como vender no youtube

Descubra como vender no Youtube e ser sucesso em vendas e engajamento

Divulgar a marca nas redes sociais é uma decisão que pode alavancar seus negócios, principalmente quando se trata de inclusão de vídeo, um dos preferidos canais de comunicação dos internautas. Nesse aspecto, saber como vender no Youtube pode lhe gerar engajamento e retorno financeiro satisfatório quando bem aplicado. 

De acordo com Oficina da Net, mais de 4 bilhões de vídeos são vistos por dia no Youtube, com mais de 800 milhões de visitantes ao site por mês.

Nessa linha, segundo o ranking Alexa, o Youtube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google, que é o proprietário da plataforma. 

Diante desses dados, realmente vale a pena usar essa rede social para fazer vendas?

Se você quer saber como ganhar dinheiro com o Youtube, confira neste texto 5 dicas interessantes para colocar seu projeto no ar. Continue com a gente e boa leitura!

4 vantagens de vender no Youtube 

Conheça abaixo os principais motivos para implementar a criação e edição de vídeos na sua produtividade e transformá-los em renda fixa. 

  1. Captura a atenção: um vídeo criativo prende a atenção do espectador. Segundo o próprio Youtube, os espectadores assistem a um bilhão de horas de vídeos diariamente.
  2. Alto volume de tráfego: essa rede social poderosa tem uma estratégia de disseminação econômica, pois alcança em poucos minutos um elevado número de pessoas, independentemente do tamanho do vídeo. 
  3. Repercussão mundial: sensação internacional, a plataforma alcança países em todo mundo, tornando-se acessível em diferentes regiões e dispositivos, como laptops, PCs, smartphones e tablets.
  4. Fácil compartilhamento: ao distribuir vídeos em outros sites, como o Facebook, Twitter e etc, a exposição da sua empresa tende a aumentar exponencialmente. 

Por fim, a utilização do Youtube como meio de comunicação possibilita que outras pessoas interajam com seu conteúdo mesmo sem ter conhecido antes sua marca. 

Caso ainda não tenha um canal no Youtube, o vídeo do Mobile Tutoriais explica como você deve fazer. Acompanhe!

Como vender no Youtube? 5 dicas para fazer negócio 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que visa captar clientes, em que se criam conteúdos de interesse do público-alvo. 

Para ganhar dinheiro com o Youtube, é necessário que você saiba como atrair as pessoas e mantê-las como seus clientes. Dito isso, veja maneiras de como vender no Youtube e ter seu público perto de você. 

1. Defina o objetivo do seu canal

O Youtube leva as pessoas a conhecer marcas e produtos que se conectem aos seus interesses. De modo geral, a rede social compõe uma parte do processo de compra na jornada do cliente, ponderando sobre uma oferta: tipos de produtos, qualidades e benefícios, até a tomada final de decisão. 

Neste caso, os vídeos servem como tutoriais para auxiliar o usuário a decidir o que comprar. Portanto, ao criar seu canal, foque em conteúdos com poder de atração para convencer que sua marca é confiável. 

2. Organize suas palavras-chave

Para aparecer nos primeiros resultados do YouTube, planeje os termos que serão usados nos títulos e nas descrições dos seus vídeos. 

Essas palavras devem ser pesquisadas pelo público, portanto, usar o planejador de palavras-chave do Google pode ser uma boa ferramenta de análise, pois mostra o volume de buscas e a concorrência dos termos relacionados ao seu nicho e ao tema para você gravar. 

Uma dica interessante para compreender melhor a otimização do conteúdo orgânico no seu canal é estudar sobre SEO para Youtube, estratégia que ajuda a avaliar os números finais nos acessos aos seus vídeos.

3. Cuide da qualidade do som e da imagem 

Hoje, a maioria dos celulares possui câmera HD, realçando a qualidade da imagem para gravações. Assim, você pode montar seu canal no Youtube fazendo vídeos profissionais. 

Como recurso natural, a luz do dia difunde a claridade, ajustando melhor o brilho e o contraste da imagem. Por sua vez, o som pode ser aperfeiçoado com um microfone USB. No mercado, existem opções com ótimo custo-benefício que trazem resultados bastante satisfatórios. 

4. Divulgue seu canal nas redes sociais

Além do Youtube, outras redes sociais podem ser parceiras para manter seu canal sempre em evidência. 

Os stories do Instagram, por exemplo, servem para que você crie pequenos spoilers dos conteúdos que pretende lançar no Youtube. Esse modelo de marketing instiga os seguidores a conferirem seu canal.

Ao mesmo tempo, disponibilize os links na bio do seu perfil do Instagram, assim como em posts de blog. 

5. Anuncie no Youtube Ads

Como recurso de mídia paga, o Youtube Ads é similar aos de outras redes sociais, como Instagram Ads e Facebook Ads. 

Por meio dele, você configura diferentes anúncios, como o bumper ads (anúncios de 6 a 8 segundos que aparecem na metade dos vídeos) e o in-stream (mais longos, que surgem no início ou no meio de conteúdos semelhantes). 

Essas diversas possibilidades aumentam suas chances de atingir potenciais clientes de forma mais rápida e assertiva. Não perca tempo!

Leia também: Veja como anunciar no Youtube Ads

Como vender no Youtube como afiliado?

Ser um afiliado no Youtube pode melhorar sua vida ao gerar boas rendas, mas isso depende do esforço aplicado para criar e divulgar no seu canal. 

Em vista disso, conhecer as principais técnicas de SEO no Youtube e trabalhar para entregar conteúdos de qualidade contam muito nesse processo. 

Pensando nisso, como afiliado, considere atrair dois tipos de audiência: fria e quente. A partir delas, você saberá vender como afiliado no Youtube. 

A audiência fria se refere a um público aleatório que, provavelmente, não conhece o produto ou serviço afiliado por você. Neste caso, construa vídeos interessantes que venham incorporados com capas e títulos chamativos. 

Sem ser invasivo, apresente o produto no meio do conteúdo, considerando que seu objetivo principal é despertar a curiosidade do internauta. 

Já a audiência quente indica quem conhece o mercado que você se afiliou. Aqui, o ideal é entregar o máximo de informações sobre o produto. 

Como seu público-alvo está muito perto de realizar a compra, crie vídeos que mostrem o seu contato com o produto. Portanto, diga sua satisfação com o produto, se atendeu às suas expectativas, o quanto pagou por ele etc.

Percebeu a diferença?

Em ambas as modalidades, não se esqueça de incluir o link do produto na descrição do seu vídeo. E tenha em mente que você não deve se afiliar a marcas desconexas do seu conteúdo, achando que sua audiência irá comprá-lo de qualquer jeito. Tenha discernimento!

Como vender no Youtube com a ajuda da EAD Plataforma? 

Agora sim, pronto para vender no Youtube e alcançar excelentes resultados?

Saiba que para isso é preciso de muita dedicação. Contudo, você pegará o jeito ao longo do tempo e avaliará os resultados para criar vídeos incríveis e lucrativos. 

E se quiser explorar ainda mais sua carreira na produção de conteúdo, conheça a EAD Plataforma e aprenda a organizar cursos online para vender e começar um novo negócio. Falando nisso, aproveite para agendar uma demonstração personalizada da EAD Plataforma. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy