No contexto de desenvolvimento de infoprodutos, a modalidade de lançamento semente ganha cada vez mais relevância. Trata-se da pré-venda de projetos ainda em fase inicial para promover a captação de recursos e a obtenção de dados poderosos a respeito da aceitação do produto pelo mercado.
E, considerando o intenso uso da internet e redes sociais pelos brasileiros, o lançamento semente é uma oportunidade valiosa para quem planeja empreender no mercado digital.
A seguir, elaboramos o conteúdo completo sobre o assunto: as características da pré-venda e o passo a passo para criar o lançamento semente!
O que é lançamento semente?
O lançamento semente é uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos na qual a empresa disponibiliza a venda antecipada de projetos ainda em fase inicial. Em outras palavras, os consumidores compram a “semente” de um serviço ou produto, contribuindo financeiramente com a conclusão da etapa de lançamento de mercado.
De maneira geral, essa é uma abordagem que envolve mais do que a simples captação de recursos. Por meio do feedback do público-alvo, a empresa também obtém informações valiosíssimas, como:
- a real demanda pelo produto;
- validação da proposta de valor do produto;
- levantamento de problemas na grade de conteúdo;
- identificação de problemas técnicos;
- adequabilidade funcional e estética do produto, tendo em vista a expectativa do público-alvo;
- mapeamento de preocupações e receios dos clientes em relação à compra online;
E vale dizer que o lançamento semente pode ser uma oportunidade ímpar para iniciar uma conexão próxima com os potenciais clientes.
Como você pode ver, estamos falando de uma técnica complexa e extremamente vantajosa se bem executada.
Como funciona um lançamento semente?
O lançamento semente envolve inúmeras etapas, que vão do estudo de mercado à abertura das inscrições on-line.
Podemos dizer que o core do funcionamento se baseia na divulgação dos benefícios do produto e do diferencial da marca, para convencer os apoiadores do projeto a financiar um infoproduto ainda em desenvolvimento.
Como citamos, a abordagem também disponibiliza formulários para preenchimento pelo público-alvo. No documento digital, os possíveis compradores respondem com o feedback do projeto.
Leia também: Como funciona um lançamento de um produto digital?
Como fazer um lançamento semente? Passo a passo
Da criação do plano de negócios à análise dos resultados, existem inúmeras fases intermediárias que devem ser planejadas com muito cuidado, disciplina e paciência.
Em termos de práticas administrativas, existem diversas metodologias possíveis para organizar um lançamento, sendo que a empresa pode aderir à modalidade mais adequada aos seus fluxos de desenvolvimento interno e ao tipo de produto vendido.
A seguir, listamos o passo a passo completo e seguro para o lançamento de infoprodutos, como e-books, cursos online e clube de membros.
Pegue seu bloco de anotações e vamos lá!
1. Criação do Plano de Negócios:
Primeiro passo: elabore um bom plano de negócios para orientar sua empresa nos objetivos e expectativas em relação ao novo produto. Além de facilitar a implementação do projeto semente, essa documentação também favorece a aquisição de linhas de crédito com instituições bancárias, caso empréstimos sejam necessários.
Basicamente, um plano de negócios contempla dados sobre:
- aspectos gerais da identidade cultural da sua empresa, como a missão e os valores;
- o tema e abordagem do infoproduto;
- descrição completa do conteúdo que será disponibilizado;
- valores de investimento necessários;
- apresentação da viabilidade econômica do projeto;
- expectativa de crescimento financeiro da empresa;
- prazos de entrega do produto final.
2. Start do projeto
Uma vez finalizado o levantamento inicial, é hora de começar a trabalhar no desenvolvimento do projeto.
Isso envolve a pré-produção dos infoprodutos, como o mapeamento de referências bibliográficas e análise dos conteúdos a serem abordados. Além disso, o empreendedor deve escolher a melhor plataforma digital para hospedar seu curso on-line, considerando o orçamento incluído no plano de negócios.
3. Prototipação
A prototipação nada mais é do que um primeiro “rascunho” do infoproduto na plataforma oficial, contendo:
- título do infoproduto;
- um ou mais vídeos de apresentação;
- montagem geral da grade de conteúdo;
- escolha dos modelos de certificados;
- definição dos elementos visuais necessários;
- criação da primeira versão da identidade visual.
Vale a pena caprichar nesse primeiro protótipo, pois servirá de referência para a campanha de divulgação!
4. Elaboração da campanha publicitária
Agora que a estrutura inicial do infoproduto já está pronta, é hora de colocar em prática um bom plano de marketing.
Isso inclui principalmente o investimento em redes sociais bem elaboradas, com cronogramas de postagem e intensa interação com os seguidores.
Crie conteúdos ricos que explicam como seu infoproduto funciona e quais os temas serão abordados. Caso julgue necessário, também crie uma seção de stories fixos com a resposta das dúvidas mais comuns dos seguidores.
Muitos infoprodutores também optam pela criação de uma landing page convincente com vários call to action que redirecionam para a página da plataforma EAD escolhida.
Dica: faça uma contagem regressiva para a abertura oficial do lançamento semente! Assim, você cria no público-alvo um clima de suspense (o famoso FOMO) e expectativa que poderão ser muito positivos para a captação de recursos.
5. Abertura do Financiamento
Esse é um dos momentos mais esperados: a abertura oficial da pré-venda do infoproduto! Na plataforma escolhida, habilite a função de lançamento semente e acompanhe a evolução de suas vendas.
Esteja atento às possíveis dúvidas dos clientes, especialmente no que se refere à etapa de pagamento.
6. Pesquisa de Mercado e Validação
Como mencionamos antes, o intuito do lançamento semente também é avaliar a aceitação do produto pelo mercado. Além dos dados obtidos na plataforma on-line, também é válido enviar um formulário para sua base de contatos.
A pesquisa deverá focar na coleta de feedback dos clientes a respeito de tudo: adequabilidade do produto, funcionalidade, apelo estético e até se o preço está condizente.
Junte todos os dados e analise-os estatisticamente.
7. Avaliação dos resultados
O lançamento semente é elaborado para durar um período específico, sendo que, ao fim do prazo, o empreendedor deverá avaliar os dados de validação coletados. Nesse momento, todas as alterações devem ser realizadas para que o desenvolvimento do infoproduto prossiga.
Ao fim das inúmeras etapas de refinamento do projeto, é hora de realizar o lançamento oficial nos moldes mais adequados.
Para saber como lançar seu infoproduto, leia: Fórmulas de lançamento para infoprodutos de sucesso!
Vantagens do lançamento semente para infoprodutos
A seguir, listamos os principais benefícios de adotar a pré-venda de infoprodutos. Confira!
- financiamento inicial, arrecadando o capital necessário para desenvolver e lançar seu infoproduto e cobrir custos de produção, marketing e manutenção da plataforma online.
- redução de possíveis prejuízos financeiros, economizando tempo e dinheiro com infoprodutos sem aceitação pelo mercado;
- construção de audiência e base de contatos, uma vez que os dados de e-mail ficam disponíveis após o cadastro na plataforma on-line;
- teste de escalonamento antes da inclusão de múltiplas funcionalidades no infoproduto;
- fortalecimento de autoridade e credibilidade perante o mercado e investidores, uma vez que um lançamento semente denota firme organização e planejamento profissionais;
- aprendizado rápido sobre o que funciona e o que não funciona, favorecendo o desenvolvimento contínuo do produto;
- agilidade na tomada de decisões para realizar os ajustes sugeridos no feedback dos clientes.
Em resumo, trata-se de uma abordagem que permite testar, validar e ajustar o infoproduto, ao mesmo tempo em que arrecada financiamento e constrói uma base sólida para um lançamento em maior escala.
Como escolher uma plataforma para o lançamento semente?
A escolha da plataforma para o lançamento semente é uma decisão fundamental, uma vez que afeta diretamente os recursos e funcionalidades disponíveis para a construção do infoproduto.
A seguir, listamos algumas dicas imperdíveis de como escolher a melhor plataforma para seu curso online.
Defina suas expectativas
A depender das características de seu infoproduto, será preciso escolher plataformas que ofereçam ferramentas específicas.
Assim, tenha bem definido quais serão os pré-requisitos técnicos, como:
- tamanho do armazenamento de vídeos;
- acesso à biblioteca virtual;
- emissão de certificados;
- acompanhamento de porcentagem do curso concluído;
- elaboração de provas e testes;
- transmissões ao vivo.
Verifique a reputação da plataforma
Pesquise na internet pela reputação da plataforma e por avaliações dos outros clientes, principalmente no portal do Reclame Aqui.
Caso encontre muitas opiniões negativas e críticas severas, vale a pena procurar por outra plataforma de infoprodutos.
Avalie o custo-benefício
Normalmente, as plataformas oferecem planos de assinatura variados para os infoprodutores, sendo que o valor depende do tipo de recurso contratado.
Leve em consideração o orçamento empresarial disponível e avalie o custo-benefício das diferentes alternativas de pacotes.
Por exemplo, se o seu infoproduto for relacionado a conteúdos de arte, as plataformas que oferecem funcionalidades específicas para projetos criativos serão mais vantajosas do que as direcionadas ao público de tecnologia da informação.
Uma opção para fugir de plataformas excessivamente específicas é optar por empresas que hospedam infoprodutos de todas as áreas, como a EAD Plataforma.
Opte por empresas seguras
Certifique-se de que a plataforma ofereça adequadas barreiras contra ataques cibernéticos e tentativas de roubo de dados.
A EAD Plataforma é referência de mercado como sistema altamente protegido, com robusto mecanismo anti-pirataria. Assim, você não precisa se preocupar com possíveis fraudes e roubo do seu conteúdo.
Acesso ao suporte técnico
Nada pior do que um sistema que não oferece correto atendimento ao cliente, não é mesmo? E, tratando-se de produtos digitais, a resolução de problemas técnicos tem que ser feita de maneira ainda mais rápida e eficiente.
Por isso, opte pelas plataformas que disponibilizam qualificado suporte e bons canais de comunicação.
A EAD Plataforma, por exemplo, oferece 4 canais diferentes para atendimento aos infoprodutores: WhatsApp, chat da plataforma, e-mail e telefone fixo.
Continue lendo para saber mais como nossos especialistas podem auxiliar no seu lançamento de infoproduto!
EAD Plataforma: o segredo do sucesso na venda de infoprodutos
Quem trabalha com infoprodutos sabe da importância de uma plataforma confiável e multifuncional. Além disso, com a crescente ameaça de ataques cibernéticos, os criadores de conteúdo devem zelar pela segurança de seus infoprodutos.
De empreendedores autônomos a universidades corporativas: a EAD Plataforma se destaca como a solução ideal para hospedar todos os tipos de conteúdo digital.
Contamos já com mais de 1600 produtores de conteúdo, incluindo referências no setor de educação à distância.
Confira algumas das vantagens práticas do nosso sistema:
- sistema anti-pirataria e mecanismos avançados de segurança para mitigar ameaças cibernéticas.
- painel intuitivo para o gerenciamento dos cursos hospedados
- ferramentas práticas para a rotina de infoprodutores, como a possibilidade de realizar aulas ao vivo;
- preços mensais acessíveis
- inclusão de módulos de provas e a emissão de certificados;
- drive de armazenamento da biblioteca virtual;
- fórum para esclarecimento de dúvidas;
Viu quantos benefícios? Então não perca mais tempo: organize já seu lançamento semente com a EAD Plataforma!
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024