o-que-e-empreendedorismo-digital

O que é empreendedorismo digital? Descubra e surfe nessa onda!

Empreendedorismo digital é o nome dado a negócios nativos da internet. Podemos dizer, portanto, que empreendimento digital é aquele que oferece soluções em forma de serviços ou produtos de forma inteiramente online. 

Agora que você sabe o que é empreendedorismo digital, já pode começar a refletir: que tal mergulhar de cabeça nesse negócio que só cresce no Brasil?

Se a resposta for positiva, nós podemos te ajudar fornecendo algumas informações importantes sobre o mercado. De acordo com a pesquisa Panorama do Empreendedorismo Digital 2020, os principais segmentos de atuação de quem investe no mercado online são: prestação de serviços (54%), oferta de cursos online (34%) e venda de produtos (23%).

A pesquisa também mostra que mais da metade, 55% dos empreendedores, busca informações sobre empreendedorismo em Cursos Digitais. Logo em seguida estão o YouTube, com 54%, e o Instagram, com 53%. Facebook (37%), Livros (36%), LinkedIn (35%) e até mesmo cursos presenciais (31%) também foram representados nesse quesito. 

E aí? Sente que é hora de investir no mundo online? Então confira o artigo de hoje para descobrir o que é empreendedorismo digital, o que faz um empreendedor digital e 4 grandes vantagens do modelo de negócio! 

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é o nome dado a negócios criados para a internet. Estes negócios utilizam o meio digital para desenvolver um produto ou serviço, oferecendo soluções com base digital para os clientes. 

Alguns exemplos conhecidos de empreendedorismo digital são os chamados infoprodutos — ou produtos digitais — soluções informativas, produzidas e/ou divulgadas por canais online. Dentre os principais tipos de infoprodutos, estão: 

O que é ser empreendedor digital? 5 características-chave do profissional 

Empreendedor digital é o que gerencia o negócio online. Assim como um empreendedor convencional — de um negócio físico —, o digital também acumula algumas funções administrativas e, sobretudo, estratégicas. 

Algumas das características-chave de quem sabe o que é empreendedorismo digital e opta por investir na área são: 

  • agilidade para absorver e acompanhar as (rápidas) mudanças do mundo tecnológico; 
  • disposição para testar múltiplos formatos de conteúdo digital
  • criatividade para desenvolver um marketing de produto digital diferenciado; 
  • facilidade para criar coletivamente e se permitir absorver informações de parceiros e mentores; 
  • organização, para gerir múltiplas frentes de atuação (especialmente em vendas e marketing digital). 

Por que apostar no empreendedorismo digital?

Em um mundo volátil e ágil como o nosso, a possibilidade de empreender de forma digital representa uma possibilidade e tanto para quem deseja abrir um negócio.

Isso porque o meio online carrega consigo flexibilidades e características que fazem do empreendedorismo digital uma possibilidade passível de tentativas, experimentações e ajustes em tempo real — o que, muitas vezes, não é possível em um empreendimento físico. 

Além dessa grande vantagem competitiva, entender o que é empreendedorismo digital pode abrir os olhos de empresários para mais alguns benefícios, como os que apontaremos a seguir. 

1. Escalabilidade do empreendimento digital

A primeira grande vantagem de entender o que é empreendedorismo digital é abrir a mente para uma possibilidade de negócio altamente escalável. 

Escalabilidade diz respeito à possibilidade de expansão de um negócio. Quando pensamos, por exemplo, em uma escola de cursos com sede física, escalar o negócio para outras cidades ou mesmo abrir uma nova sede em outro bairro exige um extenso planejamento que deve contemplar:

  • análise financeira;
  • análise estrutural e arquitetônica; 
  • logística de expansão;
  • estudo do público-alvo do local para onde a empresa está expandindo;
  • e por aí vai. 

Se, por outro lado, estamos falando sobre um produto digital, como um curso online, o cenário é diferente. 

Isso porque a internet já é um ambiente propício para uma atuação “sem barreiras”, o que elimina grande parte do esforço de expansão. Nesse caso, o ideal é concentrá-lo na ampliação da estratégia de marketing e no preparo da estrutura do negócio digital (no caso do curso online, a plataforma EAD) para receber mais clientes. 

2. Investimento inicial reduzido

Outra vantagem inegável de entender o que é empreendedorismo digital é a consciência do investimento inicial reduzido. Relembre a lista de tarefas que mencionamos acima, necessárias para expandir um negócio físico. Eles são alguns dos custos atribuídos à abertura de um negócio. 

Em contrapartida, o empreendedorismo digital demanda um investimento muito mais concentrado na viabilização de uma plataforma para comercializar o produto. Pode ser um e-commerce, um marketplace e até mesmo uma plataforma de ensino

3. Flexibilidade de horários

A vida de um empreendedor é conhecidamente corrida e intensa. Mas, se o negócio for digital, essa intensidade ganha um quê de flexibilidade. Isso porque, para gerir um negócio digital, não é necessário que o empreendedor se fixe em um determinado local ou horário. 

Ele pode organizar seu tempo de formas alternativas e mesclar a gestão do negócio com a realização de tarefas pessoais. 

Disciplina é fundamental, mas não é necessário trabalhar com excesso de rigor. 

4. Sem barreiras geográficas

Por fim, não podemos deixar de mencionar a eliminação de barreiras geográficas — o que, de certa forma, confirma cada uma das vantagens apontadas anteriormente. 

O maior diferencial de um negócio digital é a possibilidade de vender sem restrições impostas pela geografia. Isso significa que o empreendedor tem a liberdade de definir seu público-alvo como sendo desde um nicho na própria cidade de atuação até um público residente em outro país. 

É importante reforçar apenas que, quanto mais amplo é o desenho do público-alvo, mais diversificada e assertiva precisa ser a estratégia de marketing. 

Exemplos de empreendedorismo digital que você com certeza já ouviu falar

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, suas principais vantagens e o que faz um empreendedor digital, é hora de irmos além. Para inspirar a sua entrada nesse promissor mercado, que tal ver alguns exemplos de negócios digitais de sucesso em diferentes áreas? 

1. Netshoes

A Netshoes é um dos principais (e mais antigos) sites de lifestyle esportivo da América Latina. Sua plataforma de e-commerce já acumula mais de 15 milhões de fãs nas redes sociais, e é referência no segmento de varejo digital há 20 anos. 

Veja abaixo como a marca se posiciona na rede: 

2. Descomplica

No segmento da educação, o Descomplica é um excelente exemplo de empreendimento digital. Trata-se de uma plataforma de ensino especializada em preparatórios para o ENEM.

Criado em 2011, o empreendimento se consolidou no mercado como o primeiro do segmento, e é referência no segmento de “cursinhos online”. 

3. Camila Porto

Camila Porto é uma especialista em marketing digital. Por essa razão tem presença consolidada em diversas redes: Instagram e YouTube são as principais. 

Além de oferecer conteúdo de forma gratuita para consolidar sua credibilidade como expert no tema, Camila Porto oferece, também, cursos e especializações em diferentes segmentos do marketing digital. 

Dicas para começar um empreendimento digital

Se, depois de descobrir o que é empreendedorismo digital, você descobriu (ou confirmou) um interesse em investir na área, temos boas notícias! A seguir, você confere algumas dicas-chave para empreender na área digital sem sustos e nem dores de cabeça!

  • Estude a fundo o seu nicho de atuação;
  • Avalie se o público do seu negócio está na internet, e que canais ele utiliza com mais frequência;
  • Entenda como a concorrência se comporta;
  • Crie um plano de negócios e marketing digital robusto — afinal, quem não é visto, não é lembrado!
  • Mensure constantemente os resultados do negócio com a ajuda de indicadores (KPIs) e métricas; 
  • Conte com o apoio de mentores — ou pessoas com negócios consolidados no seu ramo de atuação;
  • Mantenha a inovação em pauta sempre! 
  • Organize um atendimento ágil e efetivo, preferencialmente por mais de um canal;
  • Ateste e otimize a qualidade do produto oferecido sempre! 

E por falar em qualidade do produto…se depois de entender o que é empreendedorismo digital, você se interessou em abrir um negócio, temos mais algumas dicas de leitura para te ajudar: 

5 ideias para empreender na crise

Desafios e oportunidades para empreender em tempos de criseComo divulgar links de afiliados.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy