webinar landing page

Landing page para webinar: aprenda a fazer a sua!

Criar uma landing page para webinar pode ser uma boa ideia para divulgar os seus eventos. Inclusive, segundo a Bluleadz, 48% dos profissionais de marketing criam uma nova landing page para cada nova campanha, pois querem usufruir ao máximo das altas possibilidades de alta conversão dessa ferramenta.

Para você entender a importância das landing pages, preparamos este post para explicar o que é e darmos alguns exemplos e dicas de ferramentas para que o seu webinar seja um sucesso, além da possibilidade de coletar e-mails que podem ser utilizados em outras estratégias.

Vamos lá?

O que é uma landing page para webinar?

Uma landing page para webinar é uma página da web projetada especificamente para promover e facilitar a inscrição em um webinar. Já os webinars são um tipo de evento on-line ao vivo que permite a interação entre o apresentador e os participantes, geralmente visando compartilhar conhecimento, promover produtos ou serviços ou conduzir treinamentos.

As landing pages desempenham um papel importante, pois são responsáveis pela conversão de visitantes da página em inscritos, fornecendo informações relevantes e persuasivas sobre o webinar.

Geralmente, essa página destaca os principais benefícios e tópicos a serem abordados no webinar, além de incluir detalhes, como data, horário e instruções para acesso. Elementos visuais atrativos, como imagens, gráficos e vídeos, são frequentemente incorporados para cativar os visitantes e transmitir a proposta de valor do webinar.

Além disso, a landing page para webinar costuma incluir um formulário de inscrição, no qual os interessados fornecem suas informações, como nome e endereço de e-mail. Esse formulário atua  como meio de captura de leads, permitindo que os organizadores do webinar se comuniquem com os participantes mesmo após o evento.

De maneira prática, a landing page funciona como um “convite” para a sua transmissão. Logo,  precisa ser atrativa e clara o bastante para estimular o interesse dos   usuários que a acessam .


Como fazer uma landing page para promover um webinar?

webinar landing page

Veja abaixo alguns passos importantes para criar uma landing page atrativa e intuitiva para o seu webinar:

Atente-se à comunicação

Criar uma landing page eficaz para promover um webinar envolve uma boa copy para atrair e converter visitantes em inscritos. Primeiramente, destaque os benefícios e tópicos chave do webinar de maneira clara e convincente. Use uma linguagem direta e envolvente que ressoe com seu público-alvo, enfatizando o valor que o evento proporcionará.

Não se esqueça do visual

Inclua elementos visuais cativantes, como imagens relacionadas ao conteúdo do webinar e gráficos ilustrativos. Vídeos curtos também podem ser incorporados para apresentar os palestrantes ou fornecer uma prévia do que os participantes podem esperar.


Insira um formulário de inscrição

Integre um formulário de inscrição estrategicamente na página, solicitando informações essenciais, como nome, endereço de e-mail e, se relevante, dados  adicionais que possam ajudar a personalizar a experiência do webinar. Certifique-se de que o processo de inscrição seja simples e direto.

Destaque o que for importante

Destaque informações práticas, como data, horário e detalhes sobre como os participantes podem acessar o webinar. Também vale a pena adicionar chamadas de ação claras e persuasivas para incentivar a ação imediata, como “Inscreva-se agora” ou “Garanta seu lugar”.


Otimize a landing page para dispositivos móveis

Otimize a landing page para dispositivos móveis, garantindo uma experiência consistente em diferentes plataformas. Teste a página para verificar se todos os elementos estão funcionando corretamente e se a navegação é intuitiva.

Ferramentas de landing page para utilizar

Criar uma landing page do zero pode ser uma tarefa um pouco complicada, principalmente para quem não tem familiaridade com design e programação. Porém, existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo:

Carrd

Esse é um site que permite que o usuário crie, gratuitamente, a sua landing page. Ele oferece templates gratuitos e responsivos, permitindo com que a página seja acessada  em dispositivos móveis.


Instapage

Essa é outra opção de plataforma que oferece templates para landing pages. Seu banco conta com 70 opções prontas e personalizáveis, para que você possa adaptá-la para a sua identidade visual.


IM Creator

Também gratuito, porém um pouco mais complexo, o IM Creator  é uma opção para criar landing pages atrativas. Aqui, também há a opção de assinar planos que oferecem diferenciais, como ter suporte técnico.


Lander

Quem busca uma opção paga pode contar com os serviços do Lander. Além da criação de LPs, o serviço oferece integração com outros serviços, como Mailchimp, PayPal e oferece um chat on-line.


Wix

Sendo um conhecido criador de sites, o Wix também pode ser utilizado para criar landing pages gratuitamente. Ele oferece diversos templates prontos, além de ferramentas de otimização para mobile e SEO.

Exemplo de landing page de webinar: confira alguns

Não tem forma melhor de aplicar as informações que passamos para você do que ver na prática. Por isso, confira alguns modelos de landing pages para se inspirar:

Calendly

Neste primeiro exemplo, podemos ver o destaque para o formulário de inscrição no webinar, porém ao lado estão todas as informações relevantes sobre o evento, como data, horário e os principais temas que serão abordados.

SocialPilot

Você já ouviu a frase “menos é mais”? Pois essa é uma boa estratégia a se seguir no mundo das landing pages para webinar. O SocialPilot apostou nesta estratégia para dar mais destaque ao formulário de inscrição, sobretudo para o botão que confirma o cadastro do usuário.

webinar landing page

Agendor

webinar landing page

Outro exemplo de webinar que indicamos é o Agendor, que também aposta em uma comunicação mais simples e direta para converter. No formulário, são pedidas informações importantes para entender quem é o usuário.

Os dados coletados para o webinar podem ajudar a empresa a divulgar outros eventos ou enviar outros conteúdos por e-mail para os participantes, fazendo com que eles adentrem em um funil de vendas.

Airbnb

Além dos serviços de hospedagem, o Airbnb também oferece as chamadas “experiências on-line”, na qual os usuários podem oferecer diversos serviços ao vivo, como planejar a sua viagem com um local, brincadeiras interativas ou até mesmo ter aulas de culinária.

E para divulgar apropriadamente esses serviços, essas landing pages são estruturadas de maneira parecida com os anúncios de casas e apartamentos da plataforma. É possível ver diversas fotos dos palestrantes, como participar e informações sobre o que acontecerá no evento.

webinar landing page

UXPin

Fazendo jus ao nome, o UXPin estrutura as suas LPs focando na experiência do usuário. Por isso, é possível ver um maior destaque para as informações sobre o webinar, além de um formulário de inscrição “minimalista”.

webinar landing page

Dicas para criar uma boa landing page

Com todas essas informações, agora ficou fácil fazer uma landing page de sucesso para o seu webinar, não é mesmo? Então confira a seguir mais algumas dicas para ter uma boa LP:

Depoimentos persuasivos

Inclua depoimentos de participantes anteriores de webinars ou eventos similares. Essas recomendações podem aumentar a credibilidade e influenciar positivamente os visitantes a se inscreverem.

Veja mais: Entenda é prova social de marketing + impacto dessa ferramenta nas vendas

Coloque uma contagem regressiva

Adicione uma contagem regressiva dinâmica para o início do webinar. Isso cria um senso de urgência, incentivando os visitantes a agirem imediatamente e garantir seu lugar.

Foque na exclusividade

Enfatize que esse será um webinar exclusivo e os participantes terão acesso a informações valiosas e exclusivas que não estão disponíveis em outros lugares. Isso aumenta o valor percebido do evento.

Aposte na personalização dinâmica

Utilize ferramentas que permitam a personalização dinâmica do conteúdo da landing page com base no comportamento do visitante. Isso cria uma experiência mais relevante e aumenta as chances de conversão.

Após saber todas essas informações sobre landing page para webinar, está na hora de você colocar a mão na massa e criar a sua página, atraindo muitas pessoas para o seu evento (incluindo potenciais alunos).

Também vale a pena conferir este outro post em nosso blog no qual damos algumas dicas de como fazer um webinar de qualidade.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy