nota-fiscal-para-curso-online (1)

Nota fiscal para curso online: passo a passo de como emitir esse documento e 3 dicas de cursos online para se aprofundar nesse assunto

Se você pensa em empreender vendendo cursos na internet, saiba que é preciso mais do que boas ideias e sólidas estratégias de divulgação. É importante também que você se atente a um aspecto muitas vezes negligenciado por empreendedores digitais: a emissão de notas fiscais.

Todas as vezes que você efetuar uma venda do seu curso online, você deverá emitir uma nota fiscal para os seus alunos.

Neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre como fazer a emissão de nota fiscal para curso online a partir de um passo a passo simples e direto:

  • Passo 1 – Credencie-se na Secretaria de Fazenda Municipal;
  • Passo 2 – Adquira um certificado digital;
  • Passo 3 – Acesse o sistema emissor da SEFAZ;
  • Passo 4 – Preencha a sua nota fiscal com atenção;
  • Passo 5 – Faça o download da nota fiscal e a envie para o aluno.

Por isso, convidamos você a continuar com a leitura para conferir também algumas dicas de curso online de nota fiscal para quem deseja se aprofundar nessa temática e não cometer erros na hora de emitir esse importante documento.

Passo a passo: como emitir nota fiscal para curso online?

A nota fiscal é um documento que tem como principal finalidade comprovar a compra e venda de algum produto ou serviço. Além disso, ela comprova também que os impostos referentes àquela transação foram devidamente recolhidos.

A emissão de notas fiscais é uma obrigatoriedade. A empresa que vende sem emitir NFs pode ser acusada de sonegação de impostos e ainda ter que pagar multas pesadas.

Para evitar que isso aconteça com você, veja a seguir o passo a passo de como gerar nota fiscal para curso online.

Passo 1 – Credencie-se na Secretaria de Fazenda Municipal

Os cursos online se enquadram na categoria de serviços. Logo, é necessário que você procure a Secretaria de Fazenda do seu município para fazer o credenciamento do seu CNPJ no sistema de emissão de notas fiscais deste órgão.

Somente perante a autorização da SEFAZ é que você estará apto para emitir nota fiscal para os seus alunos. Para isso, você precisará apresentar alguns documentos, como RG, CPF, CNPJ, comprovante de endereço e o Certificado da Condição de Microempreendedor (CCMEI).

Cada SEFAZ municipal pode ter suas próprias regras e procedimentos para credenciar as empresas no sistema de emissão de notas fiscais.

Passo 2 – Adquira um certificado digital

O certificado digital é um documento que serve para assegurar a sua autenticidade em ambiente virtual. Ele funciona como a sua carteira de identidade digital e é condição básica para que você emita nota fiscal para curso online no sistema da SEFAZ.

Para conseguir um certificado digital, você deve procurar uma Autoridade Certificadora (AC) e fazer a sua solicitação.

Passo 3 – Acesse o sistema emissor da SEFAZ

Depois de obter seu credenciamento na Secretaria de Fazenda Municipal e adquirir o seu certificado digital, você deverá acessar o sistema emissor de notas fiscais, geralmente disponível no site da SEFAZ.

Ao fazer o login, você será direcionado para uma página na qual deverá preencher a nota fiscal.

Passo 4 – Preencha a sua nota fiscal com atenção

Nesta etapa, você deverá preencher todos os campos solicitados na sua nota fiscal. Quando você acessar o sistema, haverá uma opção para gerar uma nova NFe.

Preste bastante atenção ao preencher cada campo, pois qualquer erro pode gerar sérios problemas para você. Verifique cada dado inserido antes de finalizar o processo.

Passo 5 – Faça o download da nota fiscal e a envie para o aluno

Depois que você finalizar o preenchimento de todos os campos da sua nota fiscal eletrônica, baixe o arquivo em formato XML ou PDF e envie para o seu aluno.

O documento também ficará disponível para consulta no sistema da Secretaria de Fazenda.

3 dicas de curso online de nota fiscal

E então, ficou claro como emitir nota fiscal para curso online?

Caso você tenha interesse em se aprofundar mais nessa temática, separamos aqui 3 dicas de curso online de nota fiscal.

1- Faturamento e Emissão de Notas Fiscais

2- Nota Fiscal Eletrônica – NFe

3- Minicurso Nota Fiscal Eletrônica

* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.

Fabio Godoy