Marketing Digital para Instituições de Ensino: 7 maneiras de impactar seu público

A divulgação de uma empresa de educação requer estratégia e planejamento, afinal, se você se propõe a entregar qualquer tipo de formação, precisa transmitir a segurança de que esta é a escolha certa. Mas de que forma o Marketing Digital para Instituições de Ensino pode contribuir nesta tarefa?

De acordo com o levantamento Digital 2020: Global Digital Overview, realizado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o ser humano passa em média 6 horas e 43 minutos conectado diariamente. Se as pessoas passam tanto tempo online, o Marketing Digital passa a ser uma das melhores formas de alcançá-las, concorda?

Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais formas de impactar o público utilizando o Marketing Digital para Instituições de Ensino.

Marketing Digital para Instituições de Ensino: 7 formas de impactar seu público

Estar presente na Internet é uma das formas mais eficientes de gerar visibilidade para o seu negócio. Mas para se obter bons resultados, é preciso diversificar os canais em que sua marca atua. Confira agora algumas das principais formas de alcançar o público por meio do marketing digital para empresas de educação:

1 – Site Institucional

Não é segredo para ninguém que hoje em dia, a empresa que não possui um site institucional praticamente não existe, não é mesmo? 

Para que o marketing digital da sua instituição de ensino funcione, seu site precisa ser o principal ponto de convergência, ou seja, o destino das ações executadas em outros canais. Afinal, é lá onde as pessoas podem encontrar, de forma centralizada e organizada, informações sobre a instituição, cursos oferecidos, corpo docente, etc.

Portanto, invista em um site rápido, eficiente e atualizado, que seja capaz de informar, orientar e esclarecer todas as dúvidas que as pessoas possam ter.

2 – Redes Sociais

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok… Há uma infinidade de redes sociais. Cada uma funcionando de um jeito, atraindo públicos diferentes com os mais diversos interesses. 

Em qual delas seu público alvo está? Que tipo de conteúdo consome? Qual é a melhor forma de impacta-lo em cada ambiente? 

Quanto mais você estuda e entende sua persona, mais facilmente encontrará essas respostas, potencializando ainda mais o marketing digital para instituições de ensino. 

Faça testes, análise os resultados, mantenha o que funciona e corrija aquilo que não deu certo. Aposte em imagens de qualidade para prender a atenção do seu público e produza conteúdos relevantes, capazes de instruir e gerar interesse pelo que sua instituição pode oferecer no campo da educação.

3 – Blog Institucional

O conteúdo é o coração de qualquer estratégia de marketing digital, não se restringindo apenas ao blog. Logo, essas dicas também valem para outras mídias. 

Criar conteúdos relevantes e otimizados para SEO (Search Engine Optimization) é a melhor forma de conquistar um bom posicionamento para o blog da sua instituição de ensino, gerando maior visibilidade para o seu negócio. 

Portanto, procure conhecer sua persona a fundo. Entenda o que a move, suas dúvidas e dores. Mostre quais são os diferencias da sua empresa de educação em relação a seus concorrentes. Por que as pessoas devem escolher a sua instituição ao invés das outras? De que forma você pode contribuir para o futuro delas?

4 – Podcast

O podcast é uma mídia em franca expansão. Extremamente dinâmico, proporciona a liberdade para se abordar temas diversos em uma grande variedade de formatos, tais como: storytelling, entrevista, bate-papo, dentre outros.

Algumas sugestões de temas que podem ser muito relevantes em uma estratégia de marketing digital para empresas de educação são:

  • entrevistas com professores, coordenadores de curso, alunos veteranos, profissionais formados pela instituição;
  • bate-papo sobre o mercado de trabalho de diferentes profissões;
  • novas tecnologias em cada área;
  • iniciativas desenvolvidas pela própria instituição de ensino.

5 – E-mail Marketing

Se você conseguiu gerar interesse e confiança suficientes para que as pessoas lhe entreguem seus e-mails, uma forma de estreitar ainda mais essa relação é por meio do e-mail Marketing, o próximo passo na estratégia de marketing digital para a sua instituição de ensino.

Por meio dele você pode divulgar cursos, materiais informativos, webinar, notícias, eventos, novidades, oportunidades, etc, mantendo sua audiência informada e engajada em temas de seu interesse.

6 – E-books

Quer abordar um assunto de forma mais completa, oferecendo um conteúdo ainda mais rico para sua audiência? Um e-book pode ser uma ótima opção! 

Nesse tipo de mídia você tem a possibilidade de se aprofundar em temas mais complexos, abordando detalhes importantes para o seu público-alvo. 

É uma boa forma de apresentar sua empresa, seus diferenciais, falar sobre cada um dos cursos que sua instituição de ensino oferece, enfim, as possibilidades são muitas!

7 – Mídia paga

Outra maneira de impulsionar o marketing digital para instituições de ensino é investindo em mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads

Por meio dessas plataformas é possível segmentar a distribuição de seus conteúdos, gerando maior visibilidade para a sua empresa de educação diante do seu público-alvo.

Ficou claro como fazer Marketing Digital para Instituições de Ensino?

Essas são apenas algumas das principais formas de impactar o público com uma estratégia de marketing digital para instituições de ensino. Com um planejamento sólido e conteúdos de qualidade, é possível gerar grandes resultados, otimizando a captação de novos alunos e dando maior destaque à sua empresa de educação.

Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy