Qual a importância do empreendedorismo feminino? + Ideias do que fazer

Qual a importância do empreendedorismo feminino? + Ideias do que fazer

Não é novidade para ninguém que o empreendedorismo feminino a cada dia ganha mais espaço na nossa sociedade, certo? Na verdade, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking de quantidade de mulheres que comandam seus próprios negócios, segundo levantamento da GEM. 

Isso tem um impacto enorme não apenas na economia, mas também na vida das pessoas. Para incentivar que mais mulheres tirem suas ideias do papel e virem suas próprias chefes, preparamos o artigo a seguir.

Nele, falamos sobre a importância do empreendedorismo feminino no Brasil, trouxemos 2 exemplos de mulheres inspiradoras e ainda demos 5 ideias de áreas que vale a pena investir. Continue lendo e confira!

Qual a importância do empreendedorismo feminino no Brasil?

O empreendedorismo feminino corresponde a mais de 30% do total de negócios em funcionamento no Brasil, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesse sentido, o aumento das empresas lideradas por mulheres vem ajudando a diminuir a desigualdade de gênero, que ainda existe na nossa sociedade.

Para você ter uma pequena noção, o Sebrae informou que quase 50% das empreendedoras são responsáveis pela renda familiar. Isso é, são consideradas as chefes de domicílio. 

Além disso, o aumento de mulheres empreendedoras tem o potencial de fortalecer a economia, criando mais empregos e modelos de negócios, e ainda de aumentar a independência financeira dessa parcela da população. 

Com tudo isso, fica fácil entender porque é tão importante incentivar o público feminino a criar suas próprias companhias, certo?

>>>> Veja mais: o que é empreendedorismo digital? Descubra e surfe nessa onda!

Quais são os principais desafios do empreendedorismo feminino?

Atualmente, os principais desafios do empreendedorismo feminino são: 

  • desigualdade de gênero; 
  • dificuldade para conciliar trabalho e vida pessoal; 
  • descriminação no mercado de trabalho; 
  • falta de um network adequado; 
  • baixo investimento. 

Porém, como já foi provado por diversas empresárias de sucesso, mesmo que seja difícil, empreender no Brasil sendo mulher não é um trabalho impossível. Para mostrar isso, trouxemos 3 exemplos de empreendedorismo feminino para você. Continue lendo para conferir!

Exemplos de empreendedorismo feminino de sucesso  

No Brasil, existem vários exemplos de empreendedorismo feminino de sucesso. As mulheres que trouxemos aqui, superaram todos os desafios para criar negócios conhecidos por todo o país e podem inspirar muitas outras que também sonham em abrir a própria empresa. 

1. Luiza Trajano  

Você já deve ter visto na sua cidade uma loja — ou várias — do Magazine Luiza. Pois saiba que isso só foi possível graças a Luiza Trajano, que atualmente é a presidente do conselho de administração da companhia, que é uma das maiores redes de varejo do país. 

Devido à sua influência, a empresária recebeu inúmeros prêmios e até chegou a se tornar a mulher mais rica do Brasil. Muito poder, não é mesmo? 

2. Ana Fontes 

Outra inspiração é a Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, uma plataforma de apoio às mulheres que desejam começar o próprio negócio. Ao todo, o projeto dá cursos, mentorias, dicas e muito mais e já ajudou mais de 9 milhões de pessoas. 

Empreendedorismo feminino: 5 ideias para você se inspirar 

E aí, resolveu que quer abrir o próprio negócio, mas não sabe o que fazer? Então respire fundo, fique calma e se inspire nas 5 ideias de empreendedorismo feminino que trouxemos para você deixar o medo de lado e dar o primeiro passo para montar um negócio de sucesso! 

1. Loja on-line 

Uma ideia de empreendedorismo feminino são as lojas on-line — ou e-commerces. Primeiro, porque são fáceis de abrir e podem comercializar para todo o país, diversificando o público e aumentando as chances de venda. 

O segundo motivo é que é possível abrir lojas virtuais de praticamente tudo. Roupas, acessórios, artesanatos, decoração, cosméticos, etc. Enfim, a lista é grande e para escolher no que investir, é preciso apenas:

  • analisar o mercado; 
  • definir seu público-alvo; 
  • montar um plano de ação. 

>>>> Aproveite e leia: 10 livros sobre vendas on-line para aumentar sua taxa de conversão

2. Consultoria de moda 

É verdade que a maneira como nos vestimos influencia a percepção dos outros sobre nós. Por esse motivo, um tipo de empreendimento feminino que faz muito sucesso é o de consultoria de moda. 

Os serviços podem ser oferecidos pessoalmente ou on-line e incluem dicas de como se vestir e até mesmo de como cortar os cabelos e quais cores usar no dia a dia. De qualquer forma, isso costuma ter ótimas chances de retorno. 

3. Refeições personalizadas

Nem todo mundo tem tempo de preparar as próprias refeições. Por isso, uma ótima ideia de empreendedorismo feminino é oferecer marmitas personalizadas conforme o pedido do cliente. Por exemplo, no nicho de alimentação saudável. 

Uma dica: você pode fazer uma parceria com um profissional de nutrição para oferecer um serviço completo de refeições saudáveis. Assim, você ganha mais espaço no mercado pelo profissionalismo e cuidado. Legal, não é mesmo?

4. Serviços de manutenção

Você sabe montar móveis ou consertar problemas na rede elétrica de uma casa? Se a resposta for sim, pode aproveitar essas habilidades para empreender oferecendo serviços de manutenção para quem não tem conhecimento ou tempo para fazer isso. 

Aliás, o mercado desse tipo de empreendedorismo feminino pode ser muito lucrativo, uma vez que muitas mulheres desejam ter acesso a esse tipo de serviço, mas tem dificuldade de encontrar prestadoras. 

Por isso, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro em uma área diferente e que carece de pessoas qualificadas. 

5. Cursos EAD

Você tem alguma habilidade especial, como falar um segundo idioma ou se maquiar bem? Então, porque não aproveitar para se tornar uma infoprodutora, criando cursos EAD para ensinar isso a outras pessoas?

Com a internet, essa é a realidade de inúmeras empreendedoras pelo Brasil afora e a verdade é que essa é uma ótima oportunidade para quem precisa conciliar a vida pessoal com o próprio negócio, já que tudo pode ser feito sem sair de casa. 

E com serviços como a EAD Plataforma, você consegue montar seus cursos, oferecer certificados e até mesmo acompanhar as principais métricas. Tudo isso de um só lugar!

Sabe o que é melhor? Você pode experimentar a plataforma gratuitamente, para ver na prática como ela funciona e como ajuda a decolar sua carreira como empreendedora!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy