Como-vender-um-infoproduto

Como vender um infoproduto? 8 dicas e estratégias fundamentais

Se você está entrando agora no mercado de produtos digitais, é hora de entender como vender um infoproduto. Este é o melhor caminho para surfar nas ondas deste promissor segmento sem perder a vez para a concorrência acirrada. 

Para te ajudar com essa tarefa, separamos 8 dicas e estratégias para vender infoprodutos. Continue a leitura para descobrir mais sobre:

  1. Segmente o seu nicho de atuação
  2. Tenha clareza sobre o público-alvo
  3. Crie presença maciça nas redes sociais
  4. Venda em múltiplas plataformas
  5. Ofereça um atendimento ao cliente exemplar
  6. Trabalhe para fornecer respostas rápidas às demandas dos clientes
  7. Venda uma solução, e não um produto
  8. Torne-se indispensável 

O mercado de infoprodutos: um segmento de muitas possibilidades

Se você tem um infoproduto ou pensa em desenvolver ou apostar em um, saiba que está ingressando em um mercado promissor. Por isso mesmo, saber como vender um infoproduto pode ser fundamental para a sua diferenciação e prosperidade em um mercado tão diverso. 

Caracterizado pela pluralidade de opções e segmentos de atuação, o mercado de infoprodutos ganhou espaço recentemente. A pandemia do novo coronavírus direcionou os holofotes para todas as atividades que poderiam acontecer de forma virtual, sem a necessidade do contato físico.

Mas antes disso, as previsões já eram as melhores. De acordo com esta matéria, do portal Terra, em 2019, já era possível encontrar empresas com faturamentos mensais de até R$100 mil.

O foco principal destas organizações era a venda de infoprodutos, como cursos online e compartilhamento de conteúdo digital multiplataforma. 

Como vender um infoproduto? 8 dicas essenciais para prosperar no negócio

A seguir, você confere 8 dicas práticas sobre como vender um infoproduto. Falaremos sobre aspectos práticos e estratégicos para posicionar o seu infoproduto no mercado e captar a atenção dos clientes certos. 

1. Segmente o seu nicho de atuação

O primeiro passo para entender como divulgar ou como vender um infoproduto é a segmentação do nicho de atuação. 

Como dissemos anteriormente, estamos falando sobre um mercado amplo, com possibilidades infinitas de atuação. Por isso, é importante encontrar o recorte que melhor abrigue a sua expertise e investir nele. 

Aqui vão alguns exemplos: 

  • educação (com cursos online e divulgação e produção de conteúdo EAD); 
  • crescimento pessoal (com palestras, mentorias e consultorias);
  • games (com a venda de jogos e experiências virtuais diferenciadas).

Lembre-se de que, dentro de cada nicho, a especificidade pode ajudar a segmentar o público e direcionar com mais assertividade as estratégias de divulgação do produto digital. Se o seu nicho de atuação será a educação, vá além: determine o tipo de conteúdo oferecido (Curso livre? Formação modular? Venda de e-books?) e siga para o passo seguinte da lista. 

2. Tenha clareza sobre o público-alvo

A definição do nicho de atuação deve trazer mais clareza à segunda etapa da nossa lista. Entender como vender um infoproduto, sem dúvidas, passa pela compreensão aprofundada do público-alvo do negócio. 

Aqui, nossa dica de ouro é: comece entendendo o público de forma ampla, mas, em seguida, especifique e desenhe personas para o negócio. 

Personas são “retratos falados” do cliente ideal da empresa. Elas têm nome, idade, características marcantes, profissão, cargo, aspirações, desejos e dores. Você pode até se perguntar: mas a persona é um cliente real? 

Nós respondemos: não necessariamente! Ela pode ser inspirada em um cliente real cuja performance se encaixa no esperado pela empresa ou mesmo criada a partir de uma projeção de cliente ideal. 

Especialmente quando falamos sobre marketing digital, a noção de persona pode ser determinante para o sucesso de estratégias de venda e divulgação. 

Veja no vídeo abaixo como definir as personas do seu negócio! 

3. Crie presença maciça nas redes sociais

De acordo com pesquisas, mais de 10% dos representantes de vendas sociais fecharam 5 ou mais negócios por serem ativos nas redes sociais. Além disso, 33% dos usuários preferem usar as redes sociais como principal canal de contato com uma marca

As estatísticas acima são apenas algumas que comprovam o nosso ponto: para entender como vender um infoproduto, é indispensável criar uma presença consistente nas redes sociais. 

Mas pode acreditar: ainda que você não tenha muita experiência no meio, cumprir os passos anteriores dessa lista vão te ajudar a entender quais os melhores canais e posicionamentos nas redes sociais. 

Por exemplo: se o seu público é jovem (de 13 a 15 anos), os melhores canais para desenvolver presença digital neste momento seriam o Tik Tok, o Twitter e a Twitch, 3 redes sociais com forte apelo à juventude. 

Se, por outro lado, você vende um produto digital corporativo, pode pensar em trabalhar uma estratégia no LinkedIn

Seja qual for o nicho e o público-alvo do seu negócio, o importante é entender como se comportam os clientes nas redes e trabalhar para consolidar uma imagem nestes canais. 

Lembre-se de que as palavras de ordem nas redes sociais são: engajamento, constância e relevância.Portanto, crie conteúdos autorais e diferenciados, publique sempre que possível e não se esqueça de incluir chamadas para a ação que incentivem a participação do público em comentários e enquetes. 

4. Venda em múltiplas plataformas

De acordo com a pesquisa Digital AdSpend de 2019, os canais mais utilizados pelos consumidores para fechar uma venda se pulverizaram. Por isso, para entender como vender um infoproduto, é preciso levar a sério o poder da diversificação. 

Veja no gráfico abaixo os principais canais de vendas escolhidos pelos clientes segundo a pesquisa:

O gráfico revela que: 

  • vendas pelo Facebook; 
  • Google AdWords (para patrocínio de anúncios e redirecionamento aos canais de vendas)
  • e vendas diretas (como sites, e-commerces e plataformas EAD)

foram os principais canais utilizados pelos consumidores para adquirir produtos. Por isso, não deixe de incluir, em seu plano de negócio, alternativas variadas para direcionar potenciais compradores e entender, na prática, como vender um infoproduto. 

5. Ofereça um atendimento ao cliente exemplar

O atendimento ao cliente é, sem dúvidas, uma efetiva estratégia para vender infoprodutos. Aliás, com a transformação digital e a transformação do comportamento do consumidor (que ficou mais exigente, impaciente e imediatista), o atendimento ao cliente se tornou uma estratégia de sucesso para a venda de quaisquer produtos. 

Prova disso é a pesquisa da Accenture que mostra que os consumidores pagariam mais por um produto se tivessem a garantia de uma boa experiência de compra ao adquiri-lo. 

E atenção! O bom atendimento ao cliente não acontece apenas no fechamento da compra. É preciso olhar para a experiência como um todo e assegurar: 

  • boa usabilidade do site ou plataforma e-learning
  • facilidade de encontrar informações sobre os produtos; 
  • atendimento empático e claro; 
  • múltiplas formas de pagamento; 
  • facilidades na entrega do produto;
  • condições especiais para clientes fidelizados.

6. Trabalhe para fornecer respostas rápidas às demandas dos clientes

A agilidade nas respostas é uma das mais efetivas formas de encantar um cliente e, portanto, de descobrir como vender um infoproduto. 

Lembra do que falamos anteriormente, sobre o novo consumidor, imediatista e impaciente? Pois então! A rapidez nas respostas é uma forma de contornar a ansiedade do consumidor, transmitir segurança e fortalecer a imagem da empresa como sendo confiável e profissional. 

Suponhamos que o seu infoproduto seja um curso EAD

É comum que, antes de se matricularem na plataforma, os alunos queiram saber mais sobre o plano de aula e o conteúdo programático. Se sua equipe de atendimento não responder de forma ágil, correta e clara, este aluno não pensará duas vezes antes de procurar um curso na concorrência. 

E, você sabe: um mercado promissor é uma faca de dois gumes. Na mesma medida em que é um universo de oportunidades, é, também, um mar repleto de concorrentes. 

Pesquisas apontam que 42% dos consumidores esperam uma resposta nas redes sociais em uma média de 60 minutos. Entretanto, para algumas redes específicas, este tempo é variável.

No Facebook, por exemplo, a expectativa é de uma resposta em até 6 horas. Já no Twitter, os usuários esperam até 1 hora antes de ficarem impacientes. 

Entende como vender um infoproduto passa pela noção de agilidade nas respostas?

7. Venda uma solução, e não um produto

Nossa sétima dica de como vender um infoproduto é bastante utilizada no segmento comercial como um todo. Mas, claro, funciona muito bem quando aplicada a produtos digitais. 

O segredo aqui é vender uma solução, e não um produto. Isso faz com que o consumidor tome sua decisão de compra com base naquilo que ele espera conseguir adquirindo o produto, e não no produto em si (afinal, existem diversos produtos cumprindo as mesmas funções no mercado). 

Quer um exemplo?

Suponhamos que o seu nicho de atuação seja o bem-estar, e seu principal produto seja um conjunto de vídeo aulas com exercícios conduzidos por um especialista em emagrecimento saudável. 

Por mais específico que seja seu nicho, ele já é explorado por outros players do mercado. Por isso, nossa recomendação é: vá além do produto. Explore aquilo que ele é capaz de fornecer aos consumidores. Neste caso, poderíamos falar sobre: 

  • momento de alívio e relaxamento em uma rotina intensa; 
  • uma forma de descarregar o estresse do trabalho; 
  • a possibilidade de movimentar o corpo de forma simples e efetiva; 
  • um novo estilo de vida. 

Para te inspirar ainda mais, deixamos, a seguir, o vídeo de uma das empresas que melhor vende sensações: a Coca-cola, com seu slogan “Abra a felicidade” .

8. Torne-se indispensável 

Por fim, aqui vai nossa dica mais estratégica sobre como vender um infoproduto: encontre uma forma de se tornar indispensável para os clientes. 

Muito possivelmente, ao cumprir todos os passos da lista acima, seu negócio já estará bem perto de alcançar esta meta. 

Afinal, quem não precisa de um serviço ágil nas respostas, ativo nas redes sociais, capaz de vender soluções e atento ao atendimento ao cliente? 

De toda forma, não se esqueça de trabalhar constantemente para encontrar o diferencial do seu negócio e oferecê-lo ao público. Este diferencial pode se mostrar em forma de conteúdo, de publicidade, de experiência, entrega, formas de consumo e por aí vai. 

EAD é a sua praia? Então conte conosco para levar o seu negócio além! 

Se você chegou a esse texto porque quer saber como vender um infoproduto educacional, nós temos uma boa notícia: podemos te ajudar a ir além! 

A EAD Plataforma é a plataforma EAD com maior consolidação no mercado. São mais de 3 milhões de usuários, índices de satisfação elevados e um sistema completo e didático. Perfeito para conduzir a relação educacional entre alunos e tutores. 

Que tal conhecer de perto a nossa solução e tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio? Preencha o formulário e tenha acesso gratuito à EAD Plataforma por 7 dias!

Fabio Godoy