previsão de vendas

Como fazer uma previsão de vendas para infoprodutos? Passo a passo

Você sabe quanto vai vender nos próximos meses? Consegue projetar o número de cursos, livros, planilhas ou outros infoprodutos que vai vender nas próximas semanas? Não? Saiba que tudo isso é possível,  basta aprender como fazer uma  previsão de vendas.

E pode ficar tranquilo, porque não envolve bola de cristal!

A verdade é que com organização, centralização de informações e gestão de dados, você tem toda condição de fazer uma projeção de suas vendas, e com isso ganhar inteligência de negócio.

Afinal, esse tipo de informação vai ajudar você gestor a tomar decisões mais assertivas, inclusive sobre o que esperar, financeiramente, de cada lançamento.

Na prática, existem diversas técnicas e estratégias envolvidas quando o assunto é como fazer a previsão de vendas, e é sobre isso que iremos tratar aqui.

Nosso objetivo é que você tenha mais informações para gerenciar seu negócio online, alinhando expectativas, a partir de uma gestão financeira mais estratégica.

Afinal, se você consegue prever quanto vai vender, essa informação também vai te ajudar a estabelecer quanto investir, seja em marketing ou em outras áreas do negócio, como equipamentos e equipe.

Com tudo isso em mente, já deu para entender que fazer a previsão de vendas é uma etapa importante, não é mesmo?

Portanto, siga com a gente e aprenda como fazer a previsão de vendas e ter sucesso em seu lançamento!

Como fazer a previsão de vendas de um infoproduto?

Para fazer previsão de vendas você pode contar com diversas técnicas que o mercado utiliza.

A seguir, listamos algumas das mais utilizadas:

  • Projeção de vendas baseada em dados históricos;
  • Projeção de vendas com base no mercado;
  • Projeção de vendas baseada na concorrência.

Continue lendo e entenda como aplicar essas estratégias e fazer a previsão de vendas a partir de cada uma delas.

Projeção de vendas baseada em dados históricos

Para fazer uma projeção de vendas baseada em dados históricos, você vai precisar de informações sobre a movimentação comercial de períodos anteriores. 

Ou seja, essa é uma estratégia de projeção de vendas que funciona muito bem quando a sua empresa já está há algum tempo no mercado.

Contudo, é preciso atenção a alguns pontos, para que seus números sejam confiáveis, por exemplo:

  • período de coleta dos dados (é ideal que você compare dados dos mesmos meses nos anos anteriores, por exemplo, quando você vendeu em novembro de 2022? Use essa informação para projetar os número do mesmo mês em 2023)
  • a relação entre o produto analisado e o produto que você está analisando;
  • quais foram as estratégias de vendas utilizadas anteriormente.

Quanto mais próximas estiverem as condições encontradas dos dados históricos, maiores as chances de você ter um resultado semelhante.

Projeção de vendas com base no mercado

Uma projeção de vendas com base no mercado busca entender o quanto o mercado está aquecido para o infoproduto que você pretende lançar.

Faça a coleta de informações pertinentes ao mercado que seu produto está inserido, por exemplo:

  • use dados sobre o comportamento de compra de produtos semelhantes;
  • entenda o hábito de consumo dos clientes do produto;
  • avalie tendências de mercado;
  • considere a média de preço praticado;
  • pondere sobre a sazonalidade do produto e o momento em que ele será lançado.

Estes podem ser dados um pouco mais difíceis de se conseguir, porém, serão de grande ajuda, especialmente, quando você está fazendo os seus primeiros lançamentos e não possui dados históricos. 

Projeção de vendas baseada na concorrência

Uma ótima forma de entrar em um mercado, ou iniciar a venda de um novo produto é observar a concorrência. Principalmente se você estiver  entrando agora no mercado e não possuir os seus próprios dados para analisar e fazer a sua previsão de vendas.

Nesse cenário, alguns pontos são importantes para que essa estratégia funcione:

  • estude o que está sendo vendido pelo seu concorrente;
  • observe quais são os produtos de maior sucesso;
  • analise a forma como ele trabalha a venda dos infoprodutos;
  • considere os valores praticados;
  • avalie o investimento em marketing.

Com essas informações em mãos, aproveite  para procurar por oportunidades que possam te colocar em vantagem estratégica no setor em que atua.

Dicas para te ajudar na escolha e no lançamento de seus infoprodutos

Agora que você viu algumas técnicas e estratégias de como fazer previsão de vendas, separamos algumas dicas importantes que podem te ajudar no lançamento de seus infoprodutos.

  • Saiba escolher seu infoproduto: priorize materiais sobre os quais você tenha domínio do assunto. Isso vai te ajudar a montar um conteúdo rico e de valor, com longo tempo de vida e que conquista a satisfação dos clientes;
  • Estude o nicho de mercado: essa etapa vai ajudar você a definir a linguagem, o conteúdo e os materiais de apoio. Essa etapa ainda vai te ajudar entender melhor o comportamento de seu público-alvo, o que deve ser usado para criar um conteúdo que atenda as demandas deles;
  • Tenha presença ativa nas redes sociais: use essas plataformas para ampliar o alcance do curso e atrair mais interessados para a página de venda;
  • Ofereça atendimento e suporte: não há nada melhor do que comprar algo sabendo que você terá um canal de contato aberto para eventuais dúvidas ou resoluções de problemas. Além de demonstrar compromisso com o cliente, também mostra profissionalismo.
  • Apresente casos de uso: use seus canais de venda para apresentar  provas sócias e depoimentos de pessoas que já conhecem seu trabalho e ficaram satisfeitos com o que receberam. Dessa forma seus cliente podem se sentir inspirados, além de visualizar de forma objetiva o que seu produto oferece a ele.

Pronto para fazer suas próprias previsões de vendas?

Agora que você viu como fazer previsão de vendas e dicas de escolha e lançamento de infoprodutos, é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui!

Para uma previsão de vendas ser bem sucedida você precisa de dados e do controle de vendas.

É isso que vai impactar diretamente a eficiência da sua previsão de vendas e o aumento dos resultados financeiros do seu negócio online. 

Este conteúdo foi escrito pelo Bling!, um sistema de gestão online que descomplica o seu negócio. Oferecemos um ERP que realiza a emissão de notas fiscais e boletos, além de realizar integrações com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy