Estratégias de Marketing Digital

Estratégias de marketing digital: 15 ações para implementar no seu negócio

Em um mundo cada vez mais conectado, as estratégias de marketing digital tornaram-se essenciais para empresas de todos os portes e segmentos que queiram se destacar no mercado.

Segundo dados da pesquisa State of Marketing Report da Salesforce, os investimentos globais em marketing digital alcançaram a marca de 389 bilhões de dólares até o final de 2023, evidenciando o rápido crescimento dessa área.

Além disso, estima-se que até o final de 2023 mais de 4,3 bilhões de pessoas em todo o mundo estarão usando a internet, o que reforça a necessidade de uma presença on-line sólida e estratégias eficientes de marketing digital.

Neste artigo, apresentaremos estratégias de marketing digital que você pode implementar no seu negócio para obter resultados efetivos e impulsionar o crescimento da sua empresa. Confira!

O que é estratégia de vendas de marketing digital?

Uma estratégia de vendas de marketing digital é um plano abrangente e direcionado que utiliza canais e técnicas on-line para atrair, engajar e converter clientes potenciais em compradores. O objetivo é aumentar as vendas e gerar receita para o negócio por meio do uso eficiente de ferramentas e plataformas digitais.

Com o avanço da tecnologia, hoje existem muitos meios para  divulgar um produto ou serviço, principalmente os cursos digitais. Afinal, por meio de inúmeros canais, é possível chegar mais próximo dos consumidores de vários cantos do planeta.

No entanto, a estratégia de vendas precisa ser consistente e englobar inúmeras técnicas para de fato atrair o lead para o negócio e transformá-lo em um comprador que vai gerar lucro. Abaixo ensinaremos você sobre como montar uma estratégia de marketing digital.

9 melhores estratégias de marketing digital

Atualmente existem muitas estratégias que podem ser adotadas, como criar conteúdos de valor, desenvolver um blog, promover campanhas de e-mail marketing, webinars, lives, fazer anúncios segmentados e até mesmo criar um programa de fidelidade. Abaixo mostraremos 9 estratégias para você implementar.

1. Crie conteúdo gratuito de valor

Produzir conteúdo gratuito e de qualidade é fundamental para atrair e engajar seu público-alvo. Invista em artigos de blog, e-books, infográficos e vídeos relacionados ao seu nicho de mercado.

Vale destacar que o conteúdo de valor é aquele que vai de encontro a dor do persona e oferece informações educativas que ajudam a pessoa a compreender melhor as suas necessidades.

Essa estratégia ajuda a estabelecer sua marca como autoridade no setor e gera confiança nos visitantes. Por exemplo, quando ele está no topo do funil de vendas, ainda não sabe exatamente que precisa do seu produto.

Nesse momento, ele busca conteúdos úteis que vão despertar nele uma necessidade. Quando você se encarrega de levar esses conteúdos aos consumidores, eles passam a te ver como uma autoridade no assunto.

Consequentemente, quando precisam comprar um curso que você vende, certamente eles vão priorizar o seu negócio. No entanto, é fundamental criar métricas para avaliar se o valor investido nesses conteúdos está realmente trazendo retorno.

2. Desenvolva um blog e foque em SEO

Um blog bem estruturado com conteúdo otimizado para mecanismos de busca (SEO) aumenta a visibilidade do seu site e atrai tráfego orgânico. Como assim? Fácil: você consegue se destacar em assuntos da sua área em pesquisas no Google.

E sabe o que é melhor? Você não paga para estar lá em cima nas pesquisas, mas claro, é necessário investir em profissionais capazes de fazer o conteúdo se destacar nos motores de busca.

Portanto, pesquise palavras-chave relevantes para o seu nicho e use-as em títulos, meta descrições, URL e no conteúdo. Monitore métricas como tráfego orgânico, tempo na página e taxa de rejeição para avaliar e ajustar sua estratégia de SEO.

Essa é uma forma muito interessante para atrair os leads que estão no topo do funil e ainda não descobriram uma necessidade de consumo, ainda que eles a tenham.

3. Faça campanhas de e-mail marketing

Se você é uma dessas pessoas que acha que o e-mail marketing morreu, está muito enganado. Afinal, é só pensar: todos os dias você não abre sua caixa de entrada do e-mail? Pois é, assim como você, a maioria das pessoas usam o e-mail também.

E nessa linha, o e-mail marketing permite um contato direto e personalizado com o seu público. Então, aproveite e desenvolva campanhas segmentadas para nutrir e engajar leads, compartilhando conteúdo relevante, ofertas exclusivas e novidades.

Geralmente a estratégia de e-mail marketing é subsequente à estratégia de oferecer conteúdo de valor gratuitamente. Pois, normalmente, quando você oferece um conteúdo de valor para um potencial lead, pede em troca o email dele.

No entanto, quando você começa um relacionamento via e-mail, é crucial acompanhar as métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e conversões para aprimorar suas campanhas e melhorar seus resultados.

4. Promova webinars e lives ao vivo

Outra técnica  muito utilizada recentemente são as webinars e transmissões ao vivo. Afinal, elas são excelentes oportunidades para mostrar sua expertise e criar conexões com o público.

Você pode deixar um dia na semana para promover essas webinars, ou então, criar eventos únicos com a finalidade de vender o seu curso após a participação do público na sua webinar ou live.

Muitas vezes o lead quer fazer o curso, mas está inseguro se ele realmente é bom ou não. Todavia, após participar de uma live sua, ele pode gostar da forma que você expõe as ideias, interage e assim tomar a decisão de compra.

Lembre-se, entretanto, de planejar eventos com temas relevantes para o seu nicho e promovê-los nas redes sociais e por e-mail. Analise os dados como número de inscritos, visualizações e interações para aprimorar futuros eventos.

5. Não descarte os anúncios segmentados

Ainda que o tráfego orgânico seja uma excelente alternativa para atrair público, é necessário também investir em anúncios segmentados. Por quê? Simples: porque há muitos clientes que já estão mais preparados para o consumo.

Eles não serão atraídos, dessa forma, para a leitura de um artigo, ou a participação de um blog, pois já estão dispostos a comprar um curso ou infoproduto. Então, é para atrair esse público que você deve incorporar essa estratégia.

Anúncios pagos e segmentados em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads permitem alcançar seu público-alvo com mensagens e ofertas personalizadas e de forma direta. E isso traz bons resultados.

Contudo, não esqueça de monitorar o desempenho das campanhas, ajustando-as conforme necessário, e fique atento a métricas como retorno sobre o investimento (ROI) e custo por aquisição (CPA).

6. Trabalhe testemunhos e estudos de casos

Compartilhe histórias de sucesso, testemunhos de clientes satisfeitos e estudos de caso para criar credibilidade e confiança. Essa estratégia é eficaz para demonstrar os resultados reais do seu produto ou serviço.

Você pode fazer isso trabalhando conteúdos com storytelling em vídeos, nos quais os alunos dão depoimentos falando como o seu conteúdo foi importante para o desenvolvimento deles, e o sucesso que alcançaram com isso.

Outra ideia é colocar depoimentos na sua landing page. Isso ativa o gatilho mental da prova social no seu público, e consequentemente ajuda ele a decidir pelo consumo.

Assim como as demais estratégias, é fundamental acompanhar as métricas, como taxa de conversão e tempo de permanência na página para identificar o impacto desses testemunhos.

7. Ofereça promoções e descontos sazonais

Promoções e descontos sazonais incentivam a tomada de decisão e aumentam as vendas. Inclusive, essa é uma estratégia de marketing bem antiga, mas que transcende o tempo devido a sua eficácia. 

Então, planeje ofertas exclusivas para datas comemorativas, aniversários e eventos do setor. Enfim, é importante usar a criatividade para que realmente a promoção seja efetiva.

Hoje em dia, é muito utilizado os gatilhos mentais da urgência e escassez ao se criar promoções e descontos sazonais, como por exemplo: “Promoção válida somente por mais duas horas”. Isso ajuda o cliente a tomar uma decisão rapidamente.

É crucial também monitorar as métricas de vendas e o retorno sobre o investimento (ROI) para avaliar a eficácia dessas ações promocionais.

8. Desenvolva parcerias estratégicas

Forme alianças com empresas, instituições ou profissionais que possam complementar seu negócio e atingir o mesmo público-alvo. Essas parcerias geram divulgação conjunta e potencializam os resultados.

Por exemplo, se você tem um blog pode fazer parcerias com outras empresas para divulgar o link do seu blog no site deles, ou vice-versa. Além disso, as parcerias também ajudam a melhorar a estratégia de promoções e sorteios.

Vamos ilustrar novamente. Imagine que você vende um curso de educação financeira. Você pode fazer uma parceria com uma empresa que oferece planilhas de controle financeiro para complementar o seu curso.

Todavia, não deixe de analisar as métricas de tráfego, conversão e receita gerada por cada parceiro para entender o sucesso dessas colaborações e ajustar sua abordagem conforme necessário.

9. Crie programa de fidelidade

Um programa de fidelidade eficiente recompensa clientes leais, incentivando recompra, indicações e maior engajamento. Implemente um sistema de pontos, descontos exclusivos ou acesso a conteúdo premium para os membros do programa.

Essa é uma estratégia antiga, mas que sempre foi muito bem aceita. Uma ideia interessante é criar planos de assinatura recorrentes e oferecer descontos neles para que os consumidores comprem com frequência seus produtos.

É importante monitorar as métricas, como taxa de retenção, frequência de compra e valor médio dos pedidos para ajustar e aprimorar o programa de fidelidade.

Leia também:

5 estratégias de marketing digital nas redes sociais

Agora que já mostramos quais são as principais estratégias de marketing digital, vamos expandi-las para trabalhar nas redes sociais que hoje são um importante canal para quem deseja atrair clientes e leads.

1. Invista em marketing de conteúdo no LinkedIn

Aproveite a natureza profissional do LinkedIn para compartilhar conteúdo relevante e informativo voltado para o seu público-alvo.

Postagens consistentes e bem elaboradas ajudam a estabelecer sua marca como autoridade no setor e a atrair profissionais interessados. Além disso, participe ativamente de grupos e faça conexões para expandir sua rede e visibilidade.

O LinkedIn é uma excelente alternativa para quem quer aumentar a sua autoridade no assunto e atrair pessoas interessadas em seu produto, ou nicho de mercado.

2. Crie uma comunidade on-line no Facebook

O Facebook também é uma rede muito boa para se trabalhar o marketing do seu negócio, embora, não seja uma rede fácil de trabalhar o tráfego orgânico, e por isso muitos gestores optam em usá-la para o tráfego pago.

Todavia, há uma estratégia que poucos usam que é a criação de comunidades online no Facebook, e ela dá muito certo para quando se quer reunir pessoas interessadas no seu nicho de mercado.

A comunidade pode ser um espaço para discussão, compartilhamento de experiências e suporte mútuo entre seus membros.

Mantenha, portanto, o grupo engajado com postagens regulares, enquetes, eventos e transmissões ao vivo, incentivando a interação e o engajamento.

3. Os reels são a chave do sucesso no instagram

O Instagram é uma rede social que também pode ser a porta de entrada para diversos leads para o seu negócio. Por isso, uma ideia interessante para trabalhar nessa rede é investir em Reels que têm um maior alcance.

Para quem não sabe, os reels são um formato de vídeo curto, para criar e compartilhar conteúdo dinâmico e envolvente. Eles podem aumentar o alcance da sua marca, atrair novos seguidores e impulsionar o engajamento.

Experimente diferentes tipos de conteúdo, como tutoriais, dicas, bastidores e momentos divertidos para diversificar sua estratégia no Instagram.

4. Faça pequenos vídeos para o Tik Tok

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que viralizou nos últimos anos e tem conquistado um público crescente. Uma forma de se engajar nessa rede social é criando conteúdo criativo, autêntico e relevante para sua marca.

Explore tendências, desafios e hashtags populares para aumentar a visibilidade dos seus vídeos e atrair seguidores. No entanto, lembre-se que o foco deve ser o alcance.

5. WhatsApp e o contato direto com o cliente

Muitos infoprodutores não sabem como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital. Afinal, esse é um tipo de app um pouco mais invasivo e é preciso ter um grande cuidado para não espantar o cliente ao invés de atraí-lo.

Uma forma interessante de explorar o mensageiro é trabalhando os storys que ele proporciona, e fazendo uma lista de transmissão somente com leads mais aquecidos, para que você não invada a privacidade do cliente.

Quando bem trabalhado, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para otimizar o marketing digital dos seus produtos e serviços.

Bônus: Invista no marketing de Afiliados

Por fim, uma das estratégias que mais vem dando resultados na internet são as estratégias de marketing digital para afiliados, devido ao seu alcance e capacidade de atração.

Ela é baseada no desempenho, na qual uma empresa paga comissões a afiliados pela promoção e venda de seus produtos ou serviços.

O afiliado, por sua vez, promove o produto ou serviço utilizando seus próprios canais de marketing, como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, e recebe uma comissão a cada venda, clique ou ação específica realizada pelos consumidores.

Você pode colocar o seu produto em plataformas que fazem a ponte com os afiliados e assim desenvolver uma rede de divulgadores do seu negócio. Hoje em dia existem muitas plataformas que ajudam nisso.

Inclusive, a EAD Plataforma é uma excelente alternativa para você deixar o seu curso mais profissional, com todos os recursos necessários para que ele se destaque no mercado, e assim atrair mais afiliados para seu negócio. Solicite uma demonstração ou crie uma conta grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy