o-que-e-tag-youtube

O que é tag no YouTube? Descubra tudo sobre esse detalhe tão estratégico

Você sabia que, por hora, são carregadas 300 horas de vídeo no YouTube? Diante de uma concorrência tão intensa, saber o que é tag no YouTube pode te ajudar a posicionar melhor o seu conteúdo. 

Tags são, como o nome diz, “etiquetas” que categorizam e caracterizam o conteúdo disponibilizado. Na prática, uma tag é uma palavra-chave que associa o material produzido a um comando de busca. 

Entretanto, para que as tags trabalhem para você, é preciso saber como utilizá-las. Algumas estratégias e dicas podem te ajudar a otimizar o uso de tags no seu conteúdo digital, aumentando as visualizações e multiplicando os inscritos no seu canal do YouTube

Se este é o seu objetivo, continue a leitura! 

O que é tag no YouTube? 

Tag no YouTube é uma espécie de palavra-chave ou etiqueta que ajuda a catalogar o seu conteúdo no algoritmo da rede. Dessa maneira, o conteúdo digital do seu perfil é cruzado com as buscas feitas no YouTube. Quando há compatibilidade entre o termo buscado e a tag utilizada, seu material é exibido. 

Exatamente por isso, é importante saber utilizar as tags de forma estratégica. Mais do que apenas caracterizar seu vídeo, as tags devem representar aquilo que os espectadores buscariam caso desejassem ter acesso ao seu conteúdo. 

Que tal um exemplo?

Suponhamos que você seja um produtor de conteúdo EAD especializado em música. Nesta semana, você publicou no YouTube um vídeo que ensina como tocar Let it be, uma canção dos Beatles, no violão. 

Quais tags poderiam ser usadas neste caso? 

  • Como tocar Let it be Beatles Violão
  • Tocar let it be violão
  • Lei it be violão
  • Let it be como tocar 

Faça um teste e digite algumas dessas palavras chave na ferramenta. A expectativa é de que você encontre vídeos como este, o primeiro resultado exibido para nós ao fazermos a pesquisa com a tag inicial do exemplo: 

Quais as vantagens de utilizar tags no YouTube?

Os benefícios de saber o que é tag no YouTube e como utilizá-las são muitos. Separamos alguns deles para te mostrar: 

1. Posicionam melhor seu vídeo nas buscas feitas na plataforma

Lembre-se do papel da tag como uma “etiqueta”. Ela identifica seu conteúdo, colocando-o no radar do YouTube. Dessa forma, quando interessados no tema o inserem na barra de pesquisa, a plataforma busca em seu catálogo produtos com etiquetas semelhantes às digitadas. 

Se o seu conteúdo não tem nenhuma tag, ele dificilmente é mostrado, já que não terá compatibilidade com nenhum termo buscado. 

2. Ajudam no planejamento de conteúdos 

Outra vantagem das tags é ajudar na organização e no planejamento dos vídeos. Afinal, um dos desafios de quem deseja ser um YouTuber de sucesso é encontrar temas pertinentes ao propósito do canal e manter a relevância no YouTube. 

3. Contribuem para a monetização do canal 

Se o seu objetivo é monetizar o YouTube, descobrir o que é tag pode te ajudar a alcançá-lo. Isso porque as etiquetas fazem com que seu material seja indicado pelo YouTube com mais frequência.

Por isso, há um aumento nas visualizações e, consequentemente, nas possibilidades de monetização para o canal.  

Como adicionar uma tag no YouTube? 

Sabendo o que é tag no YouTube e quais as vantagens de usar o recurso, já podemos partir para o próximo passo. É hora de entender como adicioná-las. 

Dessa forma, por meio do suporte Google, o YouTube disponibiliza um passo a passo simplificado para adicionar tags aos seus vídeos. A lógica é a seguinte:

Adicionar tags em vídeos novos

  1. Faça login no YouTube Studio.
  2. No canto superior direito, clique em CRIAR e Enviar video.
  3. Selecione o arquivo que você quer enviar.
  4. No fluxo desse processo, clique em MAIS OPÇÕES e adicione suas tags. 

Adicionar tags em vídeos enviados

  1. Faça login no YouTube Studio.
  2. No menu à esquerda, selecione Vídeos e clique no seu conteúdo.
  3. Adicione suas tags. 

Para um tutorial mais visual, assista ao vídeo abaixo: 

Como otimizar suas tags? 5 dicas 

1. Palavra-chave na primeira tag

As palavras-chave também são estratégias importantes para garantir a otimização do seu conteúdo nos mecanismos de busca. Por isso, reforce a palavra-chave citando-a logo na primeira tag do seu vídeo. 

Por exemplo, se sua palavra-chave para o vídeo da música dos Beatles é “como tocar Let it Be no violão”, a primeira tag utilizada deve dizer exatamente isso. É uma forma de ajudar ainda mais o Google e YouTube a entenderem do que seu vídeo fala. 

2. Não se preocupe com acentos

As tags não são visíveis para quem acessa um vídeo no YouTube. Por isso, não é preciso dedicar tanto cuidado a detalhes como acentos e letras maiúsculas. O importante é garantir que a tag diga exatamente o que um interessado no assunto buscaria. 

Então, por exemplo “Como tocar Let it Be no violão” poderia ser “como tocar let it be no violao” sem prejuízos nos mecanismos de busca! 

3. Use tags específicas e abrangentes

Lembra quando falamos que saber o que é tag no YouTube é estratégico? Aqui, você tem um exemplo claro do por quê. 

É preciso escolher com sabedoria, mesclando tags generalistas com outras específicas. Afinal, o objetivo das etiquetas é categorizar o conteúdo, não é mesmo? 

Pense no seu vídeo como um produto, e em seguida, reflita sobre os catálogos que o enquadrariam melhor. 

O vídeo da canção dos Beatles no violão, por exemplo, poderia ser enquadrada em tags gerais como: 

  • violão
  • música
  • cifras
  • Beatles
  • Além das tags específicas que listamos no começo deste artigo. 

4. Não exagere na quantidade

Ao mesmo tempo em que é importante ser generalista e específico, é fundamental saber a hora de parar. 

Sendo assim, exagerar no número de tags pode acabar confundindo o YouTube, que não saberá ao certo em que categoria enquadrar seu conteúdo — o que tem prejuízo direto na quantidade de exibições feitas por ele. 

5. Não tente “roubar” inscritos de outros canais

Outra dica de ouro sobre as tags no YouTube é: não use nomes de canais concorrentes como tags! 

Isso não apenas não funciona (já que o YouTube sabe identificar os canais de um mesmo segmento) como também pode prejudicar seu ranqueamento pelo algoritmo. Jogar limpo sempre é a melhor escolha!

Agora que você já sabe o que é tag no YouTube, já pode se aprofundar mais em técnicas para criar conteúdos cada vez melhores. Por isso, nossa próxima dica de leitura é perfeita para quem busca criar um roteiro para YouTube incrível e capaz de encantar seguidores!

Fabio Godoy