O que é marketing educacional

O que é marketing educacional? 5 dicas infalíveis para engajar!

O que era tendência, virou realidade: a pandemia do coronavírus antecipou em 5 anos a transformação digital no mundo da educação. Nessa perspectiva, é essencial entender o que é marketing educacional e como a flexibilidade do ensino a distância pode expandir horizontes, pessoais e profissionais, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.   

Dessa forma, pode-se transformar a vida de muitas pessoas com a inclusão social. É vital democratizar o acesso à educação, pois apenas 7 entre 10 alunos realizaram atividades de EAD durante o isolamento social imposto para conter a covid-19.

Por outro lado, o ensino a distância propicia diversas outras vantagens: economia, recursos inovadores, autonomia nos estudos etc. Logo, as ações de marketing têm grande potencial para amplificar essa inclusão.  

Nesse sentido, confira o vídeo sobre o que é marketing educacional e como atrair alunos em potencial, realizando investimentos no decorrer do ano – e não apenas nos meses que antecedem as matrículas.

Na ocasião, você pode conhecer o funil de vendas com as etapas adaptadas para o contexto educativo, bem como conferir uma amostra de benchmarking para comparar os resultados na conversão de leads.

Afinal, o que é marketing educacional e como funciona?

Compreender o que é marketing educacional pode ser mais fácil do que parece. Basicamente, são iniciativas focadas na captação de alunos e na fidelização da comunidade escolar, o que inclui os estudantes, familiares, colaboradores e outros stakeholders.

Para tal, é importante construir conteúdos relevantes e, ao mesmo tempo, atrativos, estabelecendo diálogos produtivos com os públicos de interesse.

5 estratégias digitais para converter prospects em novos alunos

  1. Marketing de conteúdo: o inbound marketing tem por objetivo atrair a atenção e, finalmente, dirigir ações em prol da conversão em matrículas. Essa é uma técnica dedicada a contar histórias ricas, por intermédio de conteúdos que chamam a atenção e ofertam soluções para eventuais problemas.
  2. Search Engine Optimization (SEO): a otimização dos mecanismos de busca é relacionada à “busca orgânica” no Google, no Bing, no Yahoo e nos demais buscadores. Visa melhorar o posicionamento do site e, consequentemente, dar preferência aos seus conteúdos em detrimento de assuntos similares. 
  3. Search Engine Marketing (SEM): o marketing dos mecanismos de busca é voltado para a compra das mídias digitais. Geram mais acessos ao seu site, aliando os resultados dos links patrocinados (pagos) junto aos trazidos pelo SEO (não-pagos).
  4. PPC (Pay Per Click): no formato pague-por-clique, o anunciante paga um determinado valor sempre que há novos cliques em seus anúncios. Isso contribui para diversificar os acessos e ampliar o alcance das campanhas digitais.
  5. Marketing de afiliados: com ênfase nas recomendações dos influenciadores digitais (como os youtubers), o marketing de afiliados é baseado em negociar comissões para promover serviços e produtos.

Entenda o que é marketing educacional e veja 5 recursos infalíveis para gerar engajamento

Prosseguindo com a explanação sobre o que é marketing educacional, chegou a hora de elencar algumas soluções para colocar tudo isso em prática. 

1. Videoaulas criativas

Já leu nosso post sobre como disponibilizar videoaulas incríveis? Pense com carinho sobre o roteiro, a ambientação, a iluminação e os equipamentos necessários para a gravação e a edição.

Além disso, vale apostar nas metodologias ativas de aprendizagem, tais como as salas de aula invertidas e o ensino híbrido

2. Webinars e webconferências

Lançando mão da interatividade propiciada pelos webinars e pelas webconferências, faça transmissões ao vivo nas mídias sociais e gere muito engajamento, em especial com o chat integrado para dialogar com os participantes em tempo real.

Isso porque a comunicação síncrona facilita o entendimento das mensagens e ajuda a resolver questões que precisam ser endereçadas com agilidade.

3. Microlearning e mobile learning

Diante de tantas novas formas de ensinar e aprender, o microlearning é excelente para os treinamentos de curta duração. Já o mobile learning facilita o acesso por diferentes dispositivos, o que confere mais autonomia e flexibilidade no EAD. 

4. Gamificação

Sobre o papel da gamificação, o Sebrae destaca que os “jogos são sistemas sociais de imersão, em que é possível aprender pela experimentação, tentativa e erro”, na educação formal, informal e empreendedora.

No caso, tais ambientes interativos podem “promover comportamentos desejados e possibilitar a solução de problemas reais”. Por exemplo, tente criar atividades lúdicas usando o Wordwall.

5. Automação de marketing

Quer saber como aumentar seu potencial comercial? Preparamos um infográfico exclusivo para te mostrar como alavancar suas vendas usando as ferramentas certas, a exemplo da automação da Lahar, juntamente com a efetiva gestão do curso online da EAD Plataforma

Plus: simulações online e recursos adaptativos

O Censo EAD.BR aponta que a produção de conteúdo também privilegia as simulações online (principalmente na fase pré-vestibular) e os recursos adaptativos (personalizados conforme o perfil do estudante).

5 exemplos práticos para demonstrar o que é marketing educacional

Para fechar com chave de ouro nosso post sobre o que é marketing educacional, nada melhor do que trazer exemplos que estão trazendo resultados positivos, não é mesmo? Vamos lá!

  1. Curso Hertz: ideal para quem quer se preparar para prestar concursos públicos;
  2. Mais Música Online: curso de violão, com a experiência do músico João Alexandre;
  3. Inglês para Desesperados: especial para quem precisa aprender o idioma rapidamente;
  4. Iterasys: cursos de formação em testes de softwares para os profissionais de TI;
  5. VisionShare Tecnologia: treinamentos para explorar as possibilidades do Power BI.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é marketing educacional, que tal falar com os consultores da EAD Plataforma e testar por 7 dias grátis? Afinal, se você tem o talento de ensinar, nós queremos te ajudar nesta missão! Por falar nisso, não deixe de conferir mais posts do nosso Blog:

Fabio Godoy