O que é um minicurso

O que é um minicurso online? 9 exemplos para lançar o seu!

“Tempo é dinheiro”: já ouviu essa expressão? Pra muita gente, o tempo é realmente um artigo de luxo. Por isso, quem quer se tornar um empreendedor digital precisa descobrir o que é um minicurso online. Afinal, essa é uma excelente oportunidade de negócio.  

Porém, antes dos detalhes sobre o que é um minicurso, vamos falar de como lucrar no mercado digital. Logo, aproveite para conferir esse vídeo sobre os nichos: relacionamentos, como ganhar dinheiro na web e, por fim, saúde e bem-estar.  

Mas o que é um minicurso?

Um minicurso é uma formação compacta, para tratar de temas específicos. Diferente de oficinas e workshops, que são produções coletivas, os minicursos online podem usar diversas metodologias e conteúdos digitais. Por exemplo, o professor pode promover um webinar para interagir ao vivo com a turma, esclarecer dúvidas e afins.   

Vale lembrar que o conceito de minicurso se assemelha aos de microlearning e nanolearning, com doses homeopáticas de informação. Entretanto, essas duas modalidades são de curta e curtíssima duração, respectivamente. A primeira delas poderia ser comparada a um intensivão de cerca de 1 hora, enquanto a segunda levaria de 5 a 15 minutos. 

Qual a diferença entre um minicurso e um curso tradicional?

Para entender o que é um minicurso, é vital se concentrar na raiz da matéria a ser abordada. Isto é, manter o foco no tema central, principalmente se puder ajudar alguém a resolver problemas ou ainda facilitar sua vida. 

Por outro lado, os cursos convencionais têm mais tempo para aprofundar a transmissão de conhecimento. Com isso, também podem ser abordados outros assuntos ligados ao tema central, direta ou indiretamente.

Características dos minicursos

  • Em geral, o período é de algumas horas de duração;
  • São planejados para poucas pessoas, agilizando a interação;
  • Abordagem pontual do tema principal, sem “rodeios”;
  • Tratam de assuntos que são bastante específicos.

Características dos cursos convencionais

  • A duração varia conforme a estrutura e o conteúdo programático;
  • Não há limite para a participação, em especial se for um curso online;
  • A abordagem pode ser mais ampla, com assuntos indiretos que agreguem valor;
  • Podem trazer uma visão geral de um tema central. E, depois, ampliar a discussão com desdobramentos da matéria. 

9 exemplos para entender o que é um minicurso

Para facilitar o entendimento sobre o que é um minicurso online, nada melhor do que conferir exemplos práticos, não é? Aliás, alguns desses cases também podem ser adaptados para as aulas presenciais e o ensino híbrido

1. Inglês

Na época da Black Friday, a escola de inglês Be-live Language School lançou uma ação promocional para ativar as vendas. Com 5 horas de duração, este minicurso foi focado em Business English. Ou seja, o objetivo era destravar a fluência em entrevistas de emprego, reuniões corporativas e assim por diante.  

2. Música

As aulas online de música fazem muito sucesso. Contudo, alguns alunos sentem a necessidade de aprimorar certos pontos. Pensando nisso, o professor João Alexandre propicia um minicurso de imersão em harmonia. De forma prática, ele trabalha as diferenças entre arranjos simplificados, intermediários e avançados.

3. Make up

Para entender melhor o que é minicurso, o ideal é ir além dos modelos convencionais. Como exemplo, sua a ideia é falar de automaquiagem? Antes de mais nada, você pode começar com um minicurso sobre maquiagem para pele negra. A propósito, essa é uma forma efetiva de chamar atenção do público.

4. Esoterismo

Com 4 videoaulas e 1 e-book gratuito, o minicurso Magia do Amor, do Astrocentro, ensina caminhos para encontrar um “final feliz”. Além disso, ainda ajuda a lidar plenamente com vários tipos de relacionamento, inclusive: amoroso, profissional e familiar.

5. Gastronomia

Você se interessa por gastronomia molecular, para aplicar os conhecimentos científicos na cozinha? Se sim, uma boa opção é uma masterclass que ensina processos químicos e físicos na culinária, como a da Semana Acadêmica de Engenharia Química (SAEQ).    

6. Design instrucional

Quer otimizar a experiência de aprendizagem na educação a distância (EAD), o que inclui o trabalho das universidades corporativas? Nessa perspectiva, você pode criar um minicurso de práticas de design instrucional, com ênfase no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. 

7. Pintura

Está buscando uma solução efetiva para aprimorar as técnicas de pintura? No caso, o professor Amauri Jr. dividiu um conteúdo mais denso em 10 minicursos específicos, tais como: dicas para pintar o céu e as nuvens ou mesmo um ipê-amarelo. E, mais adiante, você ainda pode optar pelo curso completo de pintura em paisagem.   

8. Intensivo para provas e concursos

Essa é uma dica para quem trabalha com formações voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Como exemplo, a Nith Treinamentos atua nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária. Nesse sentido, eles têm um minicurso gratuito para quem vai prestar o Exame de Suficiência no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

9. Edição de imagem

Para fechar nossos exemplos do que é um minicurso, já pensou em agilizar as animações e a pós-produção de vídeos, usando as expressões no After Effects? Com essa formação de apenas 5 horas, o processo de edição fica simples e dinâmico. Afinal, você aprende a usar as ferramentas a seu favor, como no caso da Pick Whip. 

Agora que você já sabe o que é um minicurso e as possibilidades de negócio, que tal lançar seu produto digital? Entre em contato com a EAD Plataforma e seja nosso parceiro. E o melhor: teste os recursos grátis por 7 dias, bem como acompanhe outros conteúdos no Blog

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy