copy para landing page

Copy para landing page: 7 passos para criar textos matadores

Afinal, como criar uma copy para landing page? Se você tem um negócio online, já deve ter ouvido falar dos textos que convertem (ou seja, que ajudam a vender).

O papel da “página de pouso” é justamente esse: pescar pessoas interessadas em comprar contigo – e algumas técnicas de escrita podem tornar sua landing page mais interessante para o usuário (e mais eficiente na conversão de leads).

É isso o que veremos na matéria de hoje!

Sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Confira 7 passos para criar uma copy para landing page que realmente converta.

Como criar uma boa copy para landing page em 7 passos

1. Determine o objetivo da sua página

Como primeiro passo, é preciso definir qual a razão de sua landing page existir. O foco é vender produtos e serviços online? Ou, quem sabe, incentivar o download de um material rico (como um ebook) para gerar leads?

Se você ainda estiver em dúvida quanto ao objetivo da sua LP, já criamos uma matéria com diversos exemplos de página de captura. Vale dar uma olhada para facilitar seu planejamento!

2. Levante palavras-chave

As palavras-chave, além de serem extremamente úteis para o SEO, também ajudam a abrir sua cabeça na hora de criar a copy para landing page. 

Afinal, elas podem ser incluídas no decorrer do texto, o que torna o conteúdo coerente com o que o usuário está procurando.

Dica: o site do Ubersuggest fornece os termos mais buscados pelo seu público. Para usar, é simples (é só digitar uma palavra-chave básica, que defina seu negócio).

Por exemplo, se você criar uma landing page para vender um curso de culinária online, é só jogar esses termos na ferramenta e ter alguns resultados interessantes para incluir na sua copy:

3. Crie um título matador

Quando um usuário entra na sua página, o título é o primeiro contato que ele tem com o conteúdo. Por conta disso, ele deve ser “matador” – isto é, impossível de ser ignorado.

Além disso, a chamada deve ser uma amostra do que o leitor encontrará no conteúdo da landing page – e quanto mais original e instigante ele for, mais chances de persuadir a pessoa.

Abaixo do título, um subtítulo pode complementar o pensamento e ajudar a reter a atenção do usuário.

Vamos ver um exemplo aplicado ao tema do curso de culinária?

[TÍTULO] 10 segredos dos grandes chefs que posso relevar a você

[SUBTÍTULO] Faça um curso completo e aprenda do zero a criar pratos incríveis e deliciosos!

4. Capriche na introdução

A introdução, que vem logo abaixo do título/subtítulo, é parte fundamental da copy para landing page. Isso porque, se ela já apresentar algo de valor, pode fazer com que o usuário continue a ler o texto até o fim.

É legal não usar um bloco muito grande de texto, para não deixar a leitura cansativa. Quanto mais direto ao ponto, melhor!

Uma ideia é usar bullet points para falar sobre as vantagens do seu negócio – e o que a pessoa receberá se comprar/baixar o que você está oferecendo.

Por exemplo:

  • Curso com 10 módulos completos que abrangem culinária brasileira e internacional;
  • Detalhes sobre entrada, prato principal e sobremesa;
  • Segredos da confeitaria para fazer doces incríveis.

Leia também: Persuasão: 10 técnicas de copywriting para vender muito mais

5. Desenvolva o corpo da copy e resolva dores

Seguindo a estrutura da copy para landing page, chegamos ao desenvolvimento do texto – quando é necessário entregar o que foi prometido até aqui (pelo título e pela introdução).

Lembre-se de que a boa copy é aquela que resolve as dores do seu usuário – ou seja, uma necessidade inadiável (a qual ele busca solucionar urgentemente).

No exemplo dos cursos de culinária, se a principal dor da pessoa é aprender de uma vez por todas a trabalhar em confeitaria, você pode usar esse mote para chamar a atenção dela.

Procure usar gatilhos mentais de escassez e autoridade, para mostrar que essa é uma oportunidade imperdível – que ela deve aproveitar aqui e agora!

Caso você disponibilize algum material rico para download, a linguagem pode ser mais explicativa. Assim, dá para construir um texto com uma amostra do seu conteúdo (por exemplo: “10 doces que você vai aprender a fazer – e que todo cliente de confeitaria desejaria comprar”).

Ah, importante! Por mais que forneça alguns detalhes nessa copy, não é pra entregar o ouro, combinado? 

Isso você fará apenas se o usuário converter. E é o que nos leva ao próximo tópico!

6. Amarre o texto com um bom CTA

O CTA é uma chamada para a ação, como se falasse para o usuário: “agora que você já entendeu tudo o que eu faço e como posso te ajudar, não perca tempo e tome uma atitude!”

Existem diversos tipos de CTA, e o mais comum de uma copy para landing page é o que leva para o preenchimento de um formulário (veremos mais sobre isso no passo seguinte).

Para elaborar um bom CTA, você precisa ser claro, assertivo e, de preferência, usar verbos no imperativo (sem ser agressivo). 

Alguns exemplos para um curso de culinária seriam estes:

  • Quer conferir em detalhes os segredos da confeitaria? Preencha o formulário e faça parte da nova turma do curso X.
  • Não quer perder mais nem um minuto para entrar no mundo da confeitaria? Então preencha seus dados e receba uma novidade em primeira mão.

Leia também: [GUIA] O que é nutrição de leads: do formulário à conversão

7. Dê atenção ao formulário de captação de leads

O formulário é um mecanismo que capta os dados das pessoas interessadas no seu negócio – e escolher os campos corretos para incluir nessa parte pode ser determinante para o sucesso da landing page. 

Isso porque lotar o formulário de informações pode assustar o usuário (e fazer com que ele saia da página sem preencher os dados). Se você estiver vendendo o curso e for criar uma lista de interessados, talvez pedir o nome e o email seja o suficiente.

Por outro lado, se o objetivo for o download de um material rico e você quiser qualificar melhor os leads, pode ser interessante pedir o cargo, o ramo de atividade, a empresa em que trabalha etc.

Enfim, o segredo é se colocar no lugar do seu cliente. O bom dos investimentos na internet é que eles te dão tempo de testar as estratégias – e promover mudanças em tempo hábil.

Quer ver outras dicas sobre copy, além das que demos aqui? Este vídeo está supercompleto:

Para finalizar: qual a melhor tecnologia de landing page?

Bom, depois de criar sua copy, você até pode construir uma landing page do zero. Mas é preciso ter boas noções de programação e web design – o que pode complicar um pouquinho seu planejamento.

Agora, se quiser adiantar todo o processo de criação de landing pages – e ter mais tempo para focar na escrita da sua copy – a EAD Plataforma pode ser uma ótima opção.

Ao contratar nossa estrutura, você já recebe todo o apoio de desenvolvimento da plataforma comercial – que vem com site e landing page integrados. Só é necessário customizar com a cara da sua marca e incluir a copy!

Quer saber mais? Faça um teste com a plataforma, sem custos, por 7 dias. 

Comece a partir de hoje e confira os melhores recursos para apoiar sua copy para landing page!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy