marketing

Como anunciar no YouTube Ads: confira um passo a passo para promover seu negócio

De acordo com o YouTube, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeos diariamente, gerando bilhões de visualizações. Não precisa ser um especialista em marketing para reconhecer o enorme potencial desse mercado e constatar que saber como anunciar no YouTube Ads pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

Se você ainda não sabe o que é YouTube Ads, estamos falando do “braço” do Google Ads (plataforma de anúncios do Google) no YouTube. Ou seja, é todo tipo de publicidade que aparece antes, durante ou depois que você assiste a um vídeo na plataforma.

Quem quer saber como vender cursos EAD, por exemplo, pode usar esses anúncios tanto para divulgar suas aulas digitais como para aumentar os acessos do seu canal de vídeos. Para se ter uma ideia, segundo o Think With Google, as conversões geradas pelo YouTube aumentam anualmente em até 150% ao redor do mundo. 

Para entender exatamente como funciona essa promissora ferramenta, assista ao vídeo abaixo (e não se esqueça de ativar as legendas):

Ficou interessado em experimentar a estratégia? Então confira logo abaixo o guia especial que preparamos para te mostrar como usar o YouTube Ads.

Como anunciar no YouTube Ads em 6 passos

1º passo: Crie sua conta no Google Ads e vincule-a ao seu canal

Se você ainda não tem um canal no YouTube, já passou da hora de criar um. É através dele que você poderá postar seus vídeos e, se for do seu interesse, exibi-lo como um anúncio.

Caso ainda não tenha o seu, não se preocupe porque você não vai precisar nem de um computador. No vídeo abaixo, do canal Mobile Tutoriais, você aprende a fazer um do zero pelo celular:

A outra ferramenta que você irá usar para fazer seus anúncios é o Google Ads. Caso ainda não tenha uma conta, basta seguir o guia do Google e criar a sua em poucos minutos.

Com o canal e a conta no Google Ads criados, é hora de vinculá-los. Para isso, você deve clicar no ícone do seu canal, no canto superior direito, e, em seguida, na opção YouTube Studio.

como anunciar no youtube ads

Quando já estiver dentro do YouTube Studio, basta seguir as instruções do próprio Google:

  • Clique em Configurações e em Canal.
  • Clique na guia Configurações avançadas.
  • Clique em Vincular conta.
  • Insira um nome para o link, um ID de cliente do Google Ads e escolha quais permissões você concederá.
  • Clique em Concluído e, em seguida, em Salvar.
como anunciar no youtube ads

2º passo: Faça o upload do vídeo para o YouTube

Essa parte não tem segredo. Basta acessar a página inicial do YouTube e clicar no ícone de câmera de vídeo localizado no canto superior direito e, em seguida, na opção Enviar vídeo.

como anunciar no youtube ads

Ao fazer o upload, não se esqueça de preencher todas as informações relativas a título, descrição e tags. Além disso, você precisará informar se o conteúdo é adequado para crianças.

3º passo: Crie uma campanha no Google Ads

Abra outra janela em seu navegador e acesse sua conta do Google Ads. Na página inicial, clique em Campanhas no menu esquerdo e no ícone azul com sinal de adição para criar a sua.

como anunciar no youtube ads

Você será redirecionado para uma nova janela para escolher a meta da campanha. No caso de uma campanha de vídeo, há cinco opções:

  1. Vendas;
  2. Leads;
  3. Tráfego do site;
  4. Consideração de produto e marca;
  5. Alcance e reconhecimento da marca.

Ao selecionar Vídeo como o tipo de campanha, você precisará de um subtipo para seguir com a configuração. Para saber qual deles corresponde melhor aos seus objetivos vale a pena dar uma olhada no tutorial do Google sobre metas e campanhas.

4º passo: Configure sua campanha

Agora é o momento de terminar a configuração da campanha e customizá-la como quiser. É nessa etapa que você deve escolher um nome, idioma, país e definir um orçamento e as datas de início e término.

Além de decidir quanto vai gastar com seus anúncios, também será preciso determinar como vai pagar por eles por meio das chamadas estratégias de lances. As mais usadas são:

  • CPV máximo: o custo é calculado com base no número de visualizações e interações que o vídeo recebe.
  • CPM máximo: você será cobrado por cada mil impressões que seu anúncio recebe.
  • CPM visível: você só será cobrado por mil impressões quando seu anúncio for realmente visto. Se um usuário acessar a página e sair imediatamente, não haverá cobrança.
  • CPA desejado: os custos são baseados em ações realizadas pelos visualizadores, como clicar em seu anúncio.

Por fim, você deve selecionar os canais nos quais os anúncios serão exibidos. Nas campanha de vídeo, por exemplo, há três opções:

  • Resultados da pesquisa do YouTube: os anúncios são exibidos ao lado dos resultados do YouTube;
  • Vídeos do YouTube: os anúncios são exibidos nos vídeos, nas páginas dos canais e também na página inicial da plataforma;
  • Parceiros de vídeo na Rede de Display: os anúncios são exibidos em todos os canais de publicidade do Google.

5º passo: Segmente sua campanha

A segmentação de mercado é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de publicidade. A boa notícia é que o Google Ads permite, por exemplo, que você selecione o público-alvo com base em fatores como gênero, idade, estado civil e, em alguns casos, renda familiar.

como anunciar no youtube ads

Para refinar ainda mais a segmentação, você também deve escolher o tipo específico de conteúdo em que deseja que seus anúncios sejam exibidos. Para tanto, insira as palavras-chave importantes para sua empresa e sua campanha

Em seguida, selecione todos os tópicos relevantes para mostrar seus anúncios em conteúdos sobre assuntos específicos. Por último, escolha os espaços nos quais serão exibidos dentre opções como sites, aplicativos, canais e vídeos do YouTube.

como anunciar no youtube ads

6º passo: Faça o upload do vídeo no Google Ads e realize os ajustes finais

O vídeo que você carregou no YouTube na segunda etapa desse passo a passo deve ser agora enviado para o Google Ads. Para encontrá-lo, basta usar a barra de pesquisas.

como anunciar no youtube ads

Em seguida, você deve escolher um dos formatos disponibilizados pelo YouTube para você anunciar na plataforma. Abaixo você confere um breve resumo de todos eles:

  • Anúncios gráficos: são exibidos à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões. Em players maiores, também podem aparecer abaixo do player;
  • Anúncios de sobreposição: são semitransparentes e exibidos por meio de sobreposição na parte inferior do vídeo;
  • Anúncios em vídeo puláveis: são inseridos antes, durante ou depois do vídeo principal e podem ser pulados depois de cinco segundos;
  • Anúncios em vídeo não-puláveis: também podem ser inseridos em qualquer momento e devem ser assistidos até o fim para que o vídeo principal seja exibido;
  • Anúncios bumper: também são não puláveis, podem durar até seis segundos e devem ser assistidos até o fim para que o vídeo principal seja exibido;
  • Cartões patrocinados: mostram conteúdos que podem ser relevantes para o vídeo assistido por meio de um teaser do cartão exibido por alguns segundos. 

Nos ajustes finais você não pode se esquecer de adicionar URLs, CTA e título. Por fim, clique em Salvar e Continuar para botar sua campanha no ar.

Aprender como anunciar no YouTube Ads foi bem mais fácil do que você imaginava, certo? Esse é o tipo de guia, simples e prático, que você sempre encontra aqui no blog da EAD Plataforma.

Além de oferecer várias funcionalidades para te ajudar a criar seu curso online, sempre disponibilizamos conteúdos enriquecedores para o seu negócio. E, agora que você já sabe como usar o YouTube Ads, confira outros artigos que podem turbinar seu canal:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy