Como-vender-um-infoproduto

Como vender um infoproduto? Melhores dicas para arrasar nos negócios

Se você está entrando agora no mercado de produtos digitais, precisa aprender como vender um infoproduto. Afinal, é necessário ter conhecimentos sobre o mundo comercial para conseguir se destacar em meio a uma concorrência que só faz crescer.  

Para te ajudar com essa tarefa, preparamos o artigo a seguir. Nele, você encontra dicas de:

  • estratégias para vender infoprodutos; 
  • onde vender infoprodutos. 

Não perca tempo e confira!

O mercado de infoprodutos: um segmento de muitas possibilidades

Se você tem um infoproduto ou pensa em desenvolver um, saiba que está ingressando em um mercado promissor. Por isso mesmo, saber como divulgar infoprodutos é um passo fundamental para se diferenciar e prosperar em um mercado tão diverso. 

Caracterizado pela pluralidade de opções e segmentos de atuação, o mercado de infoprodutos vem ganhando cada vez mais espaço. Para você ter uma noção, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostraram que o segmento cresceu quase 500% em 10 anos. 

E a expectativa é que esse segmento cresça ainda mais nos próximos anos. Por isso, é crucial saber como divulgar e onde vender os infoprodutos para ter sucesso nos negócios. 

Mas antes, confira a resposta para uma dúvida bastante comum entre os criadores de conteúdo.

É necessário ter CNPJ para vender infoprodutos?

Você não precisa ter um CNPJ ativo para vender infoprodutos. Na verdade, todo o processo pode ser feito utilizando o CPF e agindo como pessoa física, mas com certas limitações, como a prestação de contas à receita com um valor mais alto e a impossibilidade de emitir notas fiscais

Posto isso, se você está começando sua carreira como infoprodutor agora, não precisa correr para abrir um CNPJ. Porém, tenha em mente que esse processo é necessário quando seu negócio expandir. 

Como vender um infoproduto? 10 dicas essenciais para prosperar no negócio

Para vender um infoproduto:

  • segmente seu nicho de atuação; 
  • saiba quem é seu público-alvo; 
  • crie um produto original; 
  • esteja presente nas redes sociais; 
  • venda em múltiplas plataformas; 
  • ofereça um atendimento ao cliente exemplar; 
  • responda rapidamente às demandas dos clientes; 
  • venda uma solução, e não um produto; 
  • use o inbound marketing; 
  • torne-se indispensável. 

Agora, veja o que fazer em cada uma dessas dicas!

1. Segmente o seu nicho de atuação

O primeiro passo para entender como divulgar infoprodutos é a segmentação do nicho de atuação. 

Como dissemos, estamos falando sobre um mercado amplo, com possibilidades infinitas de atuação. Por isso, é importante encontrar o recorte que melhor abrigue a sua expertise e investir nele. 

Aqui vão alguns exemplos: 

  • educação (com cursos on-line e divulgação e produção de conteúdo EAD); 
  • crescimento pessoal (com palestras, mentorias e consultorias);
  • games (com a venda de jogos e experiências virtuais diferenciadas).

Lembre-se de que, dentro de cada nicho, a especificidade pode ajudar a segmentar o público e direcionar com mais assertividade as estratégias de divulgação do produto digital

Se o seu nicho de atuação será a educação, vá além: determine o tipo de conteúdo oferecido (curso livre? Formação modular? Venda de e-books?) e siga para o passo seguinte da lista. 

2. Saiba quem é seu público-alvo

A definição do nicho de atuação deve trazer mais clareza à segunda etapa da nossa lista. Entender como vender um infoproduto, sem dúvidas, passa pela compreensão aprofundada do público-alvo do negócio. 

Aqui, nossa dica de ouro é: comece entendendo o público de forma ampla, mas, em seguida, especifique e desenhe personas para o negócio. 

Personas são “retratos falados” do cliente ideal da empresa. Elas têm nome, idade, características marcantes, profissão, cargo, aspirações, desejos e dores. Você pode até se perguntar: mas a persona é um cliente real? 

Respondemos: não necessariamente! Ela pode ser inspirada em um cliente real cuja performance se encaixa no esperado pela empresa ou mesmo criada a partir de uma projeção de cliente ideal. 

Especialmente quando falamos sobre marketing digital, a noção de persona pode ser determinante para o sucesso de estratégias de venda e divulgação. 

Veja no vídeo abaixo como definir as personas do seu negócio! 

3. Crie um produto original

Após definir seu nicho de atuação e público-alvo, chegou o momento de arregaçar as mangas e produzir seu infoproduto. Aqui, o ponto crucial é criar conteúdos originais e interessantes para os clientes. 

Nada de copiar o coleguinha e entregar mais do mesmo para os usuários. Vá além e busque soluções para problemas ainda não explorados.

4. Esteja presente nas redes sociais

De acordo com pesquisas, vendedores que utilizam as redes sociais têm 51% mais chances de bater suas metas de vendas. Fora isso, 90% dos profissionais de marketing afirmam que essas plataformas aumentaram a visibilidade dos negócios.  

As estatísticas acima são apenas algumas que comprovam o nosso ponto: para entender como e onde vender um infoproduto, é indispensável criar uma presença consistente nas redes sociais. 

Mas pode acreditar: ainda que você não tenha muita experiência no meio, cumprir os passos anteriores desta lista vai te ajudar a entender quais os melhores canais e posicionamentos nas redes sociais. 

Por exemplo: se o seu público é jovem (de 13 a 15 anos), os melhores canais para desenvolver presença digital neste momento seriam o Tik Tok, o Twitter e a Twitch, 3 redes sociais com forte apelo à juventude. 

Se, por outro lado, você vende um produto digital corporativo, pode pensar em trabalhar uma estratégia no LinkedIn

Seja qual for o nicho e o público-alvo do seu negócio, o importante é entender como se comportam os clientes nas redes e trabalhar para consolidar uma imagem nestes canais. 

Lembre-se de que as palavras de ordem nas redes sociais são: engajamento, constância e relevância. Portanto, crie conteúdos autorais e diferenciados, publique sempre que possível e não se esqueça de incluir chamadas para a ação que incentivem a participação do público em comentários e enquetes. 

5. Venda em múltiplas plataformas

De acordo com a pesquisa Digital AdSpend, os canais mais utilizados pelos consumidores para fechar uma venda se pulverizaram. Por isso, para entender como vender um infoproduto, é preciso levar a sério o poder da diversificação. 

Veja no gráfico abaixo os principais canais de vendas escolhidos pelos clientes segundo a pesquisa:

O gráfico revela que: 

  • vendas pelo Facebook; 
  • Google AdWords (para patrocínio de anúncios e redirecionamento aos canais de vendas);
  • e vendas diretas (como sites, e-commerces e plataformas EAD);

foram os principais canais utilizados pelos consumidores para adquirir produtos. Por isso, não deixe de incluir, em seu plano de negócio, alternativas variadas para direcionar potenciais compradores e entender, na prática, onde vender um infoproduto. 

6. Ofereça um atendimento ao cliente exemplar

O atendimento ao cliente é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para vender infoprodutos. 

Aliás, com a transformação digital e a mudança no comportamento do consumidor (que ficou mais exigente, impaciente e imediatista), o atendimento ao cliente se tornou uma prática de sucesso para a venda de quaisquer produtos. 

Prova disso é a pesquisa da Accenture que mostra que os consumidores pagariam mais por um produto se tivessem a garantia de uma boa experiência de compra ao adquiri-lo. 

E atenção! O bom atendimento ao cliente não acontece apenas no fechamento da compra. É preciso olhar para a experiência como um todo e assegurar: 

  • boa usabilidade do site ou plataforma e-learning
  • facilidade de encontrar informações sobre os produtos; 
  • atendimento empático e claro; 
  • múltiplas formas de pagamento; 
  • facilidades na entrega do produto;
  • condições especiais para clientes fidelizados.

7. Responda rapidamente às demandas dos clientes 

A agilidade nas respostas é uma das mais efetivas formas de encantar um cliente e, portanto, de descobrir como vender um infoproduto. 

Lembra do que falamos anteriormente, sobre o novo consumidor, imediatista e impaciente? Pois então! A rapidez nas respostas é uma forma de contornar a ansiedade do consumidor, transmitir segurança e fortalecer a imagem da empresa como sendo confiável e profissional. 

A propósito, o relatório CX 2023 aponta que 72% dos consumidores querem um atendimento imediato. 

Pensando nisso, suponhamos que o seu infoproduto seja um curso EAD. É comum que, antes de se matricularem na plataforma, os alunos queiram saber mais sobre o plano de aula e o conteúdo programático. 

Se sua equipe de atendimento não responder de forma ágil, correta e clara, este aluno não pensará duas vezes antes de procurar um curso na concorrência. 

E, você sabe: um mercado promissor é uma faca de dois gumes. Na mesma medida em que é um universo de oportunidades, é, também, um mar repleto de concorrentes. Entende como vender um infoproduto passa pela noção de agilidade nas respostas?

8. Venda uma solução, e não um produto

Nossa oitava dica de como vender um infoproduto é bastante utilizada no segmento comercial como um todo. Mas, claro, funciona muito bem quando aplicada a produtos digitais. 

O segredo aqui é vender uma solução, e não um produto. Isso faz com que o consumidor tome sua decisão de compra com base naquilo que ele espera conseguir adquirindo o produto, e não no produto em si (afinal, existem diversas opções cumprindo as mesmas funções no mercado). 

Quer um exemplo?

Suponhamos que o seu nicho de atuação seja o bem-estar, e seu principal produto seja um conjunto de videoaulas com exercícios conduzidos por um especialista em emagrecimento saudável. 

Por mais específico que seja seu nicho, ele já é explorado por outros players do mercado. Por isso, nossa recomendação é: vá além do produto. Explore aquilo que ele é capaz de fornecer aos consumidores. Neste caso, poderíamos falar sobre: 

  • momento de alívio e relaxamento em uma rotina intensa; 
  • uma forma de descarregar o estresse do trabalho; 
  • a possibilidade de movimentar o corpo de forma simples e efetiva; 
  • um novo estilo de vida. 

Para te inspirar ainda mais, deixamos, a seguir, o vídeo de uma das empresas que melhor vende sensações: a Coca-Cola, com seu slogan “Abra a felicidade”. 

9. Use o inbound marketing 

Inbound marketing é uma estratégia que cria e divulga conteúdos de qualidade, visando atrair os clientes para a marca. Para isso, são aplicadas técnicas de SEO, redes sociais etc. Aliás, temos um artigo completo sobre o tema para você conferir!

Quer aprender mais sobre inbound marketing? Então aproveite para assistir a este vídeo: 

10. Torne-se indispensável 

Por fim, aqui vai nossa dica mais estratégica sobre como vender um infoproduto: encontre uma forma de se tornar indispensável para os clientes. 

Muito possivelmente, ao cumprir todos os passos da lista acima, seu negócio já estará bem perto de alcançar esta meta. 

Afinal, quem não precisa de um serviço ágil nas respostas, ativo nas redes sociais, capaz de vender soluções e atento ao atendimento ao cliente? 

De toda forma, não se esqueça de trabalhar constantemente para encontrar o diferencial do seu negócio e oferecê-lo ao público. Este diferencial pode se mostrar em forma de conteúdo, de publicidade, de experiência, entrega, formas de consumo e por aí vai. 

EAD é a sua praia? Então conte conosco para levar o seu negócio além! 

Se você chegou a esse texto porque quer saber como vender um infoproduto educacional, nós temos uma boa notícia: podemos te ajudar a ir além! 

A EAD Plataforma possui mais de 3 milhões de usuários, índices de satisfação elevados e um sistema completo e didático. Perfeito para conduzir a relação educacional entre alunos e tutores. 

Que tal conhecer de perto a nossa solução e tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio? Faça hoje mesmo sua inscrição gratuita e aproveite as funcionalidades da plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy