comunicação-síncrona-assincrona-ead

Comunicação síncrona e assíncrona na EAD: quando elas são úteis?

Se você tem uma empresa de cursos online ou trabalha com produção de conteúdo EAD, sabe que pode acessar seus alunos e clientes via ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona na EAD, certo? 

O que você pode não saber é que cada uma delas tem um valor especial no processo de aprendizado a distância. Ao saber o melhor momento de utilizar a comunicação síncrona e assíncrona na EAD, é possível criar ambientes educacionais mais democráticos, acessíveis e, sobretudo, mais fluidos. 

Ao longo do artigo de hoje, falaremos sobre a definição de comunicação síncrona e assíncrona na EAD e situações em cada uma delas é indicada. 

Boa leitura! 

O que é comunicação síncrona? 

Chegou a hora de entender o que é comunicação síncrona e assíncrona na EAD. Para facilitar o processo, vamos dividi-lo em partes: primeiro, falaremos sobre a comunicação síncrona. Em seguida, sobre a assíncrona. 

Comunicação síncrona é aquela que demanda a presença do emissor e do receptor durante o processo de comunicação. Neste caso, a ausência de uma das partes envolvidas prejudica o entendimento da mensagem, e traz consequências ao processo de aprendizagem. 

A melhor forma de entender o que é comunicação síncrona é usando um exemplo. Que tal o chat online

Por meio da ferramenta, é possível estabelecer diálogos entre atores do processo educacional. Entretanto, para que o diálogo funcione, é preciso que ambas as partes estejam presentes e interajam de forma mútua. 

Quando a comunicação síncrona é útil?

A comunicação síncrona é um dos principais pilares da educação a distância. Ela é responsável por conferir ao ensino digital características que se assemelhem ao ensino presencial. Em especial, falamos da possibilidade de trocar informações e conhecimento em tempo real. 

Por isso, utilizar canais de comunicação síncrona na EAD é útil para garantir que conteúdos estejam sendo assimilados corretamente, por exemplo. Além disso, também pode ajudar a:

  • tirar dúvidas em tempo real; 
  • estimular a interação entre alunos e tutores
  • solucionar questões que precisam de endereçamento rápido;
  • etc. 

O que é comunicação assíncrona? 

A comunicação assíncrona, ao contrário da anterior, está descolada da ideia de tempo e espaço. O próprio conceito de assíncrono evidencia isso. De acordo com o dicionário, assíncrono é aquilo que “não se realiza ao mesmo tempo”. 

Podemos afirmar, portanto, que a comunicação assíncrona é aquela que não depende da presença (ainda que digital) mútua do emissor e do receptor para acontecer. 

Para ficar mais fácil de entender, que tal um exemplo? Quando falamos em ferramentas de interação na EAD, também temos um leque considerável de opções assíncronas de contato. Vamos pensar no fórum EAD, por exemplo.

A comunicação em um fórum de discussão não depende da presença virtual de todos os alunos e tutores ao mesmo tempo. Isso porque o próprio fórum possibilita o armazenamento do histórico de conversas, permitindo que outros alunos acessem o conteúdo mesmo fora do horário de publicação de mensagens e que também interajam na conversa. 

Veja como funciona o fórum de discussão no vídeo abaixo. 

Quando a comunicação assíncrona é útil?

A comunicação assíncrona é uma importante aliada no processo de educação a distância, especialmente no que diz respeito a seu potencial de inclusão social

Isso acontece porque, com o uso de ferramentas assíncronas de comunicação, é possível que os alunos acessem mensagens e conteúdos em horários diferentes, e respondam conforme sua disponibilidade. 

Instituições de ensino a distância que conhecem o perfil do aluno EAD sabem que a maioria dos estudante que optam pela modalidade encaram o desafio de conciliar rotinas de trabalho e estudo, o que acaba por limitar o tempo de acesso à plataforma, impondo horários pouco convencionais para se atualizarem no cronograma. 

Principais exemplos de comunicação síncrona e assíncrona na EAD 

Agora que você já sabe o que é comunicação síncrona e assíncrona na EAD, deve estar classificando mentalmente todos os canais que conhece, não é mesmo? 

Para facilitar seu processo, preparamos uma lista com os mais populares canais de comunicação síncrona e assíncrona na EAD. 

Canais de comunicação síncrona na EAD

  • chat online;
  • webinar ao vivo;
  • aula online (transmissão ao vivo);
  • reuniões online; 
  • chamadas de áudio; 
  • chamadas de vídeo. 

Canais de comunicação assíncrona na EAD

  • AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
  • fórum EAD; 
  • e-mail;
  • vídeoaulas;
  • e-book;
  • blog.

Conhecer os canais de comunicação síncrona e assíncrona na EAD abrem a cabeça de tutores e produtores de conteúdo para um novo universo de interações. O mais importante, nesse caso, é saber dosar o uso de cada um dos tipos de comunicação, entendendo que o equilíbrio é a chave para um processo de aprendizagem democrático e acessível a todos. 

E sabe o que pode ajudar a encontrar este equilíbrio? Uma plataforma EAD que disponibilize suporte para ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, como a EAD plataforma!

Nossa interface facilita o envio de mensagens por múltiplos canais, incluindo o correio eletrônico e os fóruns de discussão. Quer conhecer um pouco mais sobre a EAD Plataforma? Preencha este formulário e ganhe acesso gratuito a todas as funcionalidades da ferramenta por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy