estratégias financeiras para empresas

Quais são as estratégias financeiras para empresas varejistas?

Já é de conhecimento geral que, sem um bom planejamento e estratégias financeiras para empresas, fica difícil o negócio sobreviver a longo prazo. Há muitas variáveis que devem ser acompanhadas de perto para definir quais operações precisam ser ajustadas a fim de reduzir os custos e/ou elevar o faturamento.

Afinal, não adianta vender muito se não há uma boa gestão dos recursos e o dinheiro que entra também sai rapidamente para pagar custos e despesas.

Sendo assim, destacamos a necessidade de controlar as finanças da sua loja para alcançar os resultados desejados. E como fazer isso? Continue a leitura e aprenda como fazer um planejamento financeiro, assim como as melhores estratégias para aplicar no varejo.

Qual a importância do controle de finanças?

O controle de finanças é crucial para a sobrevivência e o crescimento de qualquer empresa, especialmente quando falamos em comércio varejista. Ele colabora para otimizar os recursos financeiros com foco em aumentar a receita, reduzir os custos e tornar o negócio lucrativo.

Por isso, é difícil encontrar marcas renomadas no mercado que não fazem uma boa gestão financeira. A propósito, quando há qualquer desequilíbrio nessa área, é provável que haja queda de lucratividade – mesmo se for uma empresa de grande porte.

Como ninguém quer sofrer as consequências de não administrar bem o dinheiro que entra e sai da loja, é fundamental ter um sistema moderno que ajude a controlar as finanças diariamente.

Além disso, há outros motivos para investir no controle financeiro da loja:

  • planejar e fazer bons investimentos;
  • identificar desafios e obstáculos;
  • tomar decisões baseadas em dados;
  • gerenciar riscos;
  • manter o capital de giro;
  • aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) do produto;
  • e muito mais!

E como fazer o controle financeiro? Há vários métodos e ferramentas que devem ser usados, como fluxo de caixa, gestão de orçamento, DRE (demonstração de resultado do exercício), balanço patrimonial, conciliação bancária e de cartão, entre outros.

Como fazer um planejamento financeiro?

Para que o controle de finanças seja um sucesso, a chave é aprender como fazer um planejamento financeiro completo, eficiente e realista. Veja nossas dicas abaixo.

1. Defina seu objetivo

O primeiro passo é determinar aonde quer chegar. Qual o objetivo da sua loja: aumentar o lucro, reduzir os custos, expandir a base de clientes, reter mais consumidores para ter compra recorrente?

Escolha um deles e transforme o desejo em números: o quanto é necessário reduzir ou aumentar de cada indicador financeiro para atingir o objetivo esperado?

Lembre-se sempre de analisar o cenário atual do negócio e entender o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo.

2. Determine metas e prazos

Agora que já sabe o propósito do seu planejamento financeiro, é hora de dividir o objetivo em partes menores. Para subir uma escada, é preciso passar por diversos degraus, certo? E, para chegar ao objetivo final, é fundamental conquistar alguns marcos.

Se você quer elevar o lucro em 10% durante o próximo ano, calcule o quanto deve lucrar mensalmente e até semanalmente. Dessa forma, é mais fácil saber se está longe ou perto do objetivo e, assim, fazer ajustes e melhorias nas operações.

Outra dica é definir prazos para cada meta ser cumprida e facilitar a mensuração dos resultados.

3. Escolha estratégias financeiras

Aprofundando ainda mais seu planejamento, pense nas estratégias financeiras que podem ser eficientes para alcançar cada meta.

Elas podem incluir, por exemplo, promoções que serão realizadas no próximo ano, como decoração especial da vitrine, iluminação da loja, camisas personalizadas para a equipe de vendas e campanhas de marketing digital, entre outras.

Ou, então, estratégias para reduzir os custos operacionais, como implementar sistemas de gestão para diminuir gastos com materiais, elevar a produtividade e agilizar as tomadas de decisão.

É possível também analisar o comportamento e o perfil do cliente e definir quais produtos podem entrar em promoção de acordo com época do ano, quais os canais de vendas mais usados e investir neles, bem como as outras estratégias que falaremos a seguir!

4. Acompanhe os resultados

Para um planejamento ser eficiente, você, como varejista, deve acompanhar de perto os resultados financeiros da sua loja. Só assim dá para saber se é preciso mudar, tirar ou acrescentar estratégias para não impactar a conquista do objetivo.

Use um bom gerenciador financeiro para monitorar os indicadores e o desempenho da marca regularmente.

Quais as melhores estratégias financeiras para empresas?

As estratégias financeiras para empresas nada mais são do que ações e tarefas para gerenciar as entradas e saídas, os custos, a lucratividade, as operações, controlar o estoque e daí em diante.

De modo geral, as estratégias de curto prazo focam em gerenciar as finanças e negociações. Já as de longo prazo incluem planos para expandir a loja, adicionar novos produtos, entrar em novos setores e mais.

Veja mais algumas dicas!

  • Oferecer meios de pagamento modernos: pesquise quais são os meios de pagamento mais usados pelos clientes e no setor. Com isso, vale oferecer uma variedade de formas de pagar pelas aquisições, como Pix e carteiras digitais.
  • Criar políticas de pagamento (qual será o modelo usado para pagar os fornecedores) e recebimento (à vista, a prazo e os meios). Lembre-se que essas decisões impactam diretamente o capital de giro da sua loja.
  • Implementar ferramentas e sistemas de gestão financeira para automatizar processos, tendo dados mais confiáveis e uma visão completa das finanças.
  • Pensar em ações para elevar as vendas, como campanhas promocionais em datas comemorativas e certas épocas do ano, como durante a troca de coleção e a Black Friday.
  • Identificar gastos desnecessários e determinar soluções. Quanto menor é o custo, maior é o lucro.
  • Rever a precificação de produtos regularmente para conferir a margem de lucro e os preços aplicados na região. Dependendo das estratégias de vendas, pode-se pensar em como elevar o ticket médio dos clientes.
  • Manter sua atenção no fluxo de caixa: especialmente no varejo, é crucial manter a atenção ao fluxo de caixa da loja, afinal, não basta sobrar dinheiro, é preciso que ele entre regularmente para manter o negócio e planejar seu crescimento.

Destacamos que um sistema de gestão é essencial para mensurar os resultados das estratégias financeiras para empresas. Ao integrar dados e informações em um só local e analisar indicadores, fica mais fácil entender o que precisa ser feito para ter sucesso.

Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy