como dar aula de violão

Como dar aula de violão: transforme sua habilidade em negócio

A música tem o poder de relaxar e encantar, mas também pode ser fonte de renda! Se você estiver pensando em fazer uma renda extra ou transformar seu hobby em uma profissão, preparamos dicas especiais para te ajudar a entender como dar aula de violão.

Uma pesquisa organizada pela plataforma de freelancers GetNinjas em 2021 mostrou um aumento de 50% na procura de professores de música

E mais: em um mundo onde se fala cada vez mais em inteligência artificial e no potencial que ela tem de “roubar” empregos, pesquisas mostram que artistas e professores são dois cargos com baixo potencial de serem trocados um dia por IA — ou seja, começar a dar aula de violão é um projeto com potencial duradouro!

A seguir, saiba como começar a dar aula de violão, como preparar o espaço e o material para as suas aulas e como fazer a divulgação deste serviço e atrair alunos.

Como começar a dar aula de violão?

Então você decidiu compartilhar seu conhecimento musical e dar aulas: isso é ótimo! Mas como começar a dar aula de violão?

O primeiro passo é definir o formato do seu curso de violão. As aulas serão presenciais, on-line ou em um modelo híbrido, mesclando encontros com os alunos e conteúdos em vídeo e texto disponibilizados pela internet? 

E mais: qual será a proporção entre aulas práticas e teóricas? O curso será dividido em módulos (básico, intermediário e avançado, por exemplo)?

A partir das respostas para essas perguntas, seu curso de violão começa a tomar forma. Registre tudo em um documento e o tenha como um guia para elaborar tanto o cronograma das suas aulas como o material de apoio — nosso próximo assunto.

Material para dar aula de violão

Definido como será o modelo das suas classes, é hora de preparar o material que vai guiar seus alunos ao longo dessa jornada musical. A seguir, listamos os itens essenciais que devem ser apresentados em um bom material para dar aula de violão:

As partes do violão

O primeiro passo é familiarizar seus alunos com as partes do violão. Eles precisam conhecer o instrumento que querem aprender a tocar, concorda?

Prepare um vídeo mostrando cada uma das partes do violão e um material complementar (um arquivo PDF, por exemplo) com um glossário listando cada uma, para ajudar a fixar o conteúdo.

Os itens que precisam estar apresentados e definidos neste material para dar aula de violão são:

  • cordas (diferenciar cordas primas dos bordões);
  • abertura ou boca;
  • braço do violão;
  • cabeça do violão;
  • casa;
  • cavalete;
  • corpo;
  • escudo;
  • marcações;
  • rastilho;
  • tampo;
  • tarraxa;
  • traste;
  • tróculo.

Afinar o violão

Conhecidas as partes do instrumento, o próximo passo do material para dar aula de violão deve ensinar como afiná-lo  e deixá-lo pronto para tocar. Para chegar nesta afinação, é preciso ter um som de referência para comparar com o do violão.

Explique para os seus alunos como afinar o violão usando um diapasão, um afinador eletrônico ou mesmo um outro instrumento de referência, como um piano ou teclado. Para aulas de violão on-line, é fundamental fazer tutoriais em vídeo demonstrando o processo de afinação, para que seus alunos possam ver o processo e reproduzir em casa.

Teoria musical

Assim como para outros instrumentos, a teoria musical é fundamental para começar a dar aula de violão. Saber o básico, como ritmo e leitura de partituras pode ser extremamente útil ao tocar violão, principalmente para entender a estrutura das músicas.

Sendo assim, no material para dar aula de violão deve constar a apresentação da teoria musical. 

Por ser um conteúdo um pouco mais denso, vale reservar um tempo e preparar um material de apoio um pouco mais longo, principalmente para aulas de violão on-line: vídeos separados sobre cada um dos tópicos, PDF ou e-book com os conceitos explicados com mais detalhes e talvez pelo menos uma aula ao vivo, para que seus alunos possam tirar dúvidas.

Os pontos básicos da teoria musical que devem estar no material para dar aula de violão são:

  • notas, acordes e a diferença entre eles;
  • acordes maiores e acordes menores;
  • como reproduzir cada nota no violão;
  • escala cromática;
  • como ler cifras.

Como dar aula de violão on-line

Sim, é possível dar aulas de violão totalmente on-line! Além de ser prático, tanto para você quanto para seus potenciais alunos, as aulas pela internet permitem que você alcance um público ainda maior, pois seus alunos poderão acompanhar seu conteúdo de qualquer lugar do mundo.

A primeira decisão a ser tomada antes de começar a dar aula de violão on-line é escolher se suas aulas serão gravadas ou ao vivo, ou uma mistura das duas coisas.

Em ambos os casos, será importante investir em um bom equipamento para produzir os vídeos, começando por uma boa câmera, um tripé e um microfone de lapela, para que não haja fios entre você e o computador enquanto apresenta as aulas. isso é ainda mais importante para aulas de violão ou outro instrumento musical, pois fios podem realmente atrapalhar.

Em seguida, prepare o cenário onde você gravará suas aulas de violão. É importante se atentar à acústica do ambiente: além de ser um local sem eco, o espaço deve ter boa iluminação e não apresentar muitos ruídos externos, funcionando quase como um estúdio musical.

Se suas aulas de violão serão transmitidas ao vivo, garantir uma boa conexão de internet é fundamental. 

Se você tiver um espaço com bom isolamento acústico, não confie cem por cento na conexão wi-fi de um roteador fora deste espaço, pois pode prejudicar suas transmissões. O ideal é que a internet esteja cabeada com o computador que vai ser usado para a transmissão, para não ter problemas de conexão ao longo da sua aula.

Como divulgar aulas de violão

Agora que você aprendeu os passos iniciais sobre como dar aulas de violão on-line ou presencialmente, é hora de se concentrar em promover o seu curso. Nesse sentido, as redes sociais podem desempenhar um papel crucial para divulgar aulas de violão, especialmente Facebook, Instagram e TikTok. 

Uma boa ideia é criar um perfil nessas redes especialmente para divulgar suas aulas de violão (você pode usar seu perfil pessoal também, mas ter um perfil profissional é o ideal). Publique posts semanais para divulgar novas aulas ou ofertas especiais relacionadas ao curso.

Além disso, considere patrocinar esses conteúdos para ampliar o alcance para mais pessoas. 

Fazendo isso, você pode direcionar o conteúdo das suas redes sociais para que seja exibido para pessoas que estão procurando aulas de violão na internet, por geolocalização (no caso de aulas presenciais) e para pessoas interessadas em música no geral.

Pronto para começar?

Agora que você já sabe tudo sobre como dar aula de violão, é hora de colocar a mão na massa. E a EAD Plataforma é o espaço ideal para dar vida aos seus projetos!

Usando a ferramenta, você pode criar seu curso on-line e colocar em prática tudo o que falamos neste post.

A EAD Plataforma está pronta para receber suas aulas. Transforme ideias em realidade e compartilhe seu conhecimento com o mundo! 

Crie uma conta na EAD Plataforma e comece agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy