como-ganhar-dinheiro-cursos-online

Como ganhar dinheiro com cursos online? 5 passos para descobrir o segredo

Está se perguntando como ganhar dinheiro com cursos online? Acha que a missão pode ser difícil ou impossível? Pois nós temos boas notícias: com o crescimento da EAD no Brasil e no mundo, ganhar dinheiro com educação online já é uma realidade — e a tendência é melhorar! 

Quer ver só? De acordo com a revista Forbes, a previsão é de que o mercado de educação online nos Estados Unidos fature US$325 bilhões até 2025! Impressionante, não é? 

Por isso, se você está pensando em entrar no mercado, você precisa ler este artigo. Separamos 5 dicas de ouro para desmistificar o dilema e responder, de forma objetiva, como ganhar dinheiro com cursos online. Você encontrará informações sobre: 

  1. Segmente seu público-alvo
  2. Produza um conteúdo INCRÍVEL
  3. Escolha a melhor plataforma EAD
  4. Divulgue!
  5. Crie um bom marketing de relacionamento 

Boa leitura! 

Como ganhar dinheiro com cursos online? 

Ver o mercado de educação a distância em franco crescimento é uma verdadeira faca de dois gumes para quem se pergunta como ganhar dinheiro com cursos online. Ao mesmo tempo em que representa um nicho com muito potencial de investimento, evidencia, também, a grande concorrência do setor. 

Por isso, quem conhece os segredos do segmento é capaz de se diferenciar e sair na frente. A seguir, você confere 5 dicas para apostar na diferenciação e entender, de uma vez por todas, como ganhar dinheiro com cursos online. 

1. Segmente seu público-alvo

Todo bom plano de negócios passa por uma segmentação de público-alvo. Isso porque, ao oferecer qualquer tipo de serviço ou produto digital ou físico, é essencial saber quem irá consumi-lo.

Dessa forma, uma boa dica para começar a segmentar o público-alvo do seu curso online é conhecendo o perfil do aluno EAD

Em seguida, é importante cruzar o tema do curso com as características dos alunos que geralmente se interessam por ele. Nesta etapa, vale a pena fazer pesquisas e entrevistas de mercado para encontrar o público-alvo de forma precisa e detalhada. 

2. Produza um conteúdo INCRÍVEL

Com o público segmentado, é hora de colocar a mão na massa e começar a produzir o conteúdo. E sim, você leu bem. É hora de começar a produzir O conteúdo! 

Quem trabalha com produção de conteúdo EAD jamais deve se contentar com um material mediano ou padronizado. Isso porque, para entender como ganhar dinheiro com cursos online, também é preciso ter em mente que a chave é a inovação.

O ambiente digital oferece um leque vasto de possibilidades, linguagens e formatos que devem ser explorados sem medo durante a elaboração do material didático do curso online. 

Por isso, esqueça as apresentações maçantes e longas de conteúdo e lance mão de novos recursos, como:

3. Escolha a melhor plataforma EAD.

Para entender como ganhar dinheiro com cursos online, é preciso aprender a enxergar o setor como um segmento de negócios. Neste momento, você entenderá o valor de uma boa plataforma e-learning

Isso porque, além de representar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que guiará os alunos em seu percurso de aprendizagem, a plataforma EAD também será o principal recurso de gestão do negócio. 

Por isso, ao escolher a melhor plataforma para hospedar seu curso online, é fundamental levar em conta todos os aspectos que podem ajudar a profissionalizar o negócio e, consequentemente, vender mais. 

Dica de leitura: descubra o que levar em conta para descobrir onde hospedar um curso online

4. Divulgue!

É impossível entender como ganhar dinheiro com cursos online sem pensar em divulgação. Fazer um bom marketing do seu produto digital é uma das etapas fundamentais do processo. Dessa forma, e mais uma vez, a inovação surge como palavra-chave. 

Sabemos que a internet é um verdadeiro universo no qual, a todo o tempo, empreendedores tentam chamar a atenção de seus consumidores usando os mais diversos recursos. 

Por isso, para entender como ganhar dinheiro com cursos online, você precisa superar a concorrência e investir naquilo que lhe trará destaque. 

Lembra daqueles formatos convencionais de anúncios e publicidade? Agora, eles funcionam como recursos de apoio para as estratégias principais, que podem ser: 

  • parcerias com influenciadores digitais; 
  • estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo e inbound marketing; 
  • promoções e presentes;
  • atuação nas redes sociais. 

5. Crie um bom relacionamento com o cliente

Você sabia que, de acordo com a Walker, em 2020, o valor da experiência deve ultrapassar o valor do produto em importância para o cliente? Isso significa que investir na forma como a sua empresa se relaciona com seu aluno/cliente pode ser um diferencial para definir seus resultados e enxergar, na prática, como ganhar dinheiro com cursos online. 

Para isso, cuide para que os alunos do seu curso online vivenciem uma boa experiência do início ao fim da jornada de compra. E isso inclui o pós-venda e as ações de marketing de relacionamento. Com investimento nestas duas etapas, é possível:

  • fidelizar alunos, fazendo com que comprem novos cursos;
  • potencializar sua satisfação com o curso, fazendo com que indiquem a empresa para novos alunos; 
  • incentivar o compartilhamento de boas opiniões nas redes sociais, tornando os alunos promotores do curso. 

Quer ajuda para começar? Conte com a gente! 

Entendeu como ganhar dinheiro com cursos online? Sabemos que o caminho é longo, mas os resultados podem ser compensadores! 

Por isso, se quiser ajuda para começar, conte com a EAD Plataforma! Nossa plataforma EAD foi pensada para oferecer uma experiência de uso didática, completa e repleta de recursos e ferramentas para uma gestão educacional de sucesso. 

Que tal conhecer a EAD Plataforma de forma gratuita? Para isso, basta preencher o formulário e garantir seu acesso à ferramenta por 7 dias! 

Fabio Godoy