Montar uma landing page para mentoria e coaching on-line é uma ótima maneira de atrair interessados, promover infoprodutos e fortalecer a sua presença digital. As páginas são eficazes, práticas e, de certo modo, fáceis de desenvolver — basta conhecer os componentes essenciais e ter noções básicas sobre ações de marketing.
Nesse post, focamos os principais exemplos de landing page de mentoria e coaching, para que você, produtor de conteúdo ou influencer, otimize as estratégias de divulgação dos seus programas.
Confira:
- O que é mentoria e coaching?
- Por que fazer uma landing page de mentoria vale a pena?;
- Exemplos de landing page de mentoria
- Como fazer uma landing page de mentoria e coaching em 7 passos?
Aproveite a leitura!
O que é mentoria e coaching?
A mentoria é um programa de aconselhamento profissional, no qual uma pessoa experiente em determinada área — o mentor — compartilha o aprendizado adquirido ao longo do tempo com pessoas de perfil iniciante — os mentorados.
É um tipo de treinamento especializado em acelerar a jornada de aprendizado e desenvolvimento de novos profissionais e empreendedores.
Normalmente, o mentor tem contato frequente com os seus “alunos”, escutando suas dores, dificuldades e necessidades. Então, pode direcioná-los, motivá-los e transformá-los em especialistas nas suas áreas.
O coaching segue uma abordagem similar, focada em dar conselhos e suporte ao crescimento individual. Porém, a prática se concentra especialmente em controle e inteligência emocional, comportamento e psicologia.
Por que fazer uma landing page para mentoria e coaching?
Uma landing page para mentores e coaches on-line auxilia na divulgação, no lançamento e na venda de infoprodutos, programas de aconselhamento e outros conteúdos digitais. É uma ferramenta prática, eficaz e fácil de trabalhar, mesmo quando não se tem vasta experiência em marketing digital.
Serviços de mentoria e coaching on-line cresceram bastante nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. Segundo dados da International Coaching Federation, o número de coaches em atividade cresceu 54% entre 2019 e 2022. Na ocasião, a possibilidade de ensino à distância facilitou a conexão entre profissionais experientes e iniciantes.
Além de representar o crescimento da comunidade de coaching, o aumento mostra que a concorrência ficou mais acirrada, equilibrando oferta e demanda. Assim, é cada vez mais importante desenvolver estratégias de marketing digital para se diferenciar, fortalecer sua marca e, consequentemente, atrair mais interessados.
Na prática, existem muitas ações diferentes para impactar o público-alvo e captar leads para serviços de mentoring.
Nesse contexto, não há como questionar que landing pages são extremamente válidas, fáceis de construir e capazes de dar suporte para outras ações de divulgação, como e-mail marketing, conquista de seguidores e estratégias de segmentação, para citar apenas três exemplos.
Exemplos de landing pages de mentoria
Para ter uma ideia da versatilidade e de como as páginas de conversão impulsionam sua marca on-line, separamos os principais exemplos de landing page de mentoria para te inspirar nas suas estratégias de divulgação.
Confira!
1. Landing page para captação de leads
O exemplo de landing page de mentoria mais comum é o de captação de leads. Geralmente, a página promove a imagem do mentor para leads no topo do funil, ou seja, que demonstraram interesse ou buscaram saber mais sobre determinado assunto recentemente.
Neste caso, em troca de informações de contato (como e-mail, telefone, nome da empresa e cargo, por exemplo), a landing page oferece materiais exclusivos ou amostras de conteúdo rico, como um e-book, infográfico ou webinar.
2. Landing page para venda
Como é de se imaginar, o conteúdo da landing page é mais objetivo, apresentando uma explicação do serviço, bem como os custos, benefícios e diferenciais do mentor. Geralmente, a chamada principal leva o cliente para uma página onde pode comprar o infoproduto.
3. Landing page para lançamentos
A landing page de lançamento é similar ao modelo de venda, com a diferença de se direcionar para a base de clientes que já passaram pelo programa de mentoria. Isso porque se trata de um infoproduto inédito, pelo qual esses usuários podem se interessar.
Aqui, as recompensas são prévias ou amostras do novo programa, considerando que os leads já têm uma noção ampla do potencial do mentor.
4. Landing page para acesso antecipado
A landing page de acesso antecipado, também chamada de pré-venda, serve tanto para adquirir assinantes antes do lançamento da mentoria (quando há uma data predefinida), quanto para interessados receberem conteúdos exclusivos antes do início do programa.
5. Landing page para eventos
Participar de eventos profissionais e feiras de negócios é uma ótima maneira de fortalecer sua imagem fora do meio digital, além de permitir um contato ainda mais direto com os membros da sua comunidade.
Dessa forma, você divulga stands, palestras e outros modelos de participação, atraindo o seu público para a ocasião.
Como fazer uma landing page para mentoria?
Faça uma ótima landing page de mentoria e coaching com o passo a passo a seguir:
- crie títulos e subtítulos atrativos e chamativos;
- produza um texto sucinto, objetivo e interessante;
- use imagens e ilustrações para chamar a atenção;
- desenvolva um layout simples, profissional e fácil de ler;
- crie um formulário prático e simples de preencher;
- capriche no CTA (Call To Action);
- faça um agradecimento e follow-up.
As etapas acima são mais simples do que se imagina e você pode desenvolvê-las facilmente com plataformas EAD, blogs, sites e outras ferramentas de marketing digital.
Quer saber mais? Então conheça cada componente em detalhes!
1. Crie títulos e subtítulos atrativos e chamativos
Os títulos e subtítulos da página e do material rico devem conversar e atrair leads por conta própria. Use palavras-chave chamativas e seja bastante objetivo, para deixar claros os benefícios e os diferenciais exclusivos que os usuários recebem ao compartilhar suas informações pessoais.
Veja exemplos para se inspirar:
- E-book: 10 passos para criar propostas irrecusáveis e vender mais;
- Segredos de IA: inteligência artificial como ferramenta de trabalho;
- Webinar: Aprenda a criar um site para sua marca. Grátis, personalizado + Template Gratuito;
Seja criativo e persuasivo nas chamadas do título, usando termos e acessórios que geram encantamento e favorecem a receptividade do público.
2. Produza um texto sucinto, objetivo e interessante
O texto para landing page, também chamado de copy, deve funcionar como uma extensão dos títulos, apresentando as mesmas características. Ou seja, é importante assegurar um texto sucinto, objetivo, interessante e compreensível.
Use listas numeradas para destacar os benefícios, destaque conteúdos gratuitos, informe quem você é e explore mensagens que criem uma conexão positiva com a audiência.
Lembre-se de enaltecer suas conquistas e experiência profissional, tomando cuidado para se firmar como referência na sua área sem parecer condescendente.
3. Use imagens e ilustrações para chamar a atenção
Imagens, ilustrações e ícones ajudam a sua landing page de mentoria a se destacar, o que facilita a leitura e direciona a atenção do usuário para as chamadas e pontos mais importantes.
Nesse contexto, destacamos que esta é uma forma interessante de promover a identidade visual da sua marca.
Confira um exemplo aqui da EAD Plataforma. Nesse caso, usamos emojis para pontuar os benefícios oferecidos e o ícone de calendário em destaque, já que o objetivo é mostrar que você pode agendar uma demonstração.
4. Desenvolva um layout simples, profissional e fácil de ler
Em questão de design, muitas vezes o “menos é mais”. Um layout simples pode ser mais eficiente do que outro mais complexo, principalmente quando essa não é sua especialidade.
Procure elementos gráficos alinhados ao seu tipo de produto e evite sobrecarregar o visual com muitas cores, fotos e outros componentes.
Certas plataformas possibilitam usar templates prontos e personalizáveis para construir uma landing page de coaching e mentoria em poucos cliques, mesmo sem dominar o design. Portanto, é uma alternativa eficaz e acessível, ideal para lançar a sua marca on-line.
Não sabe como fazer um layout nem que plataforma usar? Então dá uma olhada nesse vídeo e entenda como fazer uma landing page com as Great Pages:
5. Crie um formulário prático e fácil de preencher
O formulário da landing page é o principal elemento da página, determinante para o sucesso da estratégia. Assim como os títulos e o texto do conteúdo, é necessário manter a objetividade e solicitar do leitor somente informações estritamente necessárias.
Quanto mais direto e curto, menor o esforço e o tempo gasto pelo lead, aumentando as chances de se cadastrar na página.
Formulários muito extensos espantam muitos usuários. Além de informações básicas de contato, como nome, e-mail e telefone, peça outros dados apenas quando necessário para segmentar ou filtrar os interessados.
Por exemplo, no caso da mentoria, pode-se direcionar o serviço tanto para companhias quanto colaboradores. Nesse contexto, você solicita que o usuário informe o segmento em que atua, o tamanho da empresa e o cargo que ocupa.
Assim, você cria campanhas promocionais e outros conteúdos específicos para cada perfil.
6. Capriche no CTA (Call To Action)
O CTA ou Call To Action é a chamada final da landing page de mentoria, e serve para indicar ao usuário que tipo de ação você espera que ele execute. Geralmente, aparece como um botão, logo abaixo do formulário.
Use frases atrativas, imperativas e que estimulem a tomada de decisão do lead, além de definir uma cor chamativa e equilibrada.
O CTA precisa ter destaque e contraste, mas sem exagerar nesses elementos, para que não fique totalmente deslocado e descontextualizado.
7. Faça um agradecimento e follow-up
A captura do lead na landing page é apenas o início do seu relacionamento com ele. Por esse motivo, não se esqueça de agradecer a inscrição, entregar a recompensa e apresentar os próximos passos da campanha.
Cada mensagem deve seguir o mesmo nível de assertividade e objetividade das informações anteriores. O ideal é manter uma abordagem humanizada, personalizada e amigável, para promover uma imagem referencial e respeitável.
E mais: saiba que você pode montar mentorias on-line, programas de coaching, consultoria e cursos on-line com a EAD Plataforma, ferramenta de ensino à distância com funcionalidades sob medida para o seu projeto.
Confira os diferenciais:
- área do aluno;
- página de venda e gateway de pagamento;
- aulas ao vivo com chat;
- fórum de discussões;
- cupons de desconto;
- emissão de certificado;
- EAD player;
- proteção de direitos autorais;
- certificados de segurança;
- ferramentas de automação;
- integrações com outras ferramentas.
Agende uma demonstração personalizada ou cadastre-se gratuitamente para testar a plataforma!
- Metodologia spin selling: aprenda para vender mais e melhor - 14 de outubro de 2024
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024