Como dar curso online

Como dar curso online? Descubra os passos iniciais para ganhar dinheiro vendendo cursos na internet

Quer saber como dar curso online?

Se você quer ganhar dinheiro vendendo cursos online mas não sabe por onde começar, então saiba que você clicou no artigo certo.

A internet e os avanços tecnológicos nas últimas décadas tornaram mais acessível a possibilidade de desenvolver novas habilidades e compartilhar conhecimentos e experiências.

Com isso, uma nova forma de fazer negócio vem ganhando cada vez mais adeptos, que é o caso dos cursos online.

Sem precisar sair de casa nem realizar grandes investimentos, você pode obter uma boa fonte de renda utilizando uma plataforma para dar cursos online.

Nas próximas linhas, você vai descobrir tudo sobre como dar os primeiros passos para montar um modelo de negócio de ensino à distância (EAD) lucrativo:

  1. Monte um planejamento;
  2. Estabeleça o perfil ideal de aluno para o seu curso;
  3. Prepare o material do curso;
  4. Organize os conteúdos das aulas;
  5. Escolha a melhor plataforma para dar cursos online;
  6. Divulgue o seu curso online.

Como dar curso online: saiba por onde começar

Para saber como dar curso online – com certificado ou sem, é necessário seguir alguns passos que vão desde a definição do tema central das aulas até a divulgação dos seus conteúdos para atrair novos alunos.

A partir de agora você confere quais são as etapas iniciais para começar a ganhar dinheiro na internet comercializando cursos online.

1 – Monte um planejamento

A primeira (e talvez a mais importante) dica de como dar curso online com certificado consiste em elaborar um sólido planejamento.

Isso significa que, antes mesmo de botar a mão na massa para produzir o seu conteúdo, você precisa pensar em aspectos como o público que você atingir, os temas que serão abordados nas aulas, o nível de complexidade do curso, o custo e tempo de produção, etc.

O seu planejamento vai te dar os direcionamentos necessários para que a ideia do seu curso possa sair do papel e você consiga ganhar dinheiro com isso.

Confira os principais passos para montar seu planejamento de curso EAD:

Tema do curso

Seu curso será sobre culinária? Contabilidade? Fotografia?

Certo, isso é o básico. Mas você precisa ser mais específico, por exemplo:

  • Curso de culinária para jovens solteiros
  • Curso de culinário para a vovó que quer agradar os netos

Percebe como essas propostas são diferentes?

Por isso, vá fundo nessa definição e seja bem claro. 

Objetivo do curso

Definido o tema, crie uma descrição do objetivo. Responda a seguinte pergunta: o que os alunos serão capazes de fazer ao terminar o curso, que habilidades novas terão adquirido?

Veja estes exemplos:

  • Curso de culinária para jovens solteiros: o objetivo deste curso é ajudar os alunos a prepararem refeições rápidas, saudáveis e de baixo custo para melhorar sua qualidade de vida sem gastar muito.
  • Curso de culinária para a vovó que quer agradar os netos: neste curso os alunos aprenderão receitas ao mesmo tempo gostosas e saudáveis para passar momentos agradáveis com as crianças que ama.
  • Curso de contabilidade – noções básicas: quem se matricular neste curso vai aprender os conceitos básicos de contabilidade para organizar as finanças da empresa. Não se trata de um curso profissionalizante! 

Descrição do conteúdo do curso

O que você vai ensinar? Veja, dizer apenas “culinária” ou “contabilidade” é algo amplo, você precisa detalhar algumas habilidades, por exemplo:

  • Como montar um cardápio saudável;
  • Como escolher os ingredientes certos e comprar pelo melhor preço;
  • Dicas de preparo de doces;
  • Dicas de preparo de salgados;
  • Os segredos do microondas;
  • Como substituir frituras?

Plano de aulas

Você definiu o que vai ensinar, agora precisa montar um calendário para seus alunos saberem quando será ministrada cada aula e eventuais exercícios e testes.

Veja este exemplo, baseado em nossa lista de conteúdo de culinária:

  • Aula 1: Como montar um cardápio saudável
  • Aula 2 e 3: Como escolher os ingredientes certos e comprar pelo melhor preço
  • Exercício online: 20 perguntas de múltipla escolha sobre as aulas 1, 2 e 3
  • Teste online: monte um cardápio saudável para a semana, indicando os preços dos ingredientes. Envie por e-mail!
  • Aula 4: Dicas de preparo de doces
  • Aula 5: Dicas de perãodo de salgados
  • Aula 6: Os segredos do microondas
  • Exercício online: 30 perguntas de múltipla escolha sobre as aulas 4, 5 e 6
  • Aula EXTRA – tópico especial: Como substituir frituras?
  • EXAME final: 50 perguntas de múltipla escolha + 5 questões discursivas para responder no formulário online enviado pelo professor
  • Entrega dos certificados!

Defina a metodologia de ensino

Aulas gravadas ou ao vivo? Testes? Exercícios? Aulas exclusivas para responder dúvidas?
Existem muitas formas de ensinar e você precisa definir seu estilo.

Veja alguns tipos de conteúdo que pode usar:

  • Videoaulas ao vivo;
  • Videoaulas gravadas;
  • Sugestões de leituras de blogs e outros artigos na internet;
  • Envio de e-books e PDFs criados pelo professor;
  • Audiobooks;
  • Infográficos;
  • Convidar um palestrante ligado ao tema;
  • Exercidos online na plataforma de ensino;
  • Exercícios para entregar por e-mail;
  • Usar chats para tirar dúvidas.

Qual o método de avaliação?

É muito importante que os alunos sintam que há um objetivo a atingir ao final do curso e a avaliação é o que tangibiliza isso. Principalmente se ela garantir um certificado!

Você pode usar vários pequenos testes ao longo do curso, assim como “trabalhos” para entregar, e no encerramento do curso fazer um exame final.

Defina pesos para cada exercício e para o exame final e calcule uma média ponderada.

A dica é fazer isso de forma fácil e interativa para o aluno. E uma plataforma EAD , com certeza, é a melhor maneira de se conseguir isso.

Se você quer acrescentar ainda mais profissionalismo ao seu plano, adicionando detalhes de marketing e vendas, uma boa ideia é usar também o modelo de negócios Canvas ao fazer seu planejamento.

Leia também: Como fazer um plano de aula EAD? Passo a passo com 8 dicas

DICA: este vídeo ensina algumas formas de incluir um orçamento de custos em seu planejamento:

2 – Estabeleça o perfil ideal de aluno para o seu curso

Esta segunda dica faz parte da etapa de planejamento que acabamos de citar, mas vale a pena dedicarmos um tópico apenas para ela.

É muito importante que você tenha clareza sobre o público que você pretende atender com o seu curso online. É a partir dessa definição que você vai poder, por exemplo, adotar uma linguagem mais adequada, direcionar suas estratégias de divulgação do curso, delimitar os temas abordados nas aulas e até mesmo precificar seu conteúdo.

O ideal é criar um perfil sociodemográfico para os alunos desejados e também a chamada persona.

Perfil sociodemográfico são dados como estes: Idade, estado civil, profissão, classe social, escolaridade, região onde mora etc.

Por exemplo, para o curso de culinária para jovens solteiros:

Idade entre 18 e 35 anos, solteiros, estudando nível superior ou já formado, iniciando a carreira ou em cargos intermediários (independentemente da área de atuação), ambos os sexos, independentemente de classe social.

Persona é uma representação semi-ficcional de um personagem que encarna seu público-alvo, detalhando sua maneira de ser, suas crenças e valores. Veja mais este exemplo, para o mesmo curso:

  • Isabel divide seu apartamento com duas colegas do curso de engenharia na capital de seu estado. Estuda a noite e trabalha em uma empresa de arquitetura durante o dia, como auxiliar de design. Tem uma vida corrida, mas preza pela saúde, por isso, evita refeições “fast food”. Tenta ir à academia todo dia de manhã, mas nem sempre consegue. Adora ir à praia no fim de semana ou a uma baladinha, com o namorado ou ficante. Curte pagode e sempre está postando fotos nas mídias sociais.

Você pode fazer mais de uma pessoa para o seu curso. Com base nelas você poderá definir melhor suas estratégias de divulgação e de criação dos materiais do curso.

Uma dica é usar plataformas gratuitas de pesquisa online para descobrir as reais necessidades desse público.

3 – Prepare o material do curso

Esse é o momento em que o seu curso online começa a ganhar forma.

No seu planejamento do curso você definiu quais matérias e conteúdos iria usar. Agora é hora de colocar isso em prática.

Para a preparação do material que será disponibilizado para os alunos, fouqe nesses formatos adotados no planejamento (videoaulas, audiobooks, ebooks, etc).

O importante é demonstrar que você tem domínio sobre o assunto que está tratado no seu curso. Portanto, faça pesquisas sobre o tema, converse com especialistas (se necessário), busque informações em fontes confiáveis para enriquecer os conteúdos.

Aulas ao vivo também são um tipo de conteúdo que você precisa oferecer aos seus alunos. Não sabe como fazer isso? Este vídeo vai te ensinar:

4 – Organize os conteúdos das aulas

É necessário que você defina uma estrutura sobre a qual o seu curso será apresentado para o seu público.

Procure organizar os conteúdos de forma coerente, sem pecar pelo excesso ou escassez de informações.

Os módulos precisam estar conectados e não fragmentados. Assim, os alunos poderão encerrar o curso com a certeza de que realmente aprenderam algo novo com você.

5 – Escolha a melhor plataforma para dar cursos online

Com o seu curso pronto e devidamente estruturado, você deve escolher em que plataforma hospedar o curso online.

Prefira uma plataforma que te ofereça toda a infraestrutura tecnológica para vender seus conteúdos.

Dentre os recursos dos quais você deve abrir mão, destacam-se a possibilidade de personalizar a página de venda do curso e a área de acesso dos alunos, o checkout rápido para efetuação dos pagamentos e a robusta estrutura de segurança dos dados de seus alunos.

Veja mais: Como usar a plataforma de aulas particulares? Lives + hospedagem + vendas 

A EAD Plataforma está sempre se atualizando, veja as últimas novidades e os recursos mais recentes:

6 – Divulgue o seu curso online

Depois de hospedar o seu curso online em uma plataforma, é hora de trabalhar na divulgação para fazer com que ele chegue a cada vez mais pessoas e você possa obter um bom faturamento.

Você pode utilizar as redes sociais, links e posts patrocinados, criar um blog com conteúdos mais simples relacionados ao seu curso para atrair potenciais alunos, usar landing pages para capturar o contato dos visitantes do seu blog e desenvolver uma estratégia de e-mail marketing.

É muito importante que o texto dos seus materiais de divulgação, o chamado copy, seja de alta qualidade, atrativo e persuasivo.

Este vídeo traz algumas dicas de como fazer isso:

Leia mais: Copy para landing page: 7 passos para criar textos matadores

Bom, espero que tenha ficado claro para você como dar curso online e por onde começar.

Siga as dicas que trouxemos neste artigo e faça dinheiro sem precisar sair de casa.

E se você quer experimentar todas as vantagens da EAD Plataforma, como criação e emissão de certificados, múltiplos professores, ferramenta para criar provas, aulas ao vivo com chat, assinatura com recorrência e gestão de alunos, faça um teste gratuito agora mesmo: EAD Plataforma

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy