o-que-e-ead-flex

O que é EAD flex e por que a modalidade é vantajosa?

Estudantes que buscam praticidade e flexibilidade no aprendizado precisam descobrir o que é EAD flex. O conceito trata de uma variação da modalidade semipresencial de ensino perfeita para estudantes que desejam conciliar a rotina com a vontade de se especializarem e se desenvolverem. 

No Brasil, a modalidade EAD flex já é adotada por algumas instituições de ensino superior, mas pode ser aplicada também em cursos livres e na educação corporativa

Para você ter uma ideia, o último Censo Abed mostra que a modalidade semipresencial é a segunda mais oferecida entre as instituições de ensino do país, atrás apenas da modalidade EAD. Além disso, 34,6% das instituições que oferecem cursos semipresenciais registraram crescimento nas matrículas entre os anos de 2017 e 2018. 

Quer entender melhor o que é EAD flex e quais suas principais vantagens? Então continue a leitura! 

O que é EAD flex? 

Como mencionamos acima, EAD flex é uma metodologia de ensino que mescla aulas presenciais e a distância, com o objetivo de criar uma dinâmica educacional mais flexível. 

Por isso, a metodologia EAD flex também pode ser chamada de semipresencial ou ensino híbrido — definições que, em suma, tratam sobre a combinação de aulas presenciais e online, utilizando as melhores características de ambos os modelos educacionais em busca de uma experiência inovadora e interativa aos alunos. 

De acordo com o MEC – Ministério da Educação, graduações com até 20% de disciplinas online são consideradas presenciais. Passando desse patamar, são classificadas como EAD. Em geral, a EAD flex trabalha com uma média de 50% da carga presencial e a outra metade a distância. 

Quais as vantagens do modelo de EAD flex?

A união de características do ensino presencial com o ensino a distância torna a EAD flex uma opção perfeita para aqueles que precisam conciliar os estudos com uma rotina corrida.

Além disso, a EAD flex também oferece outras vantagens, como as que listaremos a seguir. 

1. Economia financeira

A primeira vantagem de saber o que é EAD flex e investir na modalidade é a economia. Por mesclarem recursos da educação a distância com a presencial, a EAD flex é mais econômica tanto para os alunos quanto para os produtores de conteúdo e donos de empresas de cursos online. 

Por isso, os investimentos em cursos semipresenciais aumentaram em 53,6% das instituições respondentes do Censo Abed, evidenciando o interesse em apostar na metoodologia. 

2. Autonomia de estudo para o aluno

O segundo benefício da EAD flex é a autonomia gerada para o aluno, que pode complementar as aulas presenciais com o ensino online nos horários que melhor se encaixem na rotina. 

É comum que cursos da modalidade EAD flex ofereçam mais de uma opção para as aulas presenciais e aulas online ao vivo (geralmente, com horários pela manhã e à noite), com o objetivo de garantir que, independentemente da rotina, os alunos possam se organizar para cumprir a rota de aprendizagem. 

3. Aulas presenciais mais curtas e objetivas

Outro benefício de entender o que é EAD flex é se preparar para aulas presenciais mais curtas e objetivas. 

Como a modalidade conta com recursos complementares de ensino, a carga horária das aulas presenciais (e, muitas vezes, maçantes e cansativas) é reduzida, tornando os encontros mais pragmáticos e direcionados a debates pontuais e trocas de experiências. 

4. Uso de recursos inovadores no ensino 

Poder contar com uma plataforma EAD e um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos ajuda — e muito! — na construção de um plano de aula EAD mais moderno e inovador. 

Boas plataformas EAD permitem a hospedagem dos mais variados tipos de conteúdos digitais, como:

Oferecer conteúdo em diferentes formatos pode ser uma alternativa eficaz para garantir que diferentes informações sejam assimiladas da forma mais adequada. 

Por exemplo, um conteúdo voltado para áreas numéricas, como cursos de estatística e contabilidade, podem contar com vídeos de compartilhamento de tela ou infográficos para auxiliar na assimilação do conteúdo. 

Ao mesmo tempo, disciplinas que possibilitem debates podem ser complementadas com webinars com a participação de especialistas na área e fóruns EAD para troca de informações.

Como a EAD flex funciona na prática?

Na prática, a EAD flex pode funcionar de diferentes formas. A seguir, você conhece os principais formatos dessa modalidade de ensino, que mescla a educação presencial e o ensino a distância. 

Sala de aula invertida

O modelo da sala de aula invertida vem ganhando espaço na EAD. Isso porque ele confere autonomia aos alunos, que precisam consumir um conteúdo de base na modalidade a distância para, só então, participar do encontro presencial. 

Sendo assim, a ideia é que, nas aulas presenciais, os alunos possam travar debates com o professor a partir de um conteúdo previamente assimilado, o que confere um ritmo mais ágil ao encontro. 

Laboratório rotacional

O modelo do laboratório rotacional propõe dividir as turmas em grupos: um deles focado em atividades presenciais, e outro, em atividades online, via e-learning

Dessa forma, após cumprirem o plano previsto para cada uma das etapas, a dinâmica é rotacionada e quem antes se dedicava às atividades presenciais passa para o módulo online e vice-versa. 

Rotação individual

No modelo de rotação individual, os alunos percorrem, individualmente, um ciclo semelhante ao do laboratório rotacional, com algumas atividades presenciais e outras online. 

Aqui, a ideia é construir rotas de aprendizagem personalizadas e atender às necessidades de cada aluno de forma individual. 

Dessa forma, a turma pode ser reunida ao fim do curso ou módulo para realizar, em conjunto, uma avaliação de mensuração de aproveitamento. 

Viu só como entender o que é EAD flex ajuda a abrir a mente para uma nova possibilidade de ensino e aprendizado? 

Aproveite o fim desta leitura para entender detalhadamente como a tecnologia pode ajudar no processo EAD em nosso artigo sobre o tema! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy