Como funciona o Adsense no Youtube

Como funciona o Adsense no Youtube? E como faturar na web?

Quer ganhar dinheiro na internet? Então, você precisa saber como funciona o Adsense no Youtube. Essa é uma ferramenta que vai te ajudar a monetizar, ou seja, faturar com seus infoprodutos.

Não por acaso, os melhores youtubers brasileiros usam essa estratégia para bombar no engajamento digital. Portanto, continue conosco para dar um up no seu próprio canal. 

Por sinal, esse é um assunto que costuma trazer dúvidas, em especial acerca do pagamento. Sendo assim, recomendamos esse vídeo sobre como funciona o Adsense no Youtube e, o principal, como gerar receita na web.

Na teoria, como funciona o Adsense no Youtube?

O Google Adsense no Youtube funciona como uma plataforma de publicidade, que te permite lucrar com seu canal. Por meio dessa ferramenta de monetização, o Google pode inserir anúncios diretamente nos seus vídeos e, claro, te recompensar financeiramente pela “vitrine” digital

Entretanto, antes de saber como funciona o Adsense no Youtube, é preciso se qualificar no Programa de Parcerias do Youtube. Em inglês, a sigla significa Youtube Partner Program (YPP). Mas, não se preocupe: falaremos sobre isso no decorrer do artigo! 😉

Na prática, como funciona o Adsense no Youtube?

Para facilitar o entendimento sobre como funciona o Adsense no Youtube, listamos 3 passos básicos para seu canal decolar! E isso vai desde o YPP até a monetização em si. Vamos lá… 

1. Qualificação no YPP

Fazer parte do Programa de Parcerias do Youtube é uma das grandes sacadas para lucrar com conteúdos digitais. Mas, para colocar o bloco na rua e ganhar dinheiro com essa plataforma, é preciso se qualificar no YPP.

Esses são os principais requisitos de qualificação:

  • Seguir as políticas de monetização, que são diretrizes para gerar receita;
  • Residir em um país no qual o YPP está disponível;
  • Obter acima de 4 mil horas de exibição nos seus vídeos (em 12 meses);
  • Contar com mais de 1.000 inscritos no seu canal;
  • Ter vinculada uma conta do Google AdSense (para um ou mais canais), a fim de receber pagamentos e gerar receita. Por isso, é importante ler os Termos e Condições do AdSense (e concordar com eles). Afinal, em caso de violação, a monetização pode ser desativada. 

2. Configuração da conta AdSense 

A seguir, listamos as instruções básicas para vincular a conta do Google AdSense ao canal do Youtube. É possível criar uma nova conta ou usar uma já existente.

  • Para quem não sabe se tem uma conta Adsense: verifique nos seus e-mails as mensagens enviadas por “Adsense” ou “adsense-noreply@gmail.com”. Cada beneficiário pode ter apenas uma conta desse serviço. Logo, se já houver outra conta vinculada ao seu nome, será preciso encerrá-la ou mudá-la.
  • Para quem tem uma conta aprovada do Adsense: faça o login na conta do Youtube e acesse a monetização. Depois, clique em “Inscreva-se no Google AdSense” e escolha a conta para vincular. Em seguida, você será direcionado para a página de inscrição do Adsense, para confirmar se a conta está correta ou optar por “usar outra conta”. 

E não se esqueça de “Aceitar associação”, ok? Feito isso, você será redirecionado para a página “Monetização” do Youtube Studio. E, assim que vincular a conta do Adsense ao canal, essa etapa aparece como “Concluída”. Literalmente, um sinal verde surge no card “Inscreva-se no Google AdSense”.

  • Para quem ainda não tem uma conta aprovada do Adsense: comece fazendo o login na conta do Youtube e então acesse a página de monetização. Clique em “Iniciar” direto no card “Inscreva-se no Google AdSense” e faça sua autenticação novamente.

O próximo ponto é escolher a conta Google que será usada para fazer seu login no AdSense. Assim, basta seguir as instruções na tela para criar sua nova conta do AdSense. Confirme os dados (para receber o dinheiro) e envie a inscrição.

Enfim, você será redirecionado ao YouTube Studio, onde aparecerá uma mensagem indicando que a inscrição do AdSense foi recebida. O prazo de conclusão gira em torno de 48 horas, sendo que você receberá um e-mail quando tiver o “sinal verde”.

3. Começando a monetizar

Por fim, para fechar a lista com chave de ouro (e te deixar por dentro de como funciona o Adsense no Youtube), vamos à monetização. Isto é, o pagamento do Google pela publicidade que é inserida nos vídeos que você posta. 

Para resumir, o AdSense posiciona anúncios nos vídeos de quem está cadastrado nessa iniciativa. Dessa forma, a cada clique no conteúdo postado, o Google irá repassar uma porcentagem para a conta vinculada.

Essa “recompensa” pela inserção de anúncios pode ser efetivada de diferentes maneiras. Por exemplo: conforme a quantidade de cliques e de visualizações, o perfil do conteúdo produzido e afins.

Em geral, o pagamento acontece uma vez por mês, quando se atinge o valor mínimo de lucro: cerca de 100 cem dólares. No caso, esse valor é convertido em reais, com base na cotação diária.

Já sabe como funciona o Adsense no Youtube, certo? Então, chegou o seu momento! Fale com os consultores da EAD Plataforma e descubra como ser um youtuber de sucesso!

E não se esqueça: você ainda pode testar os recursos exclusivos por 7 dias grátis. Além disso, confira outros conteúdos no Blog para dar um upgrade no seu produto digital!

Fabio Godoy