como captar alunos para cursos

Como captar alunos para cursos e melhorar seu faturamento?

O mercado de educação enfrenta desafios constantes. Um deles é a busca contínua de saber como captar alunos para cursos. Afinal, esse processo é essencial tanto para ter um melhor faturamento no fim do mês, como para ter o budget necessário para investir no principal ativo desse negócio: aqueles que desejam aprender.  

A boa notícia é que se, antigamente, esse procedimento era mais burocrático e demorado, uma vez que o mundo ainda não tinha abraçado a transformação digital e todas suas vantagens, hoje, ele conta com alguns métodos muito mais eficazes e fáceis de serem aplicados. 

Para descobrir quais são eles, e saber como captar alunos para cursos de forma prática e descomplicada, basta seguir com sua leitura. Preparado?

Como captar alunos para cursos com sucesso? 

Confira, agora, dicas valiosas para saber, sem erro, como captar alunos para cursos!

Promova a satisfação de seus alunos

O primeiro passo para saber como captar alunos para cursos é garantir a satisfação dos estudantes antigos. Isso porque aqueles que já fazem parte de sua base podem não só fazer um excelente marketing boca a boca para seus amigos, como também compartilhar suas experiências em suas redes sociais e atingir um número muito maior de pessoas. 

Desse modo, é vital que você analise se está oferecendo a eles uma elevada experiência. Será que o conteúdo apresentado está trazendo a profundidade que eles desejam? Seus professores são criativos e estão estimulando o pensamento crítico e inspirando seus alunos? Os métodos atuais são inovadores ou já estão obsoletos? 

Tudo isso deve ser analisado. Uma boa prática para entender o que está funcionando ou não é enviando pesquisas de satisfação

Caso tenha um número pequeno de alunos em sua base, cabe promover conversas francas com eles para alinhar expectativas e identificar gaps. 

Tenha timing e estratégia 

Em busca de conquistar novos alunos, algumas instituições compram base de e-mails e enviam mensagens com propagandas em massa. Se você está pensando em fazer isso, é melhor mudar de ideia, uma vez que além de pouco ética, essa prática é ineficaz. 

Isso porque é muito possível que o seu aluno em potencial ainda não esteja preparado para o seu curso. Para que isso não ocorra, você deve aquecê-lo com informação relevante por meio do marketing de conteúdo. 

Uma forma de fazer isso é escrevendo artigos de blog. É importante que eles apresentem técnicas de SEO para que o Google os reconheça e que, assim, seus posts fiquem entre as primeiras posições do buscador. 

Depois que consumirem conteúdo que agregue, seus leads começarão a vê-lo como autoridade no setor. Nesta fase, você já pode ir um pouco além e, em troca de um e-book ou de outro material rico, solicitar o e-mail de seu lead. 

Em seguida, você pode oferecer uma aula isca e, assim, levá-lo para a última etapa do funil, que é a compra do curso. 

Lembrando que também é fundamental não se esquecer dos alunos mais antigos, uma vez que apesar da captação ser importante, o processo de fidelidade (muitas vezes deixado em segundo plano) também é. Para isso, é vital oferecer promoções e condições exclusivas, e apresentar uma postura empática para escutá-los e resolver eventuais problemas. 

Trabalhe com links patrocinados 

Os links patrocinados são uma excelente ferramenta para captar alunos, visto que, por meio deles, você pode oferecer o anúncio que deseja e no canal que escolher. 

As campanhas de links patrocinadas permitem a segmentação de seu público. Ou seja, elas possibilitam que você os direcione para uma audiência mais qualificada e mais preparada para comprar o seu curso. 

Além de não demandar alto investimento e de possibilitar que você controle o budget destinado para cada campanha, essa estratégia permite que você analise questões, como horários e dias em que seus anúncios recebem mais cliques, e que saiba quais palavras-chaves estão despertando mais atenção e gerando melhores resultados. 

Para saber como criar uma campanha de links patrocinados, recomendamos que assista ao vídeo a seguir:

Conte com seus alunos antigos 

Mais do que nunca as pessoas desejam ter boas experiências. Uma forma de garantir que elas fiquem vivenciem isso, é mostrando o quão satisfeitos estão seus alunos antigos. 

Peça para que eles gravem um depoimento contando o que o seu curso agregou para suas vidas. Você também pode pedir para que os mais tímidos escrevam um pequeno texto com esse relato. 

Após isso, você pode inserir estes depoimentos tanto na página de seu site, como pode colocá-los em landing page de venda de seu curso.

Essas práticas acionam um dos principais gatilhos mentais para promover a percepção de segurança diante de um processo de compra: a autoridade. 

O vídeo abaixo fala sobre os principais gatilhos mentais. É bem interessante, não deixe de assisti-lo! 

Abrace a tecnologia 

Ao longo deste texto sobre como captar alunos para cursos, você percebeu como é importante oferecer uma boa experiência tanto para manter como para conquistar novos estudantes, não é verdade?

Uma excelente forma de potencializar essa vivência é oferecendo flexibilidade e comodidade, ativos essenciais no mundo moderno. 

Para promover essa questão, contar com a tecnologia de uma boa ferramenta pode fazer toda a diferença. 

Esse é o caso da EAD Plataforma, que permite não só que você :

  • ofereça seu curso;
  • adicione professores;
  • acompanhe toda a evolução de seus alunos. 

Com a EAD Plataforma, a experiência de seus alunos é levada para outro nível, visto que a ferramenta possibilita que eles estudem sem sair de casa e na hora que desejam.

Acha que o ensino à distância é impessoal? Não com a EAD Plataforma! Isso porque ela traz chats em tempo real e conta com fóruns que estimulam a interatividade e fortalecem o relacionamento professor-aluno. 

Quer saber como a ferramenta funciona? Então, faça um teste, por sete dias, sem custo algum!

Crédito da foto de capa: Freepik.

Fabio Godoy