como-comecar-video-youtube

Como começar um vídeo no YouTube? 5 dicas para brilhar já nos primeiros segundos!

Saber como começar um vídeo no YouTube vai além de encontrar a técnica de oratória certa para falar com os espectadores. Na verdade, muita estratégia reside justamente nesse trechinho do conteúdo. 

Isso porque o começo de um vídeo diz muito para o público sobre seu potencial, e, assim como pode gerar curiosidade para seguir em frente, pode ser o suficiente para fazer o espectador parar por ali e desistir. 

De acordo com a AdAge, produtores de conteúdo em vídeo têm exatos 10 segundos para prender a atenção de seus espectadores. Parece pouco, não é mesmo? Mas calma! 

Existem algumas técnicas e estratégias que ajudam a criar uma introdução capaz de engajar espectadores, motivando-os a seguir assistindo o conteúdo. É exatamente sobre isso que falaremos ao longo deste artigo. Você vai descobrir, em 5 passos, como começar um vídeo no YouTube: 

  1. Crie um cumprimento ou frase de abertura personalizados
  2. Resuma o conteúdo do vídeo de uma forma cativante
  3. Seja leve 
  4. Desperte curiosidade
  5. Capriche na vinheta de abertura

Boa leitura! 

A importância de começar bem 

Você viu na introdução que os 10 segundos iniciais de um vídeo são primordiais para captar a atenção do público. 

Além disso, a mesma pesquisa, realizada pela AdAge, reforça que se o público não foi totalmente engajado nos primeiros 30 segundos de abordagem, há uma perda de, no mínimo 33% dos espectadores. Depois de um minuto, 45% dos espectadores deste mesmo vídeo já terão parado de assistir.

A verdade é que divulgar um produto digital como um vídeo em um ambiente tão dinâmico quanto a internet é um verdadeiro desafio. Usuários são bombardeados com novas informações a cada segundo, e só se destaca quem realmente sabe como começar um vídeo no YouTube ou produzir conteúdo de forma efetiva e diferenciada. 

Por isso, antes de falarmos, na prática, sobre como começar um vídeo no YouTube, separamos algumas estatísticas que podem te ajudar a entender o quão estratégica deve ser sua produção audiovisual:  

  • de acordo com a Animoto, vídeos no YouTube devem ter, no máximo 8 minutos para captarem a atenção dos usuários;
  • 75% dos usuários do YouTube assistem conteúdo via smartphone (o que reforça a importância de usar, por exemplo, técnicas de microlearning para engajar mais em vídeoaulas no YouTube); 
  • entretenimento e conhecimento são as duas principais razões pelas quais os usuários consomem vídeos no YouTube; 
  • 9 em cada 10 brasileiros usam o YouTube para estudar. 

Como começar um vídeo no YouTube? 5 dicas

Agora que você já descobriu a importância de trabalhar uma boa estratégia para abrir vídeos em seu canal, é hora de aprender, na prática, como começar um vídeo no YouTube. Separamos 5 dicas-chave para te ajudar a conquistar espectadores logo nos primeiros minutos e multiplicar suas visualizações e inscritos

1. Crie um cumprimento ou frase de abertura personalizados

A pesquisa VideoViewers, do Think With Google, citada no tópico anterior, já evidenciou: mais da metade dos usuários do canal enxerga a plataforma como um lugar para se distrair, se divertir e dar risadas

E uma das formas mais eficientes de prender a atenção do usuário logo nos primeiros segundos de vídeo é proporcionar uma dessas sensações por meio de um cumprimento ou frase de abertura personalizada. 

A primeira frase dita em um vídeo pode dizer muito sobre aquele conteúdo ou sobre a linguagem que será utilizada ali. 

Quer ver alguns exemplos? 

Whindersson Nunes, YouTuber que já acumula mais de 40 milhões de inscritos, inciou grande parte de suas produções com o tradicional “E aí, galerinha que curte meu canal, tudo bom com vocês?”. 

A frase, que parece simples e entrega pouco ou quase nada sobre o teor dos vídeos, tornou-se uma marca registrada do humorista, que utiliza a linguagem simples e humanizada para criar empatia com os seguidores. 

Outro exemplo de frase de abertura está neste vídeo promocional do curso Justice, de Harvard. Para despertar o interesse dos alunos e criar uma conexão com a temática do curso, o narrador abre o vídeo com a seguinte frase: “Qual é a coisa certa a fazer?” 

Veja abaixo o vídeo promocional do curso Justice para observar a estratégia da frase de abertura em ação: 

2. Resuma o conteúdo do vídeo de uma forma cativante

Outra estratégia para entender como começar um vídeo no YouTube de forma prática é criando um resumo cativante do conteúdo apresentado. 

Esta é uma estratégia bastante utilizada por vloggers que contam episódios de sua vida, utilizando os segundos iniciais do vídeo para despertar a curiosidade do público e introduzir parte das informações tratadas ao longo do conteúdo.

Veja o exemplo abaixo: 

A YouTuber de finanças Nathalia Arcuri resume os principais tópicos tratados em seu vídeo nos primeiros 30 segundos de exibição do conteúdo: 

3. Seja leve 

Aproveite os segundos iniciais do seu vídeo para expressar leveza e descontração. Afinal, os usuários buscam o YouTube para se entreter e distrair, lembra? 

Uma boa ideia é desenvolver animações, realizar pequenos sketches e lançar mão dos clássicos e sempre bem-vindos erros de gravação, que ajudam a criar empatia com o público e convencê-los a permanecer no vídeo. 

Um exemplo de canal que usa a estratégia com maestria é o conhecido Jovem Nerd, especializado em entretenimento. Observe que os primeiros segundos do conteúdo são voltados a um momento descontraído, repleto de referências e paródias do mundo nerd. 

4. Desperte curiosidade

Como começar um vídeo no YouTube usando a curiosidade como aliada? Nós temos a resposta! Assim como revelar partes importantes da abordagem pode ser efetivo na hora de cativar os espectadores, guardar o melhor para o fim também é uma boa ideia. 

Isso faz com que o usuário se interesse pelo mistério construído e “pague para ver” a solução daquele problema ou questão.

O exemplo abaixo utiliza muito bem a estratégia da curiosidade para começar um vídeo. Trata-se do vídeo 5 motivos para morar em Portugal em 2020, do canal Maximizar. 

Assista aos primeiros 25 segundos deste vídeo e nos diga: deu ou não deu vontade de continuar vendo para matar a curiosidade e descobrir quais são estes 5 motivos tão relevantes? 

5. Capriche na vinheta de abertura

Nossa última dica de como começar um vídeo no YouTube exige algum conhecimento de editores de animação de vídeo (como o Adobe After Effects) ou parceiros qualificados no assunto. Trata-se da abertura dos vídeos. 

Muitos canais funcionam perfeitamente sem uma abertura oficial. Entretanto, se você está em busca de estratégias para captar a atenção dos espectadores nos primeiros segundos do seu conteúdo, esta não é uma ideia para se jogar fora. 

Afinal, boas vinhetas de abertura caracterizam e profissionalizam o conteúdo, tornando-o reconhecível mesmo a distância. Veja abaixo um exemplo de vinheta clássica: 

Entender como começar um vídeo no YouTube é um excelente começo para quem quer investir em produção de conteúdo audiovisual. Além disso, é importante manter em mente que o corpo do conteúdo também é fundamental para captar a atenção e a afeição dos seguidores. 

Por isso, aproveite o fim desta leitura para entender sobre como montar um roteiro para vídeo no YouTube

Fabio Godoy