exemplos de página de captura

4 exemplos de páginas de captura (ou landing pages) para você se inspirar

Olá, bem-vindo à nossa matéria! Hoje mostraremos 4 exemplos de páginas de captura que você pode implementar no seu site.

Mas tem muito mais! Aqui, você vai conferir qual a real função dessa página – além de entender outras palavras que envolvem o mundo do marketing digital.

Olha o que vem por aí!

Definições de:

  • página de captura (ou landing page);
  • formulário;
  • conversão;
  • material rico;
  • visitante, lead e cliente.

E exemplos de:

  • página para cadastro de curso;
  • página para download de material rico;
  • página para inscrição na newsletter;
  • página para solicitar demonstração.

Então, sem mais delongas, vamos direto ao assunto. Boa leitura!

Palavras importantes no marketing digital: qual o significado?

Página de captura (ou landing page)

Certo, o ponto de partida para conquistar mais clientes – e, consequentemente, aumentar as vendas – é entender a importância de uma página de captura.

Também chamada de landing page, essa é uma seção de cadastro que pode ser implementada no seu e-commerce, no seu site institucional ou mesmo no seu blog.

O objetivo é que os usuários acessem a página e preencham seus dados (por meio de um formulário) para, então, continuarem consumindo seus conteúdos – ou, quem sabe, seus produtos. 

Formulário

Ok, seguindo por aqui, já que falamos do formulário, isso nada mais é que um mecanismo de preenchimento – e, nele, você consegue customizar os campos de cadastro: nome, email, telefone, endereço e muito mais. 

Algumas ferramentas de site (como as plataformas EAD) fazem a integração direta entre o formulário e o disparo de email marketing.

Ou seja, a cada preenchimento, os dados dos clientes vão para uma lista de segmentação – e depois você consegue enviar conteúdos para eles mais facilmente.

Conversão

Essa é a palavra-chave de toda estratégia de marketing digital – e que pode fazer a diferença nas suas vendas online. Mas, afinal, o que significa converter?

De forma geral, é quando o usuário realiza determinada ação: clica em um botão, inclui produtos no carrinho de compras, acessa um call-to-action ou, neste caso, preenche os dados do formulário e envia para você.

Material rico

Muitas páginas de captura têm a finalidade de captar os dados e, como “recompensa”, disponibilizar um material rico para o cliente.

E o que seria isso? É um conteúdo produzido com mais detalhes e aprofundamento, que visa ajudar o consumidor a conhecer mais sobre o seu produto – ou sobre um assunto genérico, mas que tenha a ver com o seu segmento.

Alguns exemplos de material rico são:

Visitante, lead e cliente

Esses três termos podem parecer a mesma coisa, mas têm diferenças importantes. Enquanto o visitante é apenas um usuário que navega pelo seu site, sem demonstrar interesse efetivo pelo produto ou pelo conteúdo, o lead é justamente o visitante que clicou em uma “isca”.

Isso pode ser, por exemplo, o formulário. Se ele preencheu os campos, logicamente teve interesse em você – e o próximo passo é ele virar um cliente (que é quem realmente compra o seu produto/serviço/conteúdo).

Leia também: Como criar uma isca digital e vender mais? Passo a passo com 7 dicas

Agora sim: 4 exemplos de páginas de captura

Bom, já que você ficou por dentro do vocabulário de marketing digital, vamos conhecer exemplos de páginas de captura – que é o grande intuito da matéria de hoje. 

Como falamos anteriormente, cada uma pode ter um objetivo diferente – e pode ter sido implantada em uma loja virtual, um site ou um blog.

Vamos lá!

1. Página para cadastro de curso

Um dos exemplos de páginas de captura mais comuns é o de cadastro em cursos. Veja que, no site da Alryom, existem módulos de aula gratuitos – e há um CTA com a chamada “acessar”.

Essa é a página de “pré-captura”. Mesmo depois que o lead manifesta interesse e clica nesse CTA, é preciso que ele deixe os dados em uma página de captura, antes de ter acesso ao conteúdo:

Agora sim, uma página de captura com o formulário. Ou seja, os dados são extremamente valiosos – por mais que o lead não esteja efetivamente pagando em dinheiro naquele momento:

2. Página para download de material rico

Como vimos anteriormente, os materiais ricos são aqueles que proporcionam dicas para os leads – mas que só são obtidos por meio de um cadastro prévio.

Vamos ver um dos exemplos de páginas de captura com esse objetivo. No site do Agendor, há um título + uma chamada atrativa, promovendo o download de um ebook.

Como dá para ver, nessa parte tem um botão com o CTA “baixar material” – que instiga a pessoa a saber mais:

A página seguinte traz detalhes sobre o conteúdo + o formulário de captura de dados.

Veja que, neste exemplo, foi usada uma copy – que é uma estratégia poderosa para chamar a atenção do usuário. O texto é recheado de gatilhos de compra – e traz sempre um call-to-action para que a pessoa realize uma ação:

3. Página para inscrição na newsletter

Mais acima, falamos que uma página de captura pode não ter necessariamente o objetivo de vender um produto.

E isso fica claro neste exemplo da Men’s Market, que visa “fisgar” o leitor do blog – e ainda oferece um benefício para quem se cadastrar: um cupom de desconto:

Esse é um dos exemplos de páginas de captura mais simples, apenas com nome + e-mail. Note que o formulário aparece em forma de pop-up automático, dispensando que o usuário clique em um CTA. 

E funciona muito bem, viu? Afinal, a imagem surge sempre antes de a pessoa fechar a aba do blog.

4. Página para solicitar demonstração

Mais um dos exemplos de páginas de captura é o de solicitação de demos. Na página da Siteware, mais uma vez aparece uma chamada para ação, que leva posteriormente para um formulário.

Uma dica para os CTAs: seja sempre direto e coloque-o dentro de um box colorido (chama mais atenção!):

Essa é a página de captura. Como vimos mais acima, você pode customizar os campos de preenchimento.

Aqui, era interessante pedir o nome e outros dados da empresa (já que a solução da Siteware é B2B):

Gostou dessas dicas?

A criação da página de captura pode ser mais simples do que parece – já que uma plataforma de hospedagem pode te oferecer uma configuração bem rápida. Como a EAD Plataforma!

Com nossa estrutura, você não precisa se preocupar com a programação do site – e muito menos com a criação de uma landing page. Só é necessário que você determine o seu objetivo (e quais dados serão fundamentais para o cadastro). 

Faça um teste gratuito por 7 dias e confira de perto!

Agora, uma vez que você está com a página criada, é necessário divulgá-la na internet (para que a estratégia dê certo e você comece a captar leads).

Quer ver dicas sobre isso? Leia estas matérias que já publicamos aqui no blog!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy