comunicação empresarial

Comunicação empresarial: definição, tipos e dicas para melhorar esse aspecto no seu negócio

É seguro dizer que a comunicação é um dos pilares para o sucesso de uma empresa.

As marcas que não sabem se comunicar de maneira clara e eficiente com o seu público interno e externo tendem a enfrentar sérias dificuldades para se manter competitivas e relevantes no mercado.

E com o surgimento de novas tecnologias digitais, as estratégias precisaram ser adaptadas para que fosse possível estabelecer uma linguagem empresarial que contemplasse novos canais e novas dinâmicas de relacionamento entre as empresas e seus diferentes públicos.

Se você quer entender mais sobre comunicação empresarial e descobrir como melhorar esse aspecto crucial no seu modelo de negócio, saiba que você está no artigo certo.

Elaboramos aqui um conteúdo bem completo com tudo o que você precisa saber sobre:

  • O que é comunicação empresarial?
  • Quais são os 3 pilares da comunicação empresarial?
  • Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial?
  • Quais são os tipos de comunicação empresarial?
  • Por que a comunicação empresarial é importante?
  • Exemplos de ruídos na comunicação empresarial
  • 5 dicas de como melhorar a comunicação empresarial no seu negócio

O que é comunicação empresarial?

Podemos definir o que é comunicação empresarial como um conjunto de estratégias e esforços que a empresa dedica ao estabelecimento de uma comunicação clara, objetiva e eficiente com seu público interno e externo.

Trata-se de uma série de processos e ações que visam fazer com que a mensagem correta chegue até as pessoas certas e no momento adequado.

A comunicação empresarial busca garantir que as informações circulem sem ruídos entre os agentes envolvidos na dinâmica organizacional, evitando interpretações equivocadas.

Além disso, há também uma preocupação em utilizar os canais de comunicação empresarial mais adequados para cada público – de dentro e de fora da organização.

Quais são os 3 pilares da comunicação empresarial?

Para que você possa entender melhor o que é comunicação empresarial, vale a pena pontuarmos quais são os 3 pilares que sustentam as estratégias dessa importante área do negócio.

1. Institucional

O pilar Institucional da comunicação empresarial se refere às ações voltadas ao posicionamento da marca e à construção de uma imagem pública.

2. Gestão

Esse pilar trata da cultura organizacional e da difusão dos valores da empresa para as equipes internas.

Trata também de estabelecer mecanismos para a troca de informações, visando a colaboração entre áreas e equipes, líderes e liderados e entre colegas. O fluxo dessas informações deve ser tanto vertical (entre os níveis hierárquicos da empresa), como horizontal, entre colegas e departamentos. 

Além disso, inclui o treinamento e capacitação dos colaboradores.

Uma tendência em treinamento empresarial é o chamado EAD corporativo. Conheça algumas de suas vantagens neste vídeo:

3. Mercado

O terceiro pilar da comunicação empresarial se refere às estratégias de marketing para divulgar a empresa e suas soluções para o público que ela se propõe a atender.

Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial?

São vários os objetivos que direcionam as estratégias de comunicação empresarial, como criar uma marca forte, aumentar a eficiência dos processos internos, melhorar o relacionamento com os clientes, alcançar mais pessoas e alavancar as vendas.

Descubra a seguir, em mais detalhes, quais são os objetivos fundamentais da comunicação empresarial:

1. Aumentar a consciência de marca

Também conhecida como brand awareness, a consciência de marca é um dos objetivos da comunicação empresarial. A intenção é fazer com que o público-alvo tenha conhecimento sobre o que é a empresa e o que ela tem a oferecer.

O brand awareness tem a ver com a imagem da marca que é construída na mente das pessoas.

2. Melhorar o engajamento dos colaboradores

Conforme veremos mais à frente neste conteúdo, a comunicação empresarial se divide em dois tipos: a comunicação empresarial interna e a externa.

No caso da comunicação com o público interno, o objetivo é estabelecer um bom relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, prezando sempre pela transparência e honestidade nos diálogos internos e alinhamento com as lideranças.

Dessa forma, consegue-se melhorar a confiança, a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

No vídeo a seguir, da Siteware, você conhece algumas ações para melhorar o engajamento de seus funcionários:

3. Alcançar o público certo nos canais adequados

Outro importante objetivo básico da comunicação empresarial é garantir que a empresa consiga alcançar o seu público ideal utilizando os canais mais adequados para isso.

Saber onde a sua audiência se encontra e como chegar até ela é fundamental para traçar ações mais assertivas.

Leia também: Plano de comunicação para empresa: acerte o alvo em 5 passos

Neste vídeo do Sebrae, você confere 5 dicas de como construir um bom plano de comunicação empresarial: 

Quais são os tipos de comunicação empresarial?

Como mencionamos no tópico anterior, existem dois tipos de comunicação empresarial: a interna e a externa.

Enquanto a primeira é direcionada aos colaboradores e às relações entre o público interno, a segunda tem como foco clientes, fornecedores e outros atores que não fazem parte da dinâmica interna da empresa.

1. Comunicação empresarial interna

O objetivo da comunicação empresarial interna é estabelecer conversas com os funcionários da organização.

A comunicação interna se dedica a promover o alinhamento entre as informações que são repassadas aos colaboradores e as que chegam até os clientes, evitando divergências e ruídos nas mensagens.

É por meio da comunicação interna que são esclarecidos também os processos internos, as responsabilidades de cada equipe e departamento, a cultura e o clima organizacional, a missão, a visão e os valores da empresa e as metas e objetivos organizacionais.

A comunicação interna se preocupa também em garantir a coesão e a coerência nas trocas de informações entre diferentes níveis hierárquicos.

Veja mais: Como melhorar a comunicação interna na empresa? Passo a passo com 6 dicas

2. Comunicação empresarial externa

Já em se tratando do contexto externo, a comunicação empresarial busca cultivar um bom relacionamento com clientes, prospects, fornecedores, parceiros e imprensa.

Todas as ações são voltadas para a percepção que o público externo tem da empresa e para a imagem que se quer projetar, zelando pela reputação da marca.

A comunicação externa também lida com as estratégias de divulgação da marca e dos seus produtos. Isso engloba interações com o público nas redes sociais, produção de conteúdo para o blog da empresa, elaboração de campanhas publicitárias, press release etc.

Uma ferramenta importante da comunicação empresarial que tem se destacado nos últimos anos é o Customer Success, ou sucesso do cliente.

Trata-se de uma série de ações que a empresa desenvolve com o objetivo de assegurar que seus clientes estão obtendo os melhores resultados ao usar seus produtos ou serviços.

Entenda melhor essa temática de comunicação empresarial assistindo a este vestido:

Leia mais: O que é Customer Success e o que isso tem a ver com EAD?

Por que a comunicação empresarial é importante?

O que faz a comunicação empresarial ser um aspecto tão importante da gestão de negócios é o fato de que, se a empresa não consegue estabelecer uma relação sólida com seus públicos, transmitir as mensagens certas nos momentos certos e construir uma imagem positiva e de profissionalismo em torno da marca, dificilmente ela vai sobreviver por muito tempo no mercado.

Além disso, a importância da comunicação empresarial também é observada na necessidade de criar um discurso alinhado entre o público interno e externo. Na prática, isso significa que os colaboradores precisam estar cientes sobre aquilo que a marca passa para os clientes.

Sem esse alinhamento, a empresa pode perder boas oportunidades de negócio e ainda ter a sua reputação abalada.

Uma boa comunicação empresarial torna os processos internos mais ágeis, eficientes e com menos erros. As informações fluem melhor, aumentando a confiança que os colaboradores e clientes depositam na empresa.

Exemplos de ruídos na comunicação empresarial

São considerados ruídos na comunicação qualquer falha ou desalinhamento que impeça que a mensagem chegue de maneira correta ao seu destinatário.

Tratam-se de desvios que fazem com que as informações não sejam passadas em sua integridade ou que acabem sendo destinadas a um público inadequado.

Um exemplo de ruído na comunicação empresarial pode ser observado quando o time de marketing divulga de maneira equivocada determinadas funções do produto ou serviço da empresa.

Então, quando o potencial cliente chega até o time de vendas, a informação passada é totalmente diferente da que ele viu em um post no Instagram ou em um anúncio.

Esse tipo de ruído pode causar sérios danos à reputação da marca.

Outro exemplo, agora no âmbito mais interno, é quando os líderes não comunicam de forma clara quais são as metas que a equipe precisa alcançar.

Essa falta de clareza tende a diminuir o engajamento do time e, consequentemente, o desempenho individual e coletivo pode ficar bem aquém do verdadeiro potencial da equipe.

Os treinamentos podem ajudar a diminuir ruídos organizacionais, pois deixam claro para os colaboradores o que devem fazer e como colocar isso em prática da melhor maneira possível.

Veja também: Exemplos de treinamento nas empresas para times de sucesso

5 dicas de como melhorar a comunicação empresarial no seu negócio

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido o quanto uma comunicação empresarial bem estruturada pode beneficiar o seu modelo de negócio.

Tendo isso em vista, confira neste tópico final 5 boas práticas que podem te ajudar a melhorar as estratégias de comunicação da sua empresa.

1 – Faça um diagnóstico de comunicação da sua empresa

Por meio de um diagnóstico de comunicação, você poderá identificar eventuais falhas e ruídos nos seus processos comunicacionais.

A partir dessa avaliação, fica mais fácil determinar as melhorias que precisam ser implementadas para tornar a comunicação empresarial mais eficiente.

2 – Conheça bem o público-alvo

Ao conhecer com profundidade o seu público-alvo, é possível determinar para quais canais direcionar suas estratégias de comunicação.

Além disso, você consegue definir o tom e a linguagem mais adequada para se comunicar de maneira mais eficaz com seu público-alvo.

3 – Reavalie os seus valores organizacionais

Para melhorar a sua comunicação empresarial, pode ser que você precise revisitar os seus valores organizacionais.

Isso não necessariamente significa que você precise modificá-los. Talvez essa reavaliação sirva só para lembrar os princípios que deverão orientar suas estratégias de negócio.

4 – Não deixe de interagir com o seu público

A comunicação empresarial precisa ser uma via de mão dupla, seja com o seu público interno ou externo.

No caso da comunicação interna, por exemplo, crie mecanismos para ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Já em relação ao público externo, procure manter uma boa interação nas redes sociais e em outros canais.

5 – Monitore o desempenho das suas estratégias de comunicação

Por fim, é muito importante que você acompanhe o desempenho de todas as suas estratégias de comunicação.

Para isso, utilize diferentes métricas e indicadores para efetuar os ajustes necessários e garantir que a sua empresa se mantenha no caminho certo.

Conclusão

A empresa que não se dedica à comunicação interna e externa pode perder competitividade e enfrentar dificuldades para se posicionar no mercado.

É fundamental conhecer plenamente as reais necessidades e desejos de seu público-alvo para, só assim, poder fornecer as soluções que vão facilitar suas vidas e sanar suas dores.

Da mesma forma, é muito importante fornecer todas as informações que seu público interno necessita para desempenhar adequadamente seu trabalho, construindo canais de comunicação ágeis e sem ruídos, assim como capacitar e treinar os seus colaboradores.

Portanto, siga as recomendações que trouxemos ao longo deste conteúdo e promova uma eficaz comunicação empresarial no seu negócio.

Saiba mais: Comunicação corporativa: o que é? Pra que serve? Como fazer? Descubra!

O EAD, ensino a distância, é uma das mais efetivas formas de capacitação de seu público interno. Com uma plataforma adequada, você pode:

  • Dar aulas ao vivo com chat;
  • Ministrar provas e exercícios;
  • Gerar certificados;
  • Fazer a gestão das turmas e matrículas nos cursos.

Conheça mais sobre a EAD Plataforma assistindo a este vídeo:

E baixe este e-book gratuito para descobrir como criar um bom treinamento online: Trilha do conhecimento – 10 passos para começar seu curso online

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy