crm vendas

Como utilizar o CRM para vendas de cursos online? Entenda!

Um CRM para vendas é uma ferramenta que promove muitos benefícios para negócios de diferentes setores.

Para as empresas de educação online, isso não seria diferente.

Na verdade, implementar um CRM para vendas é especialmente importante neste segmento, afinal, gerenciar e acompanhar clientes por meio de múltiplas ferramentas e canais é um processo muito suscetível a erros.

E isso não tem nada a ver com a capacidade ou talento dos vendedores. Pelo contrário: isso aponta a necessidade que uma empresa tem de ampliar seu uso em tecnologia e apostar em soluções que centralizam todos os dados dos clientes e o histórico de conversa de pontos de contato distintos.

O sistema de CRM para vendas propõe exatamente isso, e vai além, oferecendo a otimização de processos e a automação de atividades repetitivas. 

Trata-se de uma ferramenta de trabalho imprescindível para os representantes e vendedores de cursos online, uma vez que, para obter sucesso nas vendas, é preciso saber exatamente quais são os objetivos e necessidades dos leads, quais suas preferências e, principalmente, como personalizar a abordagem e criar uma conexão mais profunda com os potenciais clientes.

Tudo isso só é possível a partir de um ótimo gerenciamento do relacionamento com o cliente, o pilar central do CRM para vendas.

Quer saber mais sobre como usar um CRM para vendas de cursos online?

Então, fique conosco e continue a leitura do artigo!

O que é CRM para vendas?

CRM para vendas é um sistema de gestão centrado em Customer Relationship Management, isto é, no gerenciamento do relacionamento do cliente. Esta ferramenta fornece recursos que permitem organizar os dados dos clientes e cultivar o relacionamento, a fim de melhorar o entendimento sobre suas necessidades e aumentar a satisfação. 

Por meio do sistema de CRM para vendas, é possível:

  • registrar, gerenciar e avaliar as interações com os clientes;
  • coletar e organizar dados;
  • mapear o comportamento do cliente;
  • armazenar dados em sistemas com segurança digital em nuvem;
  • segmentar clientes usando critérios específicos;
  • personalizar as abordagens com base no histórico dos clientes;
  • automatizar tarefas repetitivas e operacionais;
  • ter uma visão mais precisa sobre o processo comercial.

Todos estes aspectos, quando somados, refletem a importância de uma abordagem centralizada no cliente. 

Isso porque, ao fazer isso, a experiência do cliente pode ser altamente personalizada, o que ajuda a criar uma conexão forte com a empresa.

Para se ter ideia, o CRM para vendas tem se tornado tão decisivo devido à ampla digitalização do consumidor nos últimos anos, que os números deste mercado não param de crescer. 

Estudos apontam que a tendência é que a tecnologia de CRM atinja cerca de 128 bilhões de dólares até 2028. Impressionante, não?

Os benefícios do sistema de CRM para vendas

Uma vez implementado no processo comercial, um sistema de CRM para vendas proporciona uma gama de benefícios para as empresas, como por exemplo:

  • aumenta a produtividade do time de vendas;
  • fornece mais clareza sobre o perfil dos clientes;
  • cria vantagem competitiva;
  • aumenta a satisfação de clientes;
  • ajuda a atrair novos negócios;
  • permite tomar decisões baseando-se em dados;
  • melhora a experiência de compra do cliente por meio da personalização;
  • eleva as taxas de conversão;
  • aumenta a receita.

Estes benefícios desembocam em um ganho central: o aumento da lucratividade da empresa.

Por essa razão, utilizar um CRM para vendas tem se tornado um investimento cada vez mais atrativo, e os números comprovam isso! Estima-se que o ROI do CRM seja de US$ 30,48 para cada dólar gasto. 

Como usar um CRM para trabalhar com vendas de cursos?

Depois de conhecer mais sobre o que é CRM para vendas e seus benefícios, você deve estar se perguntando: Afinal, como usar um CRM educacional?

Continue acompanhando o texto e entenda.

  1. Estude o seu processo comercial

O primeiro passo para começar a usar um CRM para vendas é estudar o seu processo comercial

Compreender por quais etapas o seu cliente passa até finalizar uma compra é uma das formas de saber qual o melhor CRM para o representante comercial do seu negócio.

Isso porque o CRM deve, primordialmente, ser capaz de se adaptar ao seu modelo, sem engessar o processo. 

Tenha em mente que o ciclo de vendas de um curso EaD pode ser longo, até porque os futuros alunos precisam ter segurança sobre o investimento que precisam realizar. 

Desse modo, é importante que o CRM para vendas ofereça a possibilidade de gerenciar contatos, criando alertas para que os representantes não se esqueçam de acompanhar nenhum lead, e evitem perder vendas.

Ao fazer isso, você estará pronto para dar seguimento à implementação do sistema e escolher aquele que mais se encaixa na sua empresa.

  1. Organize o seu funil de vendas

Escolheu o CRM para vendas da sua empresa? Agora, é hora de configurá-lo.

Para isso, começar organizando o seu funil de vendas é essencial.

O funil de vendas é uma metodologia que irá separar o seu processo comercial por etapas, indicando aos vendedores qual é o próximo passo para cada negociação.

Assim, seu time terá uma visão clara sobre como conduzir cada venda, o que fornece:

  • mais organização ao processo;
  • mais facilidade para fazer follow-up;
  • mais controle sobre o relacionamento com o cliente.

Como você deve imaginar, essas ações resultam em maiores chances de fechar uma venda.

  1. Integre os canais de comunicação

Atrair alunos para cursos online envolve um conjunto de técnicas de marketing digital e a disponibilização de diversos canais de comunicação, como telefone, chat, e-mail e WhatsApp.

Nesse contexto, é muito importante integrar os canais ao CRM, já que a falta de comunicação entre os sistemas utilizados pode resultar em uma experiência incoerente e até mesmo na perda de oportunidades de venda.

O Moskit CRM oferece uma solução prática para isso: o Moskit Boost, uma integração que une o WhatsApp ao CRM para vendas do Moskit, permitindo que os usuários utilizem as principais funções do sistema diretamente pelo WhatsApp.

Veja como funciona:

Com essa integração, os vendedores poderão:

  • sincronizar conversas automaticamente;
  • gerenciar mensagens e acessar o histórico dos clientes;
  • criar modelos de mensagem para padronizar o atendimento;
  • acessar dados da negociação sem mudar de tela. 
  1. Utilize os dados dos clientes para personalizar a venda

O CRM para vendas proporciona a centralização dos dados dos clientes. Quando isso acontece, os vendedores podem ter um histórico completo sobre os clientes e leads, o que é um ativo altamente valioso no processo de vendas de cursos online.

Nesse setor, a personalização é fundamental. Com os dados completos, os vendedores podem adaptar suas abordagens de venda, oferecendo as informações necessárias sobre cursos, sugerindo programas de trainee e prazos de inscrição, por exemplo.

Com isso, os clientes passam a enxergar a empresa como uma parceira no seu processo de aprimoramento, e criam uma conexão mais profunda que converte-se em uma experiência encantadora, que mais do que vender, fideliza e atrai novos negócios.

E aí, ficou interessado em implantar um CRM para vendas de cursos online? Que tal testar o CRM do Moskit?

Comece agora mesmo. Faça um teste gratuito no Moskit CRM e veja, na prática, como a ferramenta pode te ajudar a vender mais!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy