storytelling em vendas

Storytelling em vendas: como criar narrativas envolventes?

Se você é um criador ou vendedor de cursos, sabe que as pessoas não compram apenas informações, mas sim experiências e soluções para seus problemas. Neste sentido, o storytelling em vendas é uma estratégia poderosa para criar conexões emocionais com seus clientes e influenciar sua tomada de decisão.

Isso porque, ao contar histórias, você pode destacar os benefícios e a relevância do seu curso para o público-alvo, aumentando o engajamento e a retenção do cliente, melhorando a percepção de valor do produto e, finalmente,  as vendas.

Neste artigo, iremos explorar como usar o storytelling para vender cursos, fornecendo dicas práticas e exemplos relevantes. Vem com a gente!

O que é storytelling?

Storytelling é uma técnica de comunicação que usa histórias para transmitir informações e ideias de uma forma mais envolvente e memorável. É uma prática que existe há séculos e é usada em várias culturas para compartilhar experiências, conhecimentos e valores.

A técnica pode ser usada em diversos contextos, como publicidade, marketing, educação, entretenimento, política e negócios. A ideia é que, ao contar histórias, você crie uma conexão emocional com o público e torne a mensagem mais significativa e atraente.

No contexto de vendas, o storytelling pode ser usado para desenvolver  uma narrativa envolvente que destaque os benefícios e a relevância do produto ou serviço para o cliente.

Quer saber como criar um copy de sucesso para o seu curso? Então dá só uma olhada nesse vídeo que separamos 👇

Como aplicar storytelling em vendas: 6 dicas infalíveis!

1. Conheça seu público-alvo e suas necessidades

Para criar uma narrativa contagiante, é importante conhecer o seu público-alvo. Pesquise sobre suas necessidades, desejos, medos e objetivos. Quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor se comunicará com eles.

Por exemplo, se você está criando um curso de marketing digital para empresários, pode entrevistar alguns deles para entender suas principais dores e desafios.

Com base nessa pesquisa, você pode criar uma narrativa que mostre como seu curso pode ajudá-los a superar esses desafios e alcançar seus objetivos de negócios.

2. Identifique a história do seu curso

Uma boa história deve ter um começo, meio e fim. Para incorporar o storytelling em vendas de cursos, você precisa identificar a história que melhor se adapta ao seu caso. Ela deve ser relevante e destacar os benefícios e soluções que seu curso oferece.

Ao desenvolver um curso sobre empreendedorismo, conte a história de um empreendedor que começou do zero e alcançou o sucesso por meio de muito trabalho e dedicação.

Essa história pode ser usada para destacar a importância da persistência, da resiliência e da visão de negócios, habilidades essenciais para o sucesso no mundo dos negócios.

3. Seja autêntico e relevante

O storytelling em vendas de cursos deve ser autêntico e relevante. Se sua história for forçada, seus clientes provavelmente irão perceber e isso pode prejudicar sua credibilidade. Portanto, é importante ser verdadeiro e honesto em sua narrativa.

Além disso, a história deve ser relevante. Certifique-se de que ela esteja diretamente relacionada aos benefícios que seu curso oferece.

Se você está vendendo um curso de culinária, por exemplo, sua história pode destacar a importância da alimentação saudável e como aprender a cozinhar, ajudando assim as pessoas a cuidarem melhor da sua saúde e bem-estar.

4. Use dados para validar seus argumentos

Embora o storytelling seja baseado em emoções, é importante usar dados para validar seus argumentos e tornar sua narrativa mais convincente.

Utilize estatísticas e fatos relevantes para reforçar os benefícios do seu curso e mostrar como ele pode ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos.

Por exemplo, se você está vendendo um curso de programação, mostre a alta demanda por profissionais de TI e as boas perspectivas de carreira na área para que seus clientes vejam como o seu curso pode ajudá-los a se destacar no mercado de trabalho.

5. Conte histórias de sucesso dos seus alunos

Outra forma eficaz de usar o storytelling é contar histórias de sucesso dos seus alunos. Isso contribui para construir uma reputação positiva e aumentar a confiança dos seus clientes em relação ao seu produto.

Se você está vendendo um curso de inglês, por exemplo, narre a história de um aluno que conseguiu um emprego melhor depois de aprimorar suas habilidades no idioma com o seu curso.

6. Use o storytelling em sua página de vendas

Conforme vimos, o storytelling é uma importante ferramenta de vendas e por isso é importante incorporar essa técnica em sua página de vendas.

Ela deve contar uma história interessante que destaque os benefícios do seu curso e mostre como ele pode ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos.

Verifique, porém, se sua história está bem clara, concisa e relevante para o público-alvo. Use elementos visuais, como imagens e vídeos, para tornar sua narrativa mais atraente e envolvente.

Leia também:

Exemplos de storytelling em vendas

Agora que já falamos as principais dicas, apresentamos alguns exemplos de como usar o storytelling em vendas de cursos:

Curso de fotografia

No curso de fotografia, você pode contar a história de um fotógrafo iniciante que estava lutando para capturar as fotos perfeitas até que ele encontrou o seu curso.

Destaque como o curso o ajudou a aprimorar suas habilidades e obter reconhecimento no mercado. Mostre que no princípio ele estava meio desconfiado, mas como não estava tendo resultados, decidiu arriscar.

Curso de marketing digital

Se você está vendendo um curso de marketing digital, conte a história de uma empresa que estava lutando para obter visibilidade online até que ela se inscreveu no seu curso. 

Enalteça como ela foi capaz de aumentar a quantidade de leads, diminuir os gastos com campanhas, e até mesmo aumentar o ROI depois de começar a fazer as aulas.

Tente ser o mais humano possível para aproximar o leitor da dor que ele está sentindo, sem que isso seja forçado. Faça algo realmente bem natural.

Curso de culinária

Por fim, se você vende um curso de culinária, conte a história de uma pessoa que estava lutando para cuidar da sua saúde e bem-estar, e estava com grandes dificuldades, até que ela se inscreveu no seu curso. 

Mostre que o curso foi muito bom para ela, que após fazê-lo, passou a cozinhar mais dentro de casa, e além de colaborar com o bem-estar também foi muito bom para que ela conseguisse fazer economia durante o mês.

Enfim, você pode usar o storytelling em vendas de muitas maneiras para envolver o seu cliente. Gostou? E se você está querendo criar um curso, conheça a EAD Plataforma.

Nós temos a melhor solução para que você garanta uma experiência única para o seu cliente, e com isso consiga vender muito mais os seus cursos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy