivas sobre o tema: 

  1. Crie conteúdo com alto valor agregado
  2. Humanize os contatos com o seu cliente
  3. Aposte em SEO e Inbound Marketing
  4. Invista em campanhas omnichannel
  5. Gere e analise os seus próprios dados
  6. Utilize boas ferramentas de apoio

Boa leitura! 

Por que você precisa se preocupar com o seu marketing digital?

Investir em marketing digital para empreendedores pode ser o caminho para se aproximar dos seus leads e transformá-los em clientes com mais efetividade e agilidade. 

Afinal, o marketing digital é uma importante estratégia de aproximação e de construção de credibilidade: dois elementos-chave para a decisão de compra de um consumidor. 

Mas não é só isso! O marketing digital é uma fonte rica em benefícios para as empresas que o adotam. Veja algumas estatísticas que nos ajudam a comprovar nosso argumento: 

  • 98% dos representantes de vendas estão atingindo suas cotas de vendas por meio da venda social (ou venda por meio de redes sociais, como Instagram e Facebook);
  • 90% das pessoas que se lembraram de ter lido comentários online afirmaram que comentários online positivos influenciam suas decisões de compra;
  • Empresas que alimentam um blog alcançam até 55% mais tráfego na web.

Agora sim, você já tem em mãos o que precisa para entender o impacto do marketing digital para empreendedores. Que tal partir para a parte prática e absorver nossas 6 dicas INCRÍVEIS para turbinar resultados com a estratégia? 

6 dicas de marketing digital para empreendedores

Preparamos uma lista com 6 dicas infalíveis de marketing digital para empreendedores. Nossas orientações ajudam a planejar uma atuação constante e consistente nas redes sociais e utilizar as melhores ferramentas para turbinar sua atuação e captação de clientes

1. Crie conteúdo com alto valor agregado

Nossa primeira dica de marketing digital para empreendedores é: crie conteúdo com alto valor agregado! Se seu segmento de atuação é o educacional, invista em produção de conteúdo EAD de qualidade para todos os seus canais digitais. 

Esta é uma das dicas de ouro para quem faz marketing digital para instituições de ensino: demonstrar credibilidade e fortalecer a reputação da marca fornecendo conteúdo rico e, principalmente, útil. 

Veja nossa seleção de dicas para ajudar a criar conteúdo valioso para seus clientes: 

  • entenda as necessidades das personas do seu negócio;
  • crie conteúdos focados em ajudar a solucionar questões (por isso, aposte em títulos que evidenciem o “como fazer” e a “desmistificação” de tarefas; 
  • explique, de forma clara, como o seu negócio pode contribuir para solucionar o problema da persona;
  • diferencie o seu negócio da concorrência;
  • envolva os consumidores em novos conteúdos por meio de CTAs (Calls-to-action, ou chamadas para ação) efetivos. 

Veja no vídeo abaixo como caprichar nos CTAs e levar clientes a novas interações com a empresa: 

2. Humanize os contatos com o seu cliente

Outro ponto forte de qualquer estratégia de marketing digital para empreendedores é a humanização. Humanizar uma tática significa colocar o cliente em primeiro lugar, personalizando interações, ouvindo seu problema de forma atenta e concentrando esforços em ajudá-lo de forma efetiva. 

Muito se fala sobre humanização no processo de atendimento ao cliente. Entretanto, no marketing digital, a humanização também pode — e deve — estar presente!

E isso pode acontecer de diferentes formas: 

  • com interações personalizadas nas redes sociais;
  • ao enviar e-mails marketing cuidadosamente escritos, eliminando o caráter “mecânico” do formato;
  • estimulando a participação de clientes e potenciais clientes em ações e canais de contato com a marca na rede. 

Para te convencer a apostar em humanização no marketing digital para empreendedores, fique com uma estatística impressionante! 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, empresas que adotam uma mentalidade centrada no cliente e proporcionam uma experiência excelente e humanizada a seus consumidores são 60% mais lucrativas do que as demais empresas. 

3. Aposte em SEO e Inbound Marketing

Boas estratégias de marketing digital para empreendedores contam com o auxílio de técnicas como o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), que ajuda a otimizar conteúdos e ranqueá-los melhor junto aos principais mecanismos de busca da rede.

Além do SEO, também é recomendado utilizar o Inbound Marketing, que reúne estratégias de captação, nutrição e conversão de leads em clientes. 

Entenda um pouco mais sobre SEO e Inbound Marketing lendo estes dois artigos sobre o tema! 

4. Invista em campanhas omnichannel

Você já ouviu falar em omnichannel? Este é o nome dado à convergência de canais de contato com uma marca

No marketing digital para empreendedores, podemos classificar como omnichannel a estratégia que utiliza redes sociais, blogs, sites, canais no YouTube etc., como fontes de conteúdo e contato entre cliente e marca. 

De acordo com uma pesquisa do portal ClickZ, campanhas omnichannel obtiveram uma taxa de engajamento de 18,96%, enquanto o canal único teve uma taxa de engajamento de apenas 5,4%. Impressionante, não é mesmo? 

5. Gere e analise os seus próprios dados

A inteligência de dados é uma estratégia de marketing digital que chegou para ficar. Afinal, esta é a maneira mais segura, assertiva e precisa de planejar ações: tomando, como base, os resultados reais obtidos em momentos anteriores. 

Muitas empresas fazem inteligência de dados com a compra de informações de fornecedores terceirizados.

Porém, recentemente, com a validação da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), essa tendência mudou. De acordo com a Signal, 82% dos profissionais de marketing planejam aumentar o uso de dados próprios. 

Além de manter a empresa de acordo com as novas regras impostas pela Lei, esta é uma forma de assegurar o cuidado com as informações fornecidas pelos clientes. 

E por falar neles…você sabia que, para a maioria dos clientes, o fornecimento de dados é aceitável, desde que a empresa os utilize para melhorar sua experiência com a marca? É o que aponta este relatório, da Zendesk. 

Sua empresa sabe como usar dados em favor de uma melhor experiência? Confira algumas dicas: 

  • mensure as informações coletadas com base em indicadores de marketing digital;
  • identifique tendências e preferências dos clientes e direcione suas estratégias para elas;
  • caso encontre algum gargalo ou ponto de insatisfação no consumo de informações e nas campanhas de marketing digital, trabalhe cada um deles de forma focada e individual;
  • crie relatórios comparativos e faça análises periódicas dos dados coletados. 

6. Utilize boas ferramentas de apoio

Por fim, não podemos deixar de pontuar as ferramentas de apoio essenciais para a construção de estratégias sólidas de marketing digital para empreendedores. 

São mecanismos voltados para diferentes etapas do processo, e que ajudam a coletar dados, planificar processos e gerir resultados de maneira precisa.

Veja nossa lista com sugestões de ferramentas de marketing para empreendedores abaixo: 

Viu só como há múltiplas ferramentas e estratégias de marketing para empreendedores para explorar? Após a leitura deste artigo, você tem a bagagem que precisa para começar a investir em seu posicionamento digital.

E se você trabalha no segmento educacional, vamos além! Temos uma série de posts completos sobre marketing digital para o setor, que tal emendar a leitura? 

O que é marketing educacional?

7 estratégias de marketing educacional;

Como impactar o público no marketing para instituições de ensino? 

Instagram para escolas de cursos online 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy