Renda extra 2025

Renda extra em 2025: 11 opções para trabalhar em casa!

Se o seu objetivo para este ano é juntar dinheiro para algum projeto especial ou ter uma fonte de recursos para complementar seu orçamento mensal, você chegou ao lugar certo. Reunimos, neste post, 11 ideias de renda extra em 2025 — e o melhor: para você ganhar dinheiro sem sair de casa!

Também vale saber que você não é o único a buscar por esse tipo de atividade. De acordo com a Pesquisa Cidades Sustentáveis Desigualdades, cerca de 50 milhões de brasileiros fizeram alguma atividade extra para complementar a renda em 2024.

São diversas opções de modelos de negócio, que envolvem ou não conhecimentos específicos. Com certeza, uma das alternativas se encaixa na sua realidade, de acordo com suas habilidades e disponibilidade de tempo.

Confira a seguir!

Como ganhar dinheiro em casa na internet​​? 11 alternativas 

Existem diversas oportunidades de renda extra para quem deseja ganhar dinheiro em casa ou no tempo livre, como:

  • programas de afiliados;
  • testes de aplicativos e sites;
  • pesquisas online;
  • assistente virtual;
  • revenda de produtos online;
  • venda de artesanato e/ou doces;
  • agente de viagens;
  • venda de fotografias;
  • tradução de textos;
  • infoprodutos;
  • cursos online.

Agora, veja em detalhes o que fazer em cada uma dessas atividades!

Programas de afiliados

Você já viu algum amigo ou influenciador dizer “compre pelo meu link”? É uma prática comum porque eles participam de algum programa de afiliados, uma boa estratégia para ter uma renda extra na internet.

Basicamente, o programa de afiliados permite que você crie um link personalizado para divulgar um produto ou serviço que está à venda. Quando alguém compra com o seu link, você recebe uma comissão.

Há, inclusive, uma tendência de crescimento no mercado global de afiliados. Até 2031, a previsão é que o setor movimente US$ 38 bilhões, de acordo com dados do Astute Analytica.

Testes de aplicativos e sites

Antes do lançamento de um aplicativo, muitos desenvolvedores contratam pessoas comuns para testá-los. O mesmo vale para atualizações de apps ou sites que já existem. O valor pago não costuma ser muito alto, mas pode ser uma alternativa simples e interessante para fazer uma renda extra em 2025!

Para começar a participar desse tipo de teste, é necessário se cadastrar em uma das plataformas que concentram a iniciativa e fazer um curso rápido e gratuito sobre o processo de avaliação.

A seguir, confira as alternativas para se cadastrar, fazer testes e começar a gerar uma renda extra online:

  • Tester Work: os ciclos de teste duram até 48 horas e o objetivo é encontrar falhas ou problemas em aplicativos ou sistemas. Cada tarefa tem um valor, geralmente pago em dólares;
  • Test IO: as atividades envolvem a busca por bugs e o teste de uso de aplicativos e sistemas. Os mais lucrativos remuneram em até 50 dólares e você recebe o valor mensalmente;
  • uTest: você fica responsável por testar diferentes aspectos e cada tarefa tem um pagamento, de acordo com a complexidade;
  • Testbirds: teste funcionalidades e receba até 20 euros por tarefa, além de quantias fixas para cada bug que encontrar;
  • UserCrowd: para cada teste, você recebe a partir de 20 centavos de dólar por minuto e, para cada entrevista, 75 centavos de dólar por minuto. Após acumular 10 dólares, você já pode solicitar um saque via PayPal.

Pesquisas online

Na mesma linha, outra das oportunidades de renda extra na internet é responder pesquisas, normalmente propostas por empresas prestadoras de serviços que querem avaliar seus produtos ou atendimento.

Assim como nos testes de aplicativos, é necessário se cadastrar em sites específicos para participar.

Os questionários podem ser em formulário virtual ou por e-mail, a depender da empresa e do site de pesquisas. Conforme você responde, acumula uma certa quantidade de pontos que depois serão convertidos em dinheiro.

Vale reforçar que a resposta às pesquisas precisa de bastante seriedade; responder aos tópicos com atenção, honestidade e nos prazos solicitados permite que você construa seu repertório na área e faça uma boa renda extra em 2025.

A seguir, temos uma lista com os principais sites para se cadastrar e começar a participar de pesquisas:

  • Toluna Influencers: é possível ganhar até 50 mil pontos por pesquisa e depois trocá-los por recompensas;
  • Surveytime: o site paga 1 dólar por cada atividade. Você pode trocar o valor por vales-presente ou saldo no PayPal;
  • Opiniões de Valor: receba até R$ 10 por trabalho e troque o valor por vales de compra aceitos em vários estabelecimentos no Brasil;
  • Lifepoints: ganhe pontos a cada pesquisa que responder e troque-os por vales em lojas nacionais ou por saldo no PayPal;
  • MyIyo: ao completar uma tarefa, ganhe pontos e saque o valor a partir de 20 euros.

Assistente online

Se você é uma pessoa organizada, sabe mexer nas principais ferramentas do Office ou Google Workspace e tem facilidade para se comunicar, principalmente online (como por e-mail e chats), pode trabalhar como assistente virtual de uma pessoa ou empresa.

Um assistente virtual pode atuar em diversas áreas, mas as mais comuns são recursos humanos, administrativo, atendimento ao cliente e marketing digital.

O melhor é que você pode definir em qual tipo de mercado deseja ingressar, com base nos seus interesses e habilidades.

Uma opção é procurar por vagas como assistente virtual, cada vez mais comuns em sites de emprego e trabalhos freelancer. Também é possível trabalhar seu próprio marketing ao divulgar no seu perfil no LinkedIn e em outras redes sociais que você oferece este serviço.

Revenda de produtos online

Ser revendedor de produtos não é uma atividade nova — quem não conhece alguém que revenda produtinhos de beleza ou itens para organização da casa?

Só que o negócio evoluiu bastante: as famosas revistas de catálogo (nas quais era preciso marcar os pedidos) ainda existem, mas é possível ganhar uma renda extra com a revenda de produtos totalmente online.

Pesquise uma marca com a qual você se identifique, uma que você se sinta capaz e confortável de vender os produtos para outras pessoas.

Um bom critério de escolha entre as oportunidades de renda extra é optar por uma marca que você já usa no seu dia a dia e que conhece bem os produtos. Informe-se sobre prazos para encaminhamento de pedidos e taxa de comissão, e então é só começar a vender!

Venda de artesanato e/ou doces

Todo mundo elogia aquele bolo que você faz? Você é daquelas pessoas que têm o dom para artes manuais, como crochê, tricô ou pintura? Então, considere transformar esses talentos em uma boa fonte de renda extra em 2025!

Fazer artesanato ou doces para vender é uma ótima forma de transformar uma habilidade que você já tem em um negócio potencial.

Dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), do governo federal, indicam que até março de 2025, mais de 229 mil artesãos estavam cadastrados oficialmente no sistema em todo o país. Esses profissionais transformam seu talento em renda extra, ou até mesmo em sua principal fonte de ganhos financeiros.

Comece com o planejamento: escolha qual produto gostaria de trabalhar e considere quanto tempo você demoraria para fazer os itens para disponibilizar em pronta entrega. 

Você também pode optar por trabalhar com encomendas, mas é importante ter alguns itens de mostruário para apresentação e fotos via WhatsApp ou nas redes sociais.

Em seguida, calcule o preço ao considerar seus custos e mão de obra e coloque sua marca na rua!

Agente de viagens

Se você tem interesse em trabalhar na área de turismo, essa pode ser uma excelente oportunidade de renda extra! Sabia que várias empresas do setor contratam profissionais para vender pacotes online?

Funciona assim: a agência de turismo disponibiliza um curso introdutório e até mesmo um modelo de franquia para aqueles que desejam investir no empreendedorismo digital.

Ao vender viagens online, você pode atrair clientes e ganhar uma comissão por cada pacote que vender. E melhor: por meio do trabalho remoto, ou seja, de qualquer lugar. Já pensou em vender viagens enquanto está em uma viagem?

Venda de fotografias

Como ter uma renda extra em 2025 na função de artista? Para aqueles que têm uma inclinação na área, comercializar suas próprias fotografias pode ser uma forma de transformar seu hobby em lucro.

Agências de marketing, por exemplo, buscam imagens para enriquecer seus conteúdos, ilustrar postagens de blog e criar outros tipos de mídias digitais, como posts em redes sociais.

Mesmo que você não tenha uma especialização formal em fotografia, é possível aprender online sobre técnicas de iluminação, composição de imagens, manipulação de cores e edição para produzir fotos impressionantes.

Há inúmeros sites que oferecem uma comissão atrativa pelas fotos, que podem chegar a até 60% do valor da venda.

Listamos a seguir algumas plataformas em que você pode vender suas fotografias e fazer uma renda extra:

Tradução de textos

Você tem habilidades em outros idiomas e se sente confortável em utilizá-las? Saiba que essa competência pode se tornar uma boa fonte de renda extra na internet. Inúmeras empresas buscam profissionais que façam traduções.

Por exemplo, negócios estrangeiros cujas operações estão em expansão para o Brasil procuram frequentemente por tradutores para executar esse trabalho.

Além disso, acadêmicos que desejam publicar artigos em revistas internacionais podem precisar desse tipo de serviço. Em geral, o pagamento é bem atrativo e pode representar uma renda extra considerável.

Para conquistar oportunidades e ganhar dinheiro dessa forma, você pode usar o LinkedIn, plataformas de freelancers especializadas e até mesmo criar um portfólio para divulgar suas habilidades. 

Infoprodutos

Ainda com foco em compartilhar seu conhecimento, criar infoprodutos é um caminho bem interessante para ter uma renda extra em 2025.

Os produtos digitais destacam-se por sua capacidade de facilitar o acesso à informação e despertam a simpatia dos usuários, que veem uma solução prática para suas necessidades de aprendizado.

Produtos digitais, como e-books, estão em alta e representam uma excelente oportunidade para empreendedores em busca de renda extra na internet. Afinal, você só precisa produzi-los uma vez e pode vendê-los de forma contínua.

Além disso, os formatos para criar conteúdo variam: e-magazines, audiobooks, podcasts e webinars. Todas essas são alternativas viáveis para produzir conteúdo de casa e gerar renda na internet. Identifique um tema em que você seja especialista e invista no assunto.

Cursos online

Além de criar seus infoprodutos, você também pode elaborar aulas para espalhar seu conhecimento pela internet por meio de um curso online. É possível, inclusive, vender combos de produtos digitais e cursos para aumentar o seu faturamento.

Para tirar suas ideias do papel, conte com a EAD Plataforma! Aqui você encontra:

  • ferramenta para criação de aulas gravadas e ao vivo;
  • certificados online;
  • planos de assinatura;
  • criação de turmas;
  • chat em tempo real.

Por que investir no trabalho remoto?

Recorrer ao trabalho remoto é uma boa pedida se você quer ter mais flexibilidade e autonomia, além da chance de construir uma renda extra. A verdade é que esse modelo de trabalho ganhou força nos últimos anos. Uma pesquisa da Hostinger de 2024 mostra que 40% dos profissionais brasileiros que desejam ter renda extra recorrem a atividades na internet.

Um dos maiores benefícios é que você pode atuar de qualquer lugar que quiser e estiver — em casa, em um café ou até na praia. Também não é preciso realizar deslocamentos diários, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Outro ponto positivo de investir em uma atividade remota é a facilidade de adaptá-la às demandas do dia a dia. Você consegue equilibrar melhor o trabalho e a rotina pessoal, o que tem um grande impacto na qualidade de vida.

É claro que também não podemos deixar de citar o acesso a um mercado global. Remotamente, você pode trabalhar para empresas em diversas regiões do país e do mundo. Ainda, existe uma grande variedade de áreas, o que contempla pessoas com diferentes habilidades, perfis e experiências.

Então, se você estiver em busca de oportunidades de renda extra ou até de seguir uma nova carreira, atuar remotamente é a forma mais eficiente de alcançar esses resultados.

Como escolher entre as oportunidades de renda extra em 2025?

Na hora de escolher como ganhar dinheiro em casa na internet, você deve focar em três pontos principais:

  1. suas habilidades e interesses;
  2. sua disponibilidade de tempo;
  3. suas expectativas quanto ao retorno financeiro.

Então, comece pela avaliação do que você já faz muito bem. Se tiver facilidade e habilidade em ensinar, criar um curso online pode ser a forma mais eficaz de transmitir conhecimentos e ainda ganhar com o ensino.

Em seguida, analise quanto tempo tem disponível. Se você já tem um emprego principal, penso em como equilibrar as demandas para que nada fique para trás.

Criar um curso pode exigir um tempo de dedicação inicial um pouco maior para preparar o plano de aulas e gravá-las. Porém, depois que tudo estiver pronto, tende a ser mais fácil vender esse tipo de infoproduto do que produtos físicos ou itens artesanais.

Por fim, analise o potencial de ganhos de cada uma das oportunidades de renda extra. Novamente, criar um curso online pode ter um tempo maior de retorno, enquanto a venda de produtos físicos gera recursos mais rapidamente.

O segredo é identificar o que se encaixa melhor na sua realidade e nos seus planos — até mesmo para tornar os ganhos extras uma fonte sustentável.

Com essas 11 dicas, não faltam opções para você que deseja fazer uma renda extra em 2025. Não se esqueça de avaliar com cuidado cada alternativa para acertar em cheio na sua escolha.

Para criar cursos online que realmente despertam o interesse do seu público e geram resultados, a EAD Plataforma oferece as funcionalidades que você precisa. Além de todos os nossos recursos, preparamos um material gratuito para ajudar você nessa jornada.

Acesse o “Passo a passo para criar o seu primeiro infoproduto” e veja como ter uma renda extra com a ajuda da EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy