como-vender-cursos-EAD

Como vender cursos EAD? 4 dicas práticas para alavancar seus resultados

Decidiu entrar no mercado da educação online, mas ainda não sabe como vender cursos EAD? A verdade é que a EAD está crescendo exponencialmente no Brasil. Portanto, assim como representa um mercado de grandes oportunidades, a educação a distância também conta com uma concorrência acirrada.

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório da Global Marketing Insights, o tamanho do mercado de e-learing ultrapassou US$200 bilhões em 2019, com previsão de crescimento de mais 8% entre 2020 e 2026

Se você não vê a hora de mergulhar neste mercado promissor, desafiador e importante (afinal, a EAD pode ser um grande instrumento de inclusão social e democratização do ensino), continue a leitura. Falaremos sobre 4 dicas práticas para entender como vender cursos EAD. 

Entenda o negócio EAD

O dado trazido na introdução deste artigo já te ajudou a ver como a projeção é de que, nos próximos anos, a EAD ganhe ainda mais espaço. Mas há mais além disso. 

Separamos alguns dados interessantes que te ajudam a entender melhor o mercado e reforçar a importância de entender como vender cursos EAD para garantir um lugar ao sol neste mercado em crescimento. 

  • quase 75% dos brasileiros já têm acesso à internet;
  • a oferta de cursos totalmente a distância oferecidos entre 2017 e 2018 cresceu mais de 300% (Censo Abed 2019);
  • em 2018, o maior volume de matrículas em cursos EAD foi voltado para as áreas de Ciências Humanas, linguística, letras e arte e Ciências Sociais aplicadas; 
  • A estimativa é que até 2023 as matrículas de cursos EAD ultrapassem as de cursos presenciais em universidades particulares.

Viu como os dados falam muito? Certamente, após ver as estatísticas, sua vontade de saber como vender cursos EAD aumentou, não é mesmo? 

Os dados reforçam aquilo que dissemos no início deste artigo: ao mesmo tempo em que surge como um mercado promissor, o segmento de educação a distância enfrenta uma concorrência crescente. 

O grande desafio para quem decide empreender no mercado é encontrar os melhores caminhos para trilhar. Para isso, é preciso estruturar um bom plano de ação com base em um triângulo de conceitos-chave: diferenciação, relacionamento e custo-benefício. 

A seguir, falaremos sobre alguns dos passos essenciais para entender como vender cursos EAD. 

Como vender cursos EAD? 

Sem mais delongas, vamos às dicas práticas de como vender cursos EAD. Separamos 4 delas para orientar o seu processo de venda do início ao fim. 

1. Crie um ótimo plano de marketing

É impossível falar em como vender cursos EAD sem falar sobre a importância do plano de marketing. 

Para quem não tem clareza sobre os conceitos, marketing é o conjunto de estratégias e ferramentas utilizados por uma empresa para atrair e converter novos clientes gerando valor para um produto digital, físico, serviço ou marca. 

Sabendo disso, fica mais fácil entender por que marketing e vendas são conceitos-pares, não é mesmo? 

Fazer um bom plano de marketing ajuda a entender de forma clara como vender cursos EAD. Isso porque o planejamento tem, como objetivo principal, desenhar cada passo trilhado pela empresa para captar alunos EAD e conduzi-la em direção a seu objetivo macro. 

A seguir, você confere um vídeo sobre as 6 principais etapas de um bom plano de marketing, as quais são: 

  1. Objetivo
  2. Público-alvo
  3. Jornada de compra
  4. Mix de Marketing
  5. Plano de ação
  6. Cronograma

2. Para um produto digital…marketing digital! 

Embora o plano de marketing não seja uma estratégia exclusiva para uma modalidade de atuação, precisamos admitir os fatos. Diante de um mundo inteiramente digitalizado, não apostar em marketing digital para entender como vender cursos EAD não é uma opção! 

A perspectiva é de que o marketing digital atinja cifras impressionantes nos próximos anos — reflexo da conscientização sobre a eficácia da estratégia! Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Forrester nos Estados unidos apontou que os gastos no setor vão chegar a US$ 120 bilhões até 2021.

Como usar o marketing digital para vender cursos EAD?

A verdade é que há inúmeras possibilidades de atuação no marketing digital. Entretanto, algumas ações são consideradas bases para obter resultados com a estratégia. 

Algumas delas são: 

  • usar ferramentas de anúncios pagos, como o Google AdWords
  • criar e alimentar redes sociais (como Instagram e Facebook) para estreitar o relacionamento com os potenciais clientes e desenvolver credibilidade para a marca;
  • oferecer conteúdo interessante e que responda às principais perguntas do público-alvo (por meio de um blog corporativo, por exemplo).

Quer entender mais a fundo sobre o marketing digital? Então assista ao vídeo abaixo para descomplicar o tema! 

3. Faça parcerias promissoras e aposte no relacionamento

A terceira dica para entender como vender cursos EAD é criar parcerias e apostar em relacionamento. Ele está intimamente ligado a dois outros conceitos, igualmente importantes para a estratégia de venda: a experiência do cliente e o poder da influência. 

Por meio de parcerias promissoras (como especialistas na área do curso, influenciadores digitais e até ex-alunos), é possível ampliar o universo de divulgação da marca. Isso acontece especialmente porque, por meio das indicações, marcas e serviços alcançam um nicho que publicidade alguma consegue chegar: o nicho da confiança interpessoal. 

Um dado que ilustra bem nosso argumento é este, da Nielsen, sobre o poder da influência: 84% dos consumidores dizem tomar decisões de compra a partir de uma recomendação de amigos ou familiares, mais do que com base em publicidade e anúncios. 

4. Presenteie! 

Por fim, nossa dica final para entender como vender cursos EAD é: reconheça o valor dos presentes.

Pode parecer contraproducente entregar produtos gratuitos em um plano para vender mais. Mas, na verdade, esta estratégia funciona muito bem para alimentar bases de dados e conhecer melhor as necessidades e interesses do público-alvo. Isso acaba auxiliando no direcionamento de ações de marketing e, consequentemente, aumentando as taxas de conversão de vendas. 

O presente oferecido pode ser um material rico (como um e-book, uma planilha especial ou acesso a um webinar exclusivo), acesso a conteúdo privilegiado ou até mesmo um curso online grátis em uma versão compacta. Aqui, o importante é agregar valor à empresa, adquirir mais informações sobre o público-alvo. 

Depois dessas 4 dicas, podemos dizer que você já sabe como vender cursos EAD. Então, é hora de colocar a mão na massa! 

Se quiser continuar neste caminho de leituras, temos mais um artigo para indicar: descubra como o chat online pode te ajudar a vender mais cursos e colecionar bons resultados. 

Fabio Godoy