(como) transcrever vídeo em texto

Como transcrever vídeo em texto usando inteligência artificial?

Pensando em como transcrever um vídeo do YouTube? A inteligência artificial pode ser sua aliada neste processo. Usando ferramentas de IA, é possível transcrever vídeo em texto grátis, de forma rápida e prática.

A transcrição do vídeo pode ter diferentes utilidades: ajudar a legendar seu vídeo, tornando-o mais acessível a diferentes audiências e a criar conteúdos diferentes a partir do material original — como um post de blog. 

A seguir, saiba como transcrever vídeo em texto e conheça seis ferramentas de inteligência artificial que podem te ajudar!

Ferramentas para transcrever vídeo em texto

  1. Happy Scribe

O Happy Scribe é uma plataforma on-line de transcrição de vídeo e áudio que oferece uma série de recursos úteis para transcrever conteúdos de forma rápida e precisa. O recurso usa tecnologia avançada de reconhecimento de voz para transcrever automaticamente áudios e vídeos em mais de 120 idiomas!

A plataforma foi projetada para ser intuitiva e fácil de usar, permitindo que os usuários façam upload de arquivos de forma simples e iniciem o processo de transcrição com apenas alguns cliques. Após o processo, os arquivos podem ser baixados nos formatos TXT, DOCX, PDF ou HTML, entre outros.

Embora a transcrição automática já tenha uma precisão de cerca de 85%, o Happy Scribe oferece também a opção de transcrição de vídeo manual. 

Neste caso, o processo é feito por falantes nativos do idioma selecionado, garantindo uma precisão de 99%, o que é ideal para conteúdos que exigem uma transcrição precisa, como artigos acadêmicos. Neste caso, o conteúdo é entregue em até 12 horas.

  1. Sonix

O Sonix oferece suporte para transcrição de vídeo em mais de 35 idiomas e apresenta uma interface intuitiva, mesmo para usuários que não estão familiarizados com o inglês. 

Após criar sua conta na plataforma, é possível inserir o link do vídeo, selecionar o idioma desejado e iniciar o processo de transcrição — tudo isso feito também com poucos cliques. O arquivo final estará disponível para download em diversos formatos, como DOCX, TEX, SRT e VTT, a depender da sua necessidade.

O plano gratuito do Sonix oferece 30 minutos de transcrição. Para utilizar a ferramenta por mais tempo, é necessário pagar pelo acesso, disponível nos planos “Manual”, ideal para projetos específicos e pago por hora de uso; “Premium”, uma assinatura que pode ser paga mensalmente ou em plano anual; e também existe um plano para empresas.

  1. YouTube Scribe

O YouTube Scribe é uma ferramenta bem simples, que permite transcrever um vídeo do YouTube de forma gratuita. Ao acessar o site, você só precisa colar o link do vídeo desejado, solicitar a transcrição e aguardar o processo ser concluído. Uma vez finalizado, é possível copiar ou baixar as transcrições em formato TXT.

No entanto, é importante observar que a precisão da transcrição não é garantida em 100%. Portanto, se você pretende usar a transcrição em um trabalho mais técnico ou acadêmico, provavelmente você terá que fazer algumas correções manuais. Falaremos mais sobre a importância da revisão da transcrição de vídeo a seguir.

  1. Summarize.tech

O Summarize.tech é uma ferramenta que usa inteligência artificial para transcrever vídeo em texto. Além de extrair o texto do áudio, a plataforma identifica os pontos-chave e gera um resumo conciso do conteúdo apresentado no vídeo.

Utilizar o Summarize.tech é simples: basta fazer o upload do vídeo desejado e aguardar a transcrição; o resumo é gerado automaticamente.A ferramenta também permite a edição e exportação do conteúdo transcrito, proporcionando a personalização do texto de acordo com suas necessidades.

Uma das vantagens do Summarize.tech é justamente a possibilidade de criar resumos dos vídeos, o que pode ser bem útil se você precisa criar um outro conteúdo a partir do vídeo transcrito, como um post para blog ou redes sociais.

  1. Ytscribe.com

O ytscribe.com é uma plataforma on-line que utiliza inteligência artificial para transcrever vídeos do YouTube com rapidez e precisão. 

Para utilizar o ytscribe.com, basta acessar o site e inserir o link do vídeo do YouTube que deseja transcrever. A ferramenta analisa o áudio do vídeo e gera a transcrição em poucos minutos. O ytscribe.com também pode ser usado como extensão do navegador Google Chrome.

Além de transcrever vídeos, a plataforma também transcreve arquivos de áudio. É importante observar que, devido ao uso de inteligência artificial, a precisão da transcrição pode variar conforme a qualidade do áudio e a clareza da fala.

Uma das vantagens do ytscribe.com é a possibilidade de exportar a transcrição para diversos formatos, como TXT, PDF e SRT. Isso possibilita que você utilize o texto transcrito de diversas maneiras, seja para criar legendas, aprimorar o SEO do vídeo ou até mesmo elaborar artigos com base no conteúdo transcrito.

  1. Transkriptor

O Transkriptor é outra alternativa para quem procura uma boa ferramenta de inteligência artificial para transcrever vídeos. 

A plataforma tem, como objetivo, fornecer uma solução abrangente para a transcrição automática de vídeos, incluindo recursos avançados de edição e exportação dos arquivos transcritos. Eles também têm uma versão “Business”, voltada para empresas e pequenas equipes.

Com o Transkriptor, é possível fazer o upload do seu vídeo diretamente para a plataforma e aguardar a transcrição automática. 

A ferramenta é capaz de reconhecer diversos idiomas e apresenta uma boa precisão na transcrição. Além disso, oferece a opção de editar o texto transcrito, corrigindo eventuais erros e acrescentando informações adicionais.

Uma funcionalidade interessante do Transkriptor é a capacidade de sincronizar a transcrição com o vídeo, permitindo que o texto seja visualizado enquanto o vídeo é reproduzido. 

O recurso simplifica a revisão e edição do conteúdo transcrito, garantindo mais precisão e eficiência no processo, além de ser ótimo na criação de legendas para vídeos, se esse for seu objetivo com a transcrição.

Revisão da transcrição de vídeo: entenda sua importância

O uso de inteligência artificial para transcrição de vídeos é cada vez mais comum, e as ferramentas estão se desenvolvendo bastante, aumentando seu nível de precisão. No entanto, é fundamental fazer uma revisão da transcrição do vídeo para garantir sua qualidade.

A revisão evita que o texto apresente quaisquer erros gramaticais, de ortografia e principalmente de concordância verbal. Se você pretende usar a transcrição do vídeo como um post de blog ou qualquer outro texto maior, a revisão também ajuda a remover marcas de oralidade do texto, deixando-o mais fluído.

Agora que você sabe como transcrever vídeo em texto e conhece as principais ferramentas para te ajudar neste processo, que tal aprender mais sobre estratégias de marketing digital?

No blog da EAD Plataforma, você encontra vários textos sobre o tema, com dicas, exemplos e ferramentas para te ajudar a divulgar o seu produto ou negócio, atraindo mais clientes. 

Dá só uma olhada nesses artigos que separamos para você:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy